Problemas de iluminação interna/externa

Por: mancha555  

Em: 15/07/2009 12:21

Fala galera da 3D1, sou novo no fórum, mas a algum tempo acompanho o site e alguns posts da galera. Atualmente trabalho em um escritóriod e arquitetura utilizamos o 3D Studio para fazermos nossas maquetes eletrônicas. O render é VRay. Estou trabalhando em uma cena que futuramente será animada, então os renders internos e externos estão sendo feitos com a mesma setagem. Surgiu o seguinte problema: quando renderizo a cena externa, tudo OK! Quando renderizo a interna, a iluminação do ambiente fica OK, porém a iluminação do exterior da casa, olhando-se através das janelas, fica escuro, como se fosse noite. Isso já aconteceu com algum de vocês? Alguém faz idéia do que possa estar causando este problema? Desde já obrigado
Que tipo de iluminação vc está usando? O normal era acontecer o contrario, o exterior ficar com luz estourada quando for para a parte interna.
Então cara, estou usando VRay sun para simular a luz do sol. Para compensar a iluminação na cena interna, apliquei Vray Lights tipo plan em cada janela. Estou com uns estudos renderizados em baixa qualidade e baixa resolução, apenas para análise da iluminação. Estou anexando a última dessas imagens para que possam analisar.
O noise é pq está com baixa subdivisions nas luzes e/ou materiais
V-Ray 1.5 Addict
sim, isto é proposital, esta é uma imagem para setagem de luz. apenas teste.
Após algumas horas de testes identifiquei o problema: Camera Exposure e Camera Vignetting da VRay Cam estavam ligados. A primeira opção simula o tempo de exposição real de câmera e o tipo de "filme" a ser utilizado (ISO 100, 300, 800, etc.). Já o Camera Vignetting controla a diferença de tons entre o centro e a periferia da imagem. Resumindo, são dois fatores da VRay Cam que, se não forem corretamente setados podem causar estes tipos de problemas. Estou lendo um pequeno artigo explicando sobre modificadores da VRay Cam. Se interessar a alguém: http://vray.us/vray_documentation/vray_physical_camera_examples.shtml Espero ter contribuído e obrigado aos que responderam o tópico.
Ah, assim que der posto o resultado final.
Vc não mexeu na intensidade do sun e sky? Pq isso que vc fez era exatamente isso que eu ia sugerir, deixar a intensidade no 1,0 e anima a exposição da vrayphysicalcam pq o lado de dentro deve ser mais escuro que o de fora. Só por curiosidade, o teu vidro é um plano unico ou tem espessura? Pq se não tiver espessura vai dar erro na refração que as vezes fica escuro.
O vidro é um plano único. Quanto à intensidade das luzes, ao desativar a opção do Cam Exposure, eu tive que baixar consideravelmente os valores de intensidade para conseguir uma iluminação equilibrada.
Coloca um modificador shell no vidro pois isso pode dar problema.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143163

Últimos membros registrados: OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin.

Usuário(s) on-line na última hora: 757

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.