manchas no render

Por: eduardoqf  

Em: 01/05/2009 19:25

Fala gente! Recentemente perdi uns 300 frames de uma animação por causa de manchas como a da primeira imagem. Imeginei que fosse um mapa de photons mal feito. Só que na segunda imagem a mesma mancha aparece e o detalhe é que estou usando apenas o FG. A modelagem está ok, sem objetos sobrepostos, estou usando LWF e 64 samples é bem suficiente para a imagem toda, menos para as manchas que para saírem necessitam de mais de 1000 samples, o que inviabiliza totalmente. Onde errei? O material é A&D branco mate e sem AO. obrigado!
Às vezes eu tenho isso nas minhas imagens. Eu acho que é configuração do radius do FG. Tenta mudar aí e vê se funciona. Abraços.
Olá Renan! Pois é cara.. mudando o radius ou aumentando o interpolate melhora, mas além de elevar o tempo de render, percebo que as manchas ocorrem em árear grandes, como a parede ou a lateral da mesa. Num objeto mais detalhado até seria compreensível, pois naturalmente teríamos que ajustar o raio do FG manualmente (que eu acho uma maneira mais elegante), ou simplesmente aumentar interpolate. A minha dúvida é se isso é um defeito do max ou algo proveniente de algum parâmetro novo. Nas versões anteriores isso não ocorria e perceba que as manchas são aleatórias e não provenientes de falha na modelagem. Bom.. numa cena still eu até concordo que alguns minutos a mais de rendertime nem fazem diferença, mas numa animação com 700 frames é outra história. vlw!
exatamente é o raio do final gather ! ja tive esse problema tmb arrumei tirando a interpolação ! pode ser mapa de photon mal configurado tmb ,... espero ter ajudado ! abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
É como o godon2004 disse. Desliga o interpolate. Eu fiz vááááários testes bem simples com a cena quem vem no Curso Mentalray aqui da 3d1 e cheguei à conclusão de que o Interpolate é ruim! Ativa o raio e acha um valor legal para a sua cena. Mas me diz uma coisa, por que você está usando só FG? Sendo uma cena interna, não seria interessante usar Global Illumination com uma boa configuração de photons? Pelo menos foi o que eu entendi do curso, hehe. Abraço!
Obrigado pelas respostas pessoal! O problema foi sanado aumentando o interpolate. Mas como isso nunca acontecia antes, foi bom saber que não é um problema do max. Eu aprovei o interpolate, apesar de que eu costumo usar configurações manuais de raio no FG e nos photons tbm. Na cena do quarto foi utilizado photons e FG, até porque em animação é extremamente aconselhável o uso de photons para não precisar de uma setagem muito alta de FG. Por isso foi que eu achei que o problema eram os photons. Daí fiz a cena da imagem 2 apenas com o FG e percebi que não era nos photons o problema. Na segunda imagem eu utilizei apenas o FG para trabalhar em LWF. Eu até que gostei do result. Ficou com a luz bem distribuída. Para cenas still simples acho que usar apenas o FG resolve bem. vlw!
Fala chara blz? subiu o temp ode render com o interpolate maior?? abraço :seila:
Fala dado! Aumenta sim. Quanto maor o interpolate, maior é a precisão do FG. Isso é bom em animação quando precisamos que um frame seja bem parecido com o outro para não gerar flicker. O interpolate padrão vem com 30. Para animar um simples movimento de camera é bom subir para 50 ou mais. abrs!
Boa noite. Aumentando o interpolate tem um efeito colateral, ele borra a imagem. Faz uns testes que vc vai perceber. Quando passa de 100 no interpolate borra bastante, as quinas não ficam nítidas. Com o raio do FG também borra quando usa valores muito altos, mas é bem menos do que no interpolate. Os photons também influem nas manchas, aumenta o raio deles e os samples que costuma resolver, mas o tempo de render sobe um pouco quando aumenta os samples.
Oi eduardo! Bom saber que resolveu seu problema. Às vezes tenho esse problema. Agora sei como resolver. Quanto ao LWF, você não precisa usar só o FG. Usa também o GI. O resultado vai ser melhor e mais rápido, já que o FG foi criado para suavizar os photons. No meu tutorial eu falo isso. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 904

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.