Vidro jateado com degrade

Por: Douglas Garcia  

Em: 15/05/2009 09:19

Olá Caros amigos... Quero primeiramente parabenizar o André e toda equipe da 3d1 pelo excelente trabalho, sou iniciante e já adquiri o cd de modelagem de maquetes, ótimo curso, estou ansioso para adquirir o cd do curso de Mental Ray, mas enquanto isso estou arranhando no material editor, não estou tendo tanta dificuldade com textura e mapeamento mas estou enlouquecendo tentando fazer uma cor degrade no vidro jateado que eu baixei aqui da 3d1 e alguns outros tipo o Arch & design, só me aproximei com o material da 3d1 onde eu apliquei um falloff no surface e no difuse do refraction usando o tipo shadow/light mas o azul não fica na posição correta. A questão é a seguinte, é um modelo cônico de luminária do qual deve haver um jato de azul de baixo para cima até 1/3 do vidro jateado e fazer uma transição suave para o restante do jateado normal, já tentei com o multi/sub-object, da certo mas não faz uma transição suave, alguém pode ajudar ? Abraços a todos
olha... posso tar falando besteira... mas tenta pindar no photoshop um mapa em preto e branco.. com esse gradiente.... usa um material mix.... e faz o material jateado azul e o normal.... e coloca no mix... no mapa de mixagem vc coloca o mapa que vc pintou no ps.... talvez tb de p/ tentar com o gradient ramp do max.... mas vamos esperar os feras responderem.. rrss abraço.
posta a sua imagem e uma imagem de referencia de como vc quer q fique
Ok, fiz um render simples com uma omni na cena usando mental ray só para vocês verem o resultado, coloquei o falloff no surface do refraction do material da 3d1 para vidro jateado usando tipo "towards/away" direção "camera Z-axis", mas a pintura fica muito pequena na borda de baixo e fraca também, o esperado é que ela fique mais forte e ocupe até 1/3 de baixo para cima, mesmo assim isso foi o tipo de falloff que mais se aproximou, quando eu coloco nos demais o zul se espalha ou vai em outras direções, quando eu uso o distance blend em uma box consigo o resultado ajustando o mix curve, mas com esta forma cônica não vai.
Já ia me esquecendo, esta é a imagem de referência, este material é pvc, a pessoa para qual estou fazendo quer em jateado. Vou tentar também a dica do amigo, o único problema é que ainda não desenvelopei nenhuma imagem, vou tentar agora com o tutorial daqui. Aguardo mais dicas dos experts ! por enquanto obrigado.
The_gobblin, eu fiz um teste pra vc agora pra mostrar o material. Está sem iluminação, é só pra ver o material. Eu coloquei um gradient no color do transparency, coloquei branco nas duas primeiras cores e azul na última. Dependendo do mapeamento do seu objeto o gradient pode ficar em outra posição, dai vc coloca o modificador uvwmap e ajusta na posição que vc quiser. Ou mexe no W angle no menu coordinates do gradient pra virar ele 90 graus ou 180 graus.
UERJ
Grande Robson !!!!! Matou a charada amigão !!!! Isso serve para eu ver o quanto ainda tenho de aprender, acho que faz dois dias que estou tentando isto, rsrsrsrsrs, mas eu também agradeço as dicas dos outros amigos, meu próximo tópico também é um tremendo desafio para mim, uma porta de aço enrolável, tipo de lojas, controlada por um manipulator. Um grande abraço !
Oi Robson. Ficou muito bom seu seu exemplo, otima explicação parabéns.
Deby

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 635

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.