Ajuda com Exposure Control

Por: vagneras  

Em: 06/02/2009 14:05

Eu trabalhava sem exposure, mas estou gostando de usar o exposure, principalmente em externas. Vagner, não precisa mudar o gamma pra trabalhar com exposure, mas se quiser mudar vc marca a opção gamma do lado esquerdo e bota 2.2. Depois vc liga o affect color selectors pra ver as cores certas e também o affect material editor. No input e no output gamma vc bota 2.2 PS: texturas que já foram corrigidas vão ficar erradas, isso funciona com texturas não corrigidas.
Opa pessoal, vcs leram o PDF do arch&design que tem na pasta help do max? É muito bom e tem informações importantes... Ele explica porque tem que usar exposure... As cores em RGB vão de 0 a 255, mas na realidade as cores são bem maiores do que isso, tem várias intensidades de branco e em RGB só tem uma... O render calcula a luz com todas as cores e intensidades, mas não consegue mostrar em RGB pq não aceita estas cores... O exposure faz a conversão das cores reais pras cores RGB pra ver direito na tela.... O lavado nas cores e texturas vc corrige no exposure, tem o midtones, o highlights e o shadows pra regular isso...
Sempre usei exposure e vou dizer uma coisa, o Logarithmic Exposure Control é uma coisa horrivel, sempre deixava a imagem lavada, já o MR Exposure Control é totalmente diferente, ele é otimo! uso ele em praticamente todas as cenas e nunca tive esse tipo de problema da cena lavada.
Gago, bela explicação bicho. Já vi que vc entende. Eu uso o mrpec pra tudo, interna, externa, estúdio, mas no max 2009 é melhor que no max 2008, achei que melhoraram as photometrics.
Deus é maior!
e quando aparece a mensagem na hora de renderizar que não o Exposure Control não é suportado ?? renderiza a imagem mas as vezes aparece algumas regiões vermelhas. O que significa isso ?
Bicho, o mental ray só funciona com o logarithimic e com o mr photographic exposure, esse último só tem no max 2008 e 2009. Se vc por outro exposure ele dá essa mensagem de erro, usa o logarithimic ou o mr photographic que funciona.
Deus é maior!
Mais uma vez obrigado !!
uma solução para o mrec, como já tá ficando até batido é trabalhar com linear Exposure control (gamma=2.2)
www.render3d.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 460

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.