Material para lago

Por: Alberto Rodrigues  

Em: 06/04/2009 18:51

Por favor, alguém pode me indicar as configurações de material para fazer um lago? Eu tentei algumas e não ficaram boas. Fiz o lago com um plane, é o certo? O preset de água no arch&design não tem transparência e se ligar fica estranho.
São Paulo Futebol Clube
Vc tentou o pro materials bicho? O water tem vários materiais de água com transparência, são massa bicho. Eu não punha fé nos pro materials, mas depois que comecei usar não larguei mais.
Deus é maior!
Posta algum render da sua cena que aí fica mais fácil de agente te ajudar, pois cada caso é um caso, por exemplo se você estiver com uma cena externa e o BG estiver em preto o reflexo da água, que é uma das principais caracteristicas desse material vai ficar ruim, pois não tem nada para refletir, aliás até tem, o preto, mas não vai dar para perceber que esse material tem um reflexo típico de água. Se for esse o caso, você teria que aplicar uma imagem no enviroment do material para que ficasse mais de acordo, e seria bom ser uma imagem .hdr pois ajudaria o reflexo ficar mais realista. Se não for isto posta aí a sua imagem que agente ajuda. Abraços. ;)
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Eu queria fazer um lago igual esse
São Paulo Futebol Clube
Tudo bom cara? Criar materiais é uma verdadeira arte. Os presets do Arch&Design e do promaterials são ótimos, mas, como o próprio nome diz, são padrões. Se você quiser fazer um material bom mesmo, e chegar num resultado igual a esse aí em cima, tem que ser personalizado. Assim, sugiro que você estude bastantes os shaders presentes no Mental Ray ou, pelo menos, o do Arch&Design, que é um resumo de quase todos os shaders. Além disso, observação do mundo afora ajuda muito na hora da criação. Por exemplo: você disse que o preset water do A&D não tem transparência. Simples. É só aumentar o valor de transparency que vem junto. "Zero" é sem transparência e "um" é transparência completa. A cor ao lado também ajuda na hora de definir a refratividade. O IOR, ou Índice de Refração (Index Of Refration), muda de acordo com o material que você quer criar. O vidro, por exemplo, é igual a 1,55. Existem tabelas que falam esse valores. Aqui mesmo no site tem também. É só dar um pesquisada. Espero ter ajudado. Abraços.
Renan, obrigado pelas explicações, eu diminui a transparência do arch&design para testar, mas ficou igual vidro. É possível fazer esta sensação de profundidade na água com o arch&design, se for possível você pode ensinar?
São Paulo Futebol Clube
Tudo bem Alberto na imagem que voce mostrou como exemplo eu fiz ela usando apenas o water dos pro materials do mental ray, mas uma coisa muito importante para se conseguir o efeito certo é a escala real pois uma coisa é voce ver as pedras ao fundo como na minha imagem com a agua a 5 metros outra é ela estar a 5km por exemplo não iras ver nada do fundo pois a essa distancia a luz nunca chegara ao fundo para ser rebatida.Outra coisa que vai influenciar muito o efeito da trasparencia é o angulo da camera com relação a agua se voce olhar no meu post tem duas imagens com mesma setagem da agua mas com em angulos diferentes que da para perceber bem como isso afeta a transparencia, abaixo mando um print com a setagem da agua que usei na cena, espero poder ter ajudado um pouco...um grande abraço...
Po Designer-RS você mesmo que respondeu, que honra!! Muito obrigado!! Sou fã do seu trabalho. Você matou a charada na hora, eram as medidas que estavam pequenas e ficava transparente. Eu agrupei os objetos e fui aumentando com o scale e renderizando até dar certo. Estou estudando bastante pra ficar bom como você!
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 690

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.