Inclinação mínima do telhado

Por: malcon  

Em: 08/12/2008 11:26

Bom dia. Vocês podem me ajudar a esclarecer uma dúvida? Fiz um desenho no autocad colocando 40% de caimento no telhado, mas o arquiteto reclamou falando que é muito, que tem que desenhar com 30%. Mas pesquisando na internet os fabricantes de telhas aconselham caimento mínimo de 35%, abaixo disso não é pra usar. Quem está certo? Os fabricantes ou o arquiteto pra quem estou desenhando?
Olá malcon. O caimento do telhado depende do tipo de telha que se vai utilizar. Para telhas de barro, na prática da construção, utiliza-se normalmente uma inclinação mínima de 30%. Esta inclinação já proporciona um boa funcionabilidade ao telhado. É lógico que os fabricantes irão solicitar uma inclinação sempre maior pois isso evita infiltrações da água da chuva e também reclamações para suas telhas. Mas a inclinação não dever ser muito grande se não as telhas podem escorregar do madeiramento. Uma inclinação de 40% para telhados curtos realmente é muito grande. Na maioria dos casos estéticamente não fica bom, gasta-se muito material, e a execução fica mais difícil. Mas leve em consideração também que quanto maior o pano (comprimento) do telhado maior deveria ser sua inclinação, pois a quantidade de água a escoar é maior, necessitando uma maior inclinação para evacuar mais rapidamente o volume de água e não haver infiltrações. O melhor mesmo é seguir as orientações do arquiteto. Quando não houver interferência deste, não vejo problemas em se utilizar 30%. Mas vai aqui um link onde encontramos as porcentagens de inclinação em função do comprimento do telhado. Infelismente na prática os construtores não seguem a risca este modelo, quando não existe projeto específico para telhado, e executam telhados com inclinação entre 30% e 35%. http://www.toptelha.com.br/inclinacao_telhado.php Espero ter ajudado.
Beleza Valdecir, essa informação também me ajudou bastante bicho, valeu! Eu não tinha essa noção que o certo era variar a porcentagem conforme o comprimento. Te devo uma cerveja :)
Deus é maior!
Boa tarde Valdecir. Muito obrigado pela ótima explicação, coisa de professor! Esclareceu tudo que eu precisava saber e o link também ajudou muito.
ola malcon a inclinação do telhado depende muito do tipo de telha que voce vai usar, telhas ceramicas pode-se usar 30 a 35% depende do modelo, as de fibrocimento e similares pode-se usar 20% de inclinação ,então vai-se pela recomendação do fabricante, eu sou engenheiro civil e te digo, vai pelo fabricante, porque existe um estudo em cima da telha que ele fabrica, a inclinação recomendada não ta ali por acaso.....
Bom dia Obrigado the_borba, cada dia eu fico mais em dívida com este fórum, sempre com informações valiosas. Eu vou tentar retribuir sempre que puder com o pouco que sei. O problema desta casa que comentei é porque eu fiz o desenho e depois o proprietário levou para um arquiteto, que pediu para diminuir a inclinação, mas pelo gráfico que o Valdecir enviou e pelo fabricante, o meu desenho está certo. Vou mostrar o gráfico e a especificações do fabricante para o cliente resolver se quer baixar ou deixar como está.
bom malcon se no baixar a cota do telhado ainda estiver dentro da margem maximo e minimo tudo bem, vai na do arquiteto, eu tive que baixar um telhado uma vez porque o cliente queria daquele jeito, mas ficava alto pra caradoalho, ai argumentei na troca do tipo de telha, resposta não então fugi um pouco da regra mas num limete muito pequeno e deu tudo certo, cliente feliz, projeto legal, sem problema técnico ok tudo 10.....bele espero ter ajudado .....
Bom dia. Obrigado the_borba, o telhado é uma parte que sempre tem problema, mas agora está tudo certo. O telhado vai ficar com 35% de caimento, o plano é longo e 30% ficaria com pouca inclinação. No desenho da fachada lateral a diferença é grande, ficou mais bonito com o telhado mais inclinado.
vai nos 35% que é certo,, se for uma casa normal.. telha francesa, ou colonial... ou decorativa. akela telhinha de fibrocimento. ou lata.. 10% agora se for chalé,,, uns 60% a 70%,, vai bem para 30%, o telhado tem que ser bem feito demais..... se não vai dar infiltração.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712714.

Total de membros registrados: 139992

Últimos membros registrados: nunosb2025, paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta.

Usuário(s) on-line na última hora: 396

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.