Dúvida 3ds max: Refração em tijolos de vidro

Por: Carlos Chinchila  

Em: 05/02/2004 17:06

Olá! Sou novo no fórum. Não sou expert em CG, mas costumo fazer maquetes eletrônicas usando AutoCAD 3d e o Max 5. Tenho uma dúvida: fiz uma parede de tijolos de vidro, usando [i:6d439f318a]Raytrace material[/i:6d439f318a], que ficou legal. Os objetos atrás da parede aparecem distorcidos, como no real. O problema é que isso não acontece com a sombra dos objetos que passa através da parede. No chão, a sombra aparece certinha, como se a parede fosse de vidro liso. Eu esperava que a sombra ficasse distorcida, ou pelo menos difusa. É possível resolver isso? O problema é similar ao desvio que a luz sofre ao passar por uma lente, por exemplo, quando vc converge os raios para um ponto, o que eu também não consigo fazer. Não sei como mostrar a imagem aqui. Se alguém quiser ver, me diga como que eu envio. Se alguém tiver uma solução, eu agradeço. Abraços.
Ae. . creio que o que vc esta querendo é um efeito caustic. . e isso vc só ira conseguir com um render profissional. . tipo Vray MetalRay Brazil Finalrender e por ai vai. o default do max naum os cria.
OMDFG só pode por 40 caracteres O.O
primeiro vc deve habilitar as sombras raytraced, ao invés de shadow map. elas reconhecem transparência nos objetos. além disso, se quiser o efeito de caustics que o luiz citou, aquelas concentrações que a luz sofre ao atravessar objetos refrativos como o vidro, vai ter que usar um render que suporte esses efeitos. no max, a versão 6 já está com o mental ray integrado, considerado um dos melhores renders profissionais do mercado, que suporta o caustics e outros efeitos. outro render muito bom é o vray, que pode ser baixado na versão demo gratuitamente so que aparece uma especie de marca dagua na imagem renderizada. tem tb a versão free, mas ela não vem com alguns dos melhores recursos do vray. veja o que mais se adequa às suas necessidades e depois estude muito, porque conseguir os efeitos que vc quer é bem complicado e exige muito conhecimento. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Carlos, tudo bem? Veja só, se apenas aplicou uma textura de tijolo de vidro como umas que tem por ai não tem como o Max fazer as saliências da sombra como deseja. Só vai ficar perfeito se fizer os tijolos de vidro de verdade e criar um material realístico de vidro para eles. Deve usar sombra Ray Trace e só. Caustics é outra coisa, são aqueles pontos de concentração de luz da refração, isso só é possível usando um render profissional, e apenas por causa deste efeito o render será dezenas de vezes mais demorado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707905.

Total de membros registrados: 135472

Últimos membros registrados: anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta, Saturo026, Joc.Olie, juliovanzella, rhita.

Usuário(s) on-line na última hora: 500, sendo 7 membro(s) e 493 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: anuevarichard, WinterPT, Joc.Olie, RAPH, Washamhelens, deathstars, kingluis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.