Telha transparente que "espalha" luz

Por: Danilo Carlos  

Em: 28/12/2008 02:51

Olá pessoal! Queria perguntar como se faz o efeito da luz que, ao atravessar um objeto transparente e fino, tem sua luz espalhada para todas as direções. Estou usando o Mental Ray. Vejam: É esta iluminação que desejo criar. A luz do Sol, ao atingir as telhas transluscentes, é espalhada para todos os lados. E estes são meus testes de materiais e iluminação. Nos meus testes, a telha é transparente mas não difunde a luz, criando o efeito dessas faixas mais iluminadas. Na fábrica, isso não acontece, pois a luz equivalente às faixas está distribuída. Acima os desenhos esquemáticos do que acontece com a luz, na realidade, e o que acontece na minha cena, respectivamente. A fábrica já está modelada em 3d, mas se eu fosse renderizar para mostrar como está iria demorar muito. Se for necessário (alguém solicitar), eu renderizo. Que recurso eu devo utilizar para este fim? Abração!
Opa danilo, tudo joia? Olha, nesse caso tu poe uma photometric com area retangular equivalente ao tamanho da fenda. Pode fazer que o efeito da iluminação sera esse ai. Dependendo do teu max, tu pode usar Skyportal com o shader mib_blackbody, dai coloca uma temperatura de 7500 + o -, que equivale a iluminação indireta gerada pela atmosfera. Fiz um exemplo aqui rapidinho, ... tem uma luz em cada fenda. Espero ter ajudado.
Precisamente panorama!!!! É exatamente isso que queria simular!!! Consegui um efeito de iluminação semelhante ao seu com uma photometric free area. Com a sua dica, instintivamente usei o Scale para fazer os retângulas da minha luz exatamente do tamanho das fendas e coloquei no lugar das fendas. Mas como a luz não se espalhava tanto quanto o da sua cena, aumentei um pouco o tamanho dos retângulos e distanciei das fendas e aí sim rolou! :P A primiera coisa que tentei foi usar o Sky Portal (uso max 2008). Mas não achei o shader que você indicou. Precisa destravá-lo nos arquivos MI, né? Mas ainda sim há dois problemas a serem resolvidos. A questão da geometria das telhas. Para desobstruir a passagem de luz, tive que deixar a telha bem transparente. E na fábrica, as telhas na verdade absorvem a luz atmosférica e a luz direta solar, para depois redistribuir para a fábrica. O efeito que dá é de uma região fluorescente equivalente à da telha. Acho que posso resolver isso fazendo a telha emitir iluminação própria. A segunda questão e a mais grave é o da luz solar. Para conseguir esse efeito, tive que desligar a luz solar. Estou usando o sistema Daylight, que também provê a simulação da luz direta solar. Constantemente eu preciso de imagens internas e externas da fábrica, de tal modo que a luz direta solar é importante na cena externa, mas deve ser eliminada para conseguir o efeito de iluminação difusa! Eu inclusive precisei fazer uma animação em que a câmera viaja filmando diversos ângulos externos para depois entrar dentro da fábrica. Desligar a iluminação direta solar no meio da animação iria dar um efeito meio estranho, não é? Como resolver esse problema? Veja o que acontece com tudo igual exceto a luz direta solar ligada! A luz não deveria continuar direta... Talvez se eu jogar fora as luzes fotométricas e simular a iluminação difusa com iluminação própria das telhas totalmente opacas..., resolveria os dois problemas, teoriacamente, já que as telhas impediriam a luz direta solar de iluminar a fábrica e substituiriam as luzes fotométricas para a simulação da luz difusa. Seria esta a solução? Abração!
Olha, neste caso voce esta certo em nao simular a iluminação direta do sol para obter merlhor resultado nessa interna, mas creio que ja que tu precisa que ele fique ligado para a animação, o que tu achas de sobre essas fendas por um tipo de bloqueio para o sol? Um anteparo, pode ser um box fino, ou um plane, a luz vai bater nele e nao vai entrar ai, e voce seleciona tal objeto para nao ser exibido no render, assim no render ele nao aparecera e continuara interferindo no sol. Não tentei, mas é uma possibilidade. Sobre desligar o Sun no meio da animação, nao sei te falar, mas creio que nao de certo, pois tu tera que definir muito bem o ponto para desligar. Voce poderia ate animar a parte de fora com o Sun, depois animar a parte interna, e compor depois fazendo cortes, ai entre os 2 videos poderia fazer uma transição com algum efeito. Se tu tentar fazer da telha um emissão pode dar certo, mas vai ser ruim de controlar isso, mas voce pode tentar. Outro detalhe, o tamanho do retangulo area da luz tu controna na propria luz, nao precisa usar scale. Te mais, bom trabalho!
Muito obrigado... Realmente, agora é preciso partir para os testes... Uma coisa que você mandou eu fazer, por um anteparo para bloquear a luz do sol..., é uma solução também, mas eu não sei fazer isso..., até onde eu sei, se você desligar o objeto no render, o Mental Ray não leva em conta mais esse objeto para os cálculos de iluminação. Logo, se ele existe, mas é desligado no render, e não mais bloqueará a luz do sol... :o E isso pode me ser útil em diversas outras situações... Como se faz isso? Ele não aparece no render mas interage com a iluminação geral da cena? Vou também procurar o shader mib_blackbody nos Mi do Mental Ray. Quem sabe o que de novo eu ainda não saiba fazer sem esse shader??? Abração!!! Ajudou mto!!!!
Cara, tira o daylight e faz a iluminação só com photometrics area ou com skyportal e o shader que o panorama4d falou. Se quiser usar uma luz como sol vai ter que criar um material translúcido com caustics pra difundir a luz, vai demorar muito mais no render e o resultado será igual, não vale a pena!
Mental Ray User
Olá panorama4D. Seria demais pedir para voce disponibilizar o arquivo, para vermos como voce fez? abs.
Opa, tudo joia? Voce se refere a cena da imagem que postei como exemplo? Nao e pedir d + nao, eu vou fazer ela novamente (eu estava morto de sono e nao salvei...kkkk), ai disponibilizo para download, mas e bem simples, nao tem nada d +. Te mais.
Olá panorama4D. Muito obrigado, eu apanho muito com iluminação, então, tudo que eu conseguir a respeito é bem vindo. Abs
Ô Panorama4d, também quero esse arquivo, qualquer coisa que vc fizer e postar aqui eu também quero!!! Vc é muito fera!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 725

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.