Ajuda com Exposure Control

Por: vagneras  

Em: 06/02/2009 14:05

Olá pessoal, tudo bem! Estou começando a esturdar o Exp. Control, mais não to acertando a iluminação, as cores ficaram lavadas e aparecem umas manchas nos vidros (farol do veíc.l). Gostaria de saber se tem como deixar mais colorida a imagem... Desde já agradeço...
Esse é um assunto polêmico, mas até onde eu sei o exposure control sempre deixa a cena lavada. O que eu faço para deixar com um bom contraste é configurando as luzes, até um resultado satistafório, sem habilitar controle de exposição. Por favor corrijam-me se estiver errado. Abraços.
isso mesmo, renan, agora o lance das manchas nos faróis deve ser pq as reflexões e refrações estão baixas....devem estar com 4 ou 5 em cada coloca 10 em cada e vê se melhora. agora o lance das luzes. achei até que estourou um pouco li do lado direito , e tenta colocar uma textura, nem que seja um bump nessa parede branca, talvez melhore. outra coisa....photoshop (levels e contrast e saturation...etc..etc) nem tudo o max resolve em certos renders..
www.maquetes3d.weebly.com
Valeu pessoal pelas dicas, vou tentar aumentar as reflações e refleços, mais resolvi o problema das manchas reduzindo o glossiness dos materiais transparentes... Eu também não gosto muito de usar o Exposure control, mais to estudando para resolver o problema das sombras escuras do sitema daylight.
Aumentando o contraste também ajuda. Qual controle você está usando?
Eu também acho melhor controlar na luz do que no exposure, além do problema do lavado que obriga a corrigir as texturas, tem outros problemas mais graves de usar exposure, algumas coisas não funcionam bem com o exposure, tipo o hair and fur e o shader beam. Mas tem gente que adora o exposure e só trabalha com ele, acho que vai do gosto, eu não gosto. Só que em cenas externas com a mr sun e a mr sky o exposure facilita a configuração, eu prefiro fazer do meu jeito antigo, mas que facilita isso facilita. Dai pra tirar o lavado da textura vc liga o color map do bitmap e configura o contraste da textura. Se estiver muito clara vc também pode diminuir o valor do RGB level no menu output. Por isso que eu não gosto de usar o exposure, acho que dá mais trabalho ficar corrigindo as texturas do que as luzes.
Mental Ray User
Ae Vagner, eu nunca uso Exposure, faz um teste sem para você ver como fica com mais contraste. Diminui o Multiper das luzes MR Sun e MR Sky até ficar bom, eu uso por volta de 0.1 e 0.2
Vagner sem duvida o Exp. Control da muito trabalho para configurar!!! Eu desisti dele e procurei outras formas de trabalhar que não use-o!!! Sucesso no seus testes!!!
LUCAS HIGH-TECH www.absolutstudio3d.com.br
Rapaziada, não quero ser o do contra e não quero arrumar discussão, mas vocês estão enganados. Bicho, o exposure é o meio mais correto e perfeito de ajustar a iluminação da cena 3D. Na realidade sempre tem controle de exposição, seja nas câmeras ou no olho humano, que controla a exposição com a dilatação da pupila. É bem mais difícil configurar a imagem sem exposure do que com exposure. Também não é verdade que precisa corrigir todas as texturas, se vc marcar para afetar o material editor no preferences do gamma do max, as texturas são importadas com o gamma certo e não ficam lavadas. O problema nas cores também não é verdade, o que muda é o color space e a cor fica mais clara, mas esse tom mais claro é o tom real da cor. Pra trabalhar de forma fisicamente correta é obrigatório usar exposure, não adianta usar luzes, materiais e um render fisicamente correto sem trabalhar com exposure. Quem sabe trabalhar bem com o exposure consegue melhores resultados e de modo mais fácil.
Deus é maior!
Valeu pessoal pela atenção... O meu interesse em usar o controle de exposição, é como falou o bituca, a qualidade das imagens que ele proporciona, a imagem fica mais realista é claro tem que saber configurar corretamente para alcançar um bom resultado... Bituca tenho + uma dúvida.... sobre texturas lavadas como vc falou, marca-se apenas para afetar o material editor nesta caixa?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 720

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.