Iluminação adequada

Por: taiana  

Em: 24/07/2009 12:40

Oi gente, Gostaria de saber mais sobre a iluminação adequada para cada tipo de material. Não sei nada disso, alguém poderia me ajudar me dando algumas dicas de quais os tutoriais devo procurar? Valeu galera!!!
Dê asas a imaginação.
O que eu sei é que o arch&design é fica melhor com luzes photometrics e exposure control. Os standard e raytrace ficam melhor com luzes standard e sem exposure control. Mas se preocupa com a técnica de iluminação e depois vê os materiais. Se for iluminar com photometric em escala real e usando exposure control, bota materiais arch&design. Se for iluminar com luzes standard sem escala real e sem exposure control, bota materiais standard e raytrace, mas se quiser usar arch&design também da.
Eu penso que o mais certo é ver qual iluminação quer simular e depois escolhe a luz adequada. Para simular o sol usa a mr sun, para simular uma spot dicróica usa photometric com ies, para simular luzes secundárias que não interferem na cena usa luzes standard.
UERJ
Ola taiana, vai depender muito do render q você usa, também se a cena é interna ou externa, enfim, cada cena é um novo desafio tanto para quem esta começando quanto para quem ja é experiente. Vai postando seus trabalhos aqui e vamos dando as dicas. Sucesso!!!!
Oi galera muito obrigada, Mas Erculesc minhas imagens não estão legais ainda, tenho receio de críticas, sei q são importantes, mas..... Valeu vou fazer isso
Dê asas a imaginação.
taiana, q isso, não esquenta a cabeça com imagens legais, todos nós já postamos nossos primeiros trabalhos, eu por exemplo, qdo vejo meus primeiros post´s tenho orgulho de ver o quanto evolui. Os colegas aqui da 3d1 também se orgulham de ajudar e ver que nossos amigos estão melhorando cada vez. Ajuda-la será um grande prazer para nós. Aguardo seu Post, sucesso!!!
Aí Taiana, o Ercules aí tah certinho.... vc precisa ver as minhas primeiras postagem akí... hahahaha naum tenha vergonha de mostrar naum.... todos estamos akí pra te ajudar... abraços...
www.faimerson.com.br
Olá Taiana... não tenha receio não... qdo fiz minha primeira cena... coloquei algumas omnis fortes p/ caramba espalhadas pela cena todas com sombra ligada... ficou uma coisa nojenta.. rsrs ou seja.. não entendia nada de iluminar (bem.. continuoo sem entender muito.. hehe).. mas tudo o que eu aprendi.. devo ao pessoal fera aki do 3d1 .. eles ajudam mesmo... sempre há críticas.. mas o pessoal aki faz críticas construtivas... muitos indicam tutos.. ou até postam imagens exemplificando o que querem dizer.. nunca aprendi tanto em qquer outro fórum e nem encontrei pessoal tão solícito e "buona gente".. rsr posta aí sem medo.. que a gente vai tentar ajudar vc da melhor forma possível... existem diversas técnicas de iluminação.. e tb como nosso amigo disse.. depende do render que vc decidir usar.. se for scanline vai ter que estudar iluminação fake .. se for vr .. vai precisar dar uma estudadinha nas luzes próprias dele... se for mental.. vai precisar estudar as photométricas e tals... e tb.. cada caso é um caso.. não tem receita de bolo... uma iluminação legal p/ uma cena.. pode ficar horrível em outra (se vc apenas copiar/colar.. rsrs).. precisa estudar cada cena.. calibrar cada luz.. posicionar cada uma.. escolher o tipo de luz adequado p/ o que estiver fazendo no momento... ah... se vc for no menu de tutoriais aki do forum (botão retangular ao lado do botão início) ... vc vai encontrar lá vários tutoriais do andré sobre iluminação.. pode começar por aí... outra dica que eu posso dar é... faz uma cena simples (em algum dos tudos tem uma) .. como se fosse um cuarto.. pode até ser um box com as normais invertidas .. coloca uma teapot, uma esfera, um cilindro e um box dentro.. espalhados pela cena.. e começa a fazer testes... coloca uma omni.. e renderiza... vê o resultado... brinca nos parametros.. depois coloca uma free area.. e faz a mesma coisa... aí vc vai começar a entender como elas se comportam.. eu sei que é demorado.. mas como não tinha dindin p/ pagar um curso.. fui na tentativa de acerto e erro... aí com a ajuda do pessoal aki.. já até consegui fazer uma iluminação interna sozinho (kk).. não ficou lá essas maravilhas.. mas eu consegui.. agora é só aperfeiçoar... um abraço.. e posta aí uma imagem p/ podermos começar a tentar ajudar... ps.: desculpa o testamento.. kkkkkk
Vcs todos são tão atenciosos, que isso me faz mudar de idéia, mas eu tinha feito realmente uma limpeza no meu computador e por achar que estavam muito feias as imagens deletei, farei uma e postarei. Valeu galera de verdade.
Dê asas a imaginação.
ah outra coisa q lembrei, meu computador quando começo a colocar objetos na cena fica impraticável de trabalhar, pois fica muitíssimo lento , será que a memória?
Dê asas a imaginação.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 310

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.