Usar caminho relativo nas texturas

Por: André Madeira  

Em: 15/07/2009 01:06

A algum tempo tenho procurado uma informação na net e não encontro, por isso resolvi pedir um help aqui no fórum da tresd1. Bem, acho que todos já viram algum modelo pronto do Archmodels e estes já vem com algumas texturas nos objetos, se for editar o material onde esta textura sempre vemos que a textura esta apontando para um caminho relativo e não um caminho absoluto. Exemplo: ao invés de apresentar o endereço completo da imagem tipo "C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\3dsmax\downloads\teste.jpg" apresentaria apenas "teste.jpg" caso o arquivo .max estivesse na mesma pasta sem a necessidade de colocar todo o endereço pois assim da muito trabalho quando formatamos o micro ou transportamos para outro equipamento, pois nenhuma das texturas funcionará corretamente tendo que redefinir todas elas.
Eu coloco todas as texturas em uma pasta compartilhada na rede e quando vou aplicar alguma eu acesso pela rede. Dai fica com o nome UNC. Pra ficar só com o nome do arquivo sem caminho tem que estar tudo na rede, até o arquivo max.
São Paulo Futebol Clube
Fala Alberto! Agradeço a informação, porém no momento não disponho de uma rede local para que eu possa usar deste recurso, precisaria fazer isso no micro para posteriormente salvar em cd ou outro tipo de mídia para transporte. De qualquer forma agradeço a informação e assim que possível irei testar desta maneira que informou.
Fala galera depois de procurar muito e nada localizar resolvi fuçar as texturas no max de várias formas para tentar chegar a um resultado e acabei conseguindo o que eu pretendia. Então fica ai a dica para as pessoas que tem a mesma necessidade e passaram pela mesma dúvida. No Editor de materiais clique com o botão direito do mouse sobre o material que deseja atualizar o caminho e selecione a opção "Highlight Assets in ATS Dialog" depois na janela do Asset Tracking selecione a imagem que vc deseja aplicar o caminho relativo e clique novamente com o botão direito utilizando agora a opção "Make Path Relative to Project Folder". Lembre-se que para funcionar corretamente o seu arquivo max deve esta no diretório padrão "Project Folder" assim funcionará corretamente e poderá utilizar enviar os arquivos para mídias portáteis junto com as texturas e funcionará perfeitamente em qualquer equipamento.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 525

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.