VRay OverrideMtl

Por: Carlos Fernandes Sachs  

Em: 13/12/2008 13:41

Abusando mais um pouco dos mestres da 3d1, para que serve o VRay OverrideMtl? E como que eu faço para usar? Obrigado antecipado.
V-Ray 1.5 Addict
Na minha pesquisa eu descobri que é pra trocar o reflexo do material, mas como que usa e pq precisa trocar o reflexo?
V-Ray 1.5 Addict
serve para se colocar um material padrão para todos os objetos na cena. um mesmo material (override=sobreposto); pra não ter que ficar clicando em um por um e aplicando o mesmo material, usa-se o override. serve para teste de iluminação, ambient occlusion,e outros mais. cria-se o material padrão no material editor e arrasta-se para a guia do override material (no mental ray também da mesma forma) como instance, para que as modificações que sejam feitas no material editor afetem diretamente o material override instanciado.
www.maquetes3d.weebly.com
Veja esses topicos, mas basicamente é um material com maior controle sobre color bleeding, reflexos e refrações http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/vray_overridemtl.htm http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/examples_vray_overridemtl.htm espero q tenha sido util!!!
Carlos Fernandes Sachs VRay OverrideMtl bastante usado para retirar rebatimento de cor do material que influência na cor da cena, segue aqui um exemplo, essas imagens não são minhas é de um amigo depois que eu o ensinei ele fez o teste e me enviou me mostrando o resultado que ele obteve em estudo, estou anexando para lhe mostrar um exemplo usando o VRayOverrideMtl. aqui segue o link to tutorial que fiz para iluminação de studio onde também mostro como retirar o rebatomento do material para que não tenha influência nos objetos da cena. link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=39811&postdays=0&postorder=asc&start=30
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Puxa, muito obrigado por essa aula particular que vcs me deram! Eu estou abismado com o espírito dos frequentadores deste fórum. Nunca teria descoberto isso sozinho, é um material importante pra controlar a iluminação da cena, bem diferente do que me falaram. Muito obrigado!
V-Ray 1.5 Addict
Carlos Fernandes Sachs - entenda o VRayOverrideMtl não constrola iluminação, ele ajusta o material aplicado no objeto que rebate muito em outro objeto emitindo a cor do material aplicado, então o VRayOverrideMtl elimina isso, ajudando e melhorando o seu trabalho.
Obrigado de novo Saulo, mas quero entender direito esse assunto. Esse reflexo do chão vermelho nas paredes não é luz? Se for, então o material controla essa luz refletida. Se for isso, o que me falaram estava certo, o material controla o reflexo, mas eu pensei que era o reflexo dos outros objetos, não imaginei que era o reflexo da luz.
V-Ray 1.5 Addict
Carlos Fernandes Sachs, se eu entendo o que o Saulo quizer é asim. Na primeira imagem as paredes ficaram avermelhadas por que luz rebate no chão e volta com a cor dele, na segunda ele usou o que voce perguntou (não conheço o vray) e as paredes não receberam a cor do chão. Acho que é isso. Abraço
Carlos Fernandes Sachs - então é isso que o amigo Grasiano citou, os objetos não perdem reflexos o VRayOverrideMtl ele controla o bounces, que seria o rebatimento do materiais, no caso da imagem a luz bate no piso que é vermelho, as paredes são brancas então recebem o rebatimento do piso que é vermelho, então parece que as paredes são rosas mas na verdade são brancas, para que não aconteça isso o VRayOverrideMtl elimina à alta intensidade emitida pelopiso vermelho, espero ter ajudado, qualquer duvida pergunta ai, abração, bons estudos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 771

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.