Melhorar o render - v-ray l Atenuar mais sombras

Por: coppi3d  

Em: 21/05/2009 13:04

Fala galera. Gostaria de receber dicas para melhorias de render, eu utilizo v-ray, e gostaria de chegar o mais próximo possível do fotorrealismo. Estive estudando e vi que as sombras são importantes na hora de conseguir fazer uma imagem com fotorrealismo, então... gostaria de saber como atenuar elas, tem alguma maneira? isso no render. já utilizo ps para pós. ah, qualquer dica para chegar em um resultado fotorrealismo ta valendo. se quiserem posso postar as setagens do render aqui. abraço galera.
Opa!! Então, vou começar falando de algo que você não perguntou: proporção. Posso estar enganado, mas estou achando o pé direito (altura do chão ao teto) muito baixo. Ou é o modelo ou é a perspectiva. Enfim... pode ser impressão mesmo. :) Quanto às sombras, não creio que elas precisem ser atenuadas. Estão boas assim. Talvez mais nítidas ficassem ainda melhor. A não ser que eu tenha entendido errado o que vc quer dizer com "sombras atenuadas". Achei sua imagem um pouco borrada. Vc deve estar usando o filtro Area. Para maquetes eletrônicas é melhor usar um filtro "sharp" como o Mitchell ou Catmull. Eu gosto do Catmull, normalmente me dá tempos melhores de render. Outra coisa legal é o Image sampler. Sua imagem tem poucos detalhes pequenos em comparação às grandes áreas planas (como as paredes). O ideal é usar o Adaptive subdivison. E ativa o "Object outline" para deixar as cantos dos objetos mais nítidos. De resto é ajustar bem os materiais e a luzes. A combinação material/iluminação é a peça fundamental para uma imagem realista. - O material do guarda-corpo está estranho. Não consigo entender se é um acrílico (muito grosso), um vidro jateado, um plástico... é preciso definir melhor isso. - O piso parece ser cerâmico. Ajudaria se vc aumentasse o bump ou mesmo um displacement para delinear melhor as peças e o rejunte (mesmo que seja rejunte seco). - O reflexo borrado do teto está muito granulado. Aumente o subdivs do material. - Vc poderia melhorar a iluminação que vem das luminárias suspensas. Um pequeno brilho, um pouco de glare. Um volume... qualquer coisa que aumente o realismo é bom. - Numa cena real, dificilmente as coisas estariam tão arrumadinhas assim. Esta organização milimétrica tira o realismo da cena. Enfim... daria pra falar muita coisa. O tal do fotorealismo é um baita desafio. Quando vc fala em "chegar o mais próximo possível do fotorrealismo" está se metendo em uma grande enrrascada, hehe. É um trabalho técnico e artístico. Nem sempre simular a realidade perfeita gera uma imagem realista. É preciso sempre um toque pessoal, de bom gosto, algum "truque". E tem que ver tb se o trabalho compensa ($$). É isso.. chega de escrever, hehe. Altera essas coisas e coloca a configuração do render. Depois conversamos mais. abraço!
Olá leandro, Então, tu acha mesmo que as sombras não precisam ser atenuasdas? Assim, eu acho que tem pouca sombra, não sei o certo. Ainda me bato muito na iluminação e no render. Estou estudando bastante sobre isso, mais ainda apanho, mais.. apanhando e aprendendo, nem que seja mais apanhando do que aprendendo. Haha! Quanto a imagem borrada, na verdade acho que abusei no PS. (; O material do guarda copos, melhorei. Logo posto ups. Na verdade dei uma atenção para todos os pontos que tu me citou. Muito obrigado meu amigo, se puder me ajudar mais ainda, ficarei muito agradecido. Ainda não estou no nível de qualidade de imagens que gostaria de chegar, mais fico feliz por já saber o que sei, pq ‘tudo’ o que sei, aprendi sozinho já que na minha cidade só tem um curso, mais muito básico. abraço.
Up.
Wow!! Outra coisa, hein!! :) A melhora na cena foi incrível!! Parabéns! Pode ter certeza que como está seu cliente já vai adorar (e principalmente: vai entender o projeto - este é o principal objetivo de uma maquete eletrônica). Às vezes "piramos" demais com a qualidade da imagem, mas o que vendemos não é a qualidade em si, mas o que ela mostra. Realmente estamos falando a mesma coisa de forma diferente. Pra mim, atenuar as sombras significa deixá-las mais suaves. No seu caso, como eu disse no outro post, seria legal deixá-las mais nítidas, menos suaves. Fazer com que apareçam mais. Foi o que vc fez. :) Acho (acho) que vc pode dar o trabalho como encerrado, mas... sempre dá pra melhorar, hehe: - O guarda-corpo ainda não está convencendo. Essa espessura parece ser de vidro, mas o material não parece ser vidro. Acho que ainda dá pra melhorar. - Sua imagem ficou um pouco granulada em alguns pedaços. Veja o negócio de sucos, a sombra do buffet, a parede verde... dá pra ver algum noise. Existem várias formas de arrumar. Pode ser a configuração do Irradiance Map, do DMC Sampler, das Subdivs das luzes... aí só vendo a setagem da sua cena (e testando um pouco) pra saber. Bom... se formos procurar detaaaalhes, acharemos sempre vários. ;) Abraço e parabéns pela imagem!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 625

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.