Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Tiago   Indaiatuba - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Redhabbit   Sampa /SP

Portfólios Ver Mais

jamir   Ananindeua - PA
pepiart   Piracicaba
krabat   ceara - AC
netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ

Modelagem de uma telha... arquivo muito grande.

Por: Ph03Nix  

Em: 09/02/2004 15:03

Modelei uma telha tégula no 3DMax. Usei dois cones, subtraindo um do outro e uma linha extrudada para a parte reta. Ficou bom, mas quando vou dar um array para fazer o telhado todo fica muito pesado. E olha que deixei os cones somente com 16 lados. O arquivo só com as telhas está com 22mb... É meio impossível de trabalhar. Tem outro modo de modelar esta telha para ela ficar mais leve? Abaixo segue o arquivo: Telha Tégula PS. não use gerenciador de download (DAP, Getright, Flashget, etc) pq não funciona. Copie o endereço e cole na barra do IE (Netscape, Opera, etc) Falowz.
olá, bom o nosso amigo tabajara aqui do fórum uma vez fez um tutorial de como construir um telhado, não sei ao certo se fica pesado ou não. bom vou dar uma busca no link pq não lembro na verdade nem sei se ainda existe, bom qualquer coisa eu posto aqui pra vc.
A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
Sim eu vi este tutorial, só que esta telha que ele mostra no tutorial é uma telha meio quadradinha, enquanto que a tégula é um meio círculo, como esta que postei... Estou achando muito pesado. Mesmo na CAD fazendo só com superfícies tb tá muito pesado... Não sei o que fazer. Falowz.
Alowww! Olha, além de arrays vc pode usar a ferramenta spacing tool tb... uma dica, em vez de criar cópias de um objeto, crie instancias, pois o max as trata como sendo o mesmo objeto. Detalhe: se vc modificar a principal, todas serão modificadas tb. Espero ter ajudado. Flw! T+! :joiad:
Uma idéia, faz uma spline representando o perfil da telha e depois aplica um extrude.
Ph03Nix, cara acho que se você tirar as faces inferiores das telhas já dá uma reduzida. Eu trabalho sempre com telhas modeladas, porém, não modelo no Max e sim no CAD. O que fiz foi modelar no CAD um telhado grande usando apenas faces, importo ele no Max e faço a finalização na Maquete por lá mesmo. :joiae:
"Sandro Medeiros" disse: Ph03Nix, cara acho que se você tirar as faces inferiores das telhas já dá uma reduzida. Eu trabalho sempre com telhas modeladas, porém, não modelo no Max e sim no CAD. O que fiz foi modelar no CAD um telhado grande usando apenas faces, importo ele no Max e faço a finalização na Maquete por lá mesmo. :joiae:
Eu fiz isto. O problema é que este telhado são 4 águas. Então em algumas partes eu tive que usar telhas extrudadas, para poder cortá-las em 45º. O desenho ficou com 35mb. Pro CAD não tava tão pesado. Mas quando fui importar no Max ficou mais de 30 minutos abrindo o arquivo pq eram muitos vértices (por cauda das faces). Mas consegui fazer no Max, com a dica do amigo HAWF. Usei o instance em vez de copy quando usei o array/clone e ficou bem menor. Valewz.
"Ph03Nix" disse: Eu fiz isto. O problema é que este telhado são 4 águas. Então em algumas partes eu tive que usar telhas extrudadas, para poder cortá-las em 45º.
Mas para cortá-las no Max não precisa ter espessura, meus telhados são todos cheios de águas também, normalmente com um monte de baywindows ;-) segue um exemplo... Telhado
Até onde eu sei precisa sim. No CAD se não for um objeto extrudado vc não consegue cortar. Vc não consegue dar o comando slice em uma face ou superfície, ao contrário do Max onde é possível. Parabéns, gostei muito da sua perspectiva. Falowz.
Ph03Nix você está modelando no CAD ou Max? Porque se for no Max você tendo as faces, pode transformá-las em Edit Mesh e usar o boolean que funciona bem.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707906.

Total de membros registrados: 135475

Últimos membros registrados: Nataliavieira, nexaslimpris, Maslow123, anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta, Saturo026.

Usuário(s) on-line na última hora: 513, sendo 25 membro(s) e 488 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, Henrique Ribeiro, Nuno, Felipe Duarte, marcel.souza, Ronaldo Junior, claudio, Hot, Reinaldo Silva, WinterPT, Maslow123, renaz, Duda, Lisandro, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, Nataliavieira, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Denilson, Le_Andro, DI PAULA, mastermax, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.