Lightleak (ou algo assim)

Por: Peridian  

Em: 06/08/2009 17:39

Galera, tô com um pepino que não consigo resolver: Fiz uma cena de brinquedoteca que já postei em outro tópico (obrigado quem postou) e me deparei com isso: Isso é um region de uma parte da sanca da brinquedoteca. Quando postei aqui no forum dois renders da brinquedoteca, eu editei eles no PS, mas a gente vai usar a cena com o Panorama Exporter, e para isso seria necessário que o defeito não surgisse. Alguém sabe dizer o que pode estar causando isso? Já pesquisei a documentação do Vray e só achei coisas que diminuissem o problema ao invés de resolvê-los, entre elas: Colocar espessura nas paredes (foi a que mais funcionou), aumentar os parâmetros (apropósito, essa imagem acima foi feita com Irradiance e Lightcache altos), checkar a opção "check sample visibility", colocar a sanca como peça sólida, só com as normais visíveis e como se fosse uma sanca oca. Valeu, galera!
como esta a configuracao do Irradiance ai? Se estiver alta diminui um pouco e liga o detail enhancement q isso ai some.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Eu tava usando o Irradiance em "High" com HSphr em 40 e Interpolation em 20. Usei o detail enhancement e já deu uma melhorada, mas tenho a impressão que foi mais um tapa buraco que a solução para o problema em si. Parece que diminuiu só por causa da sombra, olha aí:
Ó, galera, segue a cena que eu tô fazendo sem a pós-produção e as configurações do render, pra vocês terem uma idéia melhor de como tá tudo. Notem nos dois lados da sanca tem esse vazamento de cores, junto com um pouco disso no canto do forro. Alguém aí tem mais alguma dica?
fala Peridian pelo ke to vendo mesmo em preset de high em irradiance vc esta usando baixos valores de subdivisoes ! isso aconteçe pq o gi fica dificil de chegar nesses cantos vc pode estar precisando de photons com raio menor ou mais interpolações ! espero ter ajudado ! abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Os settings não estão baixos a ponto de gerar estas manchas, vc tá usando vraylightmtl em algum lugar, se tiver remove ele e testa. testa tambem desabilitar o environment. Se tiver usando hdr nele, tira. Se naum funcionar pode ser até escala. ou faces sobrepostas. Abraco.
Valeu, godon e hank @ hank: Então, velho, não tem vraylightmtl em lugar nenhum e disabilitar o GI Environment ainda deu a mesma coisa. Quanto às outras opções: -Escala: C tá falando que a escala pode estar errada e, estando errada, pode causar isso, logo, devo colocá-la devolta à medida certa, ou, tipo, "se você mudar a escala de tudo, o problema resolve"? Tô perguntando isso só pra esclarecer, porque a escala da cena tá de acordo com a realidade. -Face sobrepostas: Faces do próprio objeto ou de objetos diferentes? Porque não há faces de parade sobre faces de parede.
Nessas horas o ideal é separar as etapas para tentar achar de onde vem o leak. Vc pode começar desligando o secondary bounces, se sumir o problema é pq estava no light cache, e aí vc pode tentar colocar mais subdivs, que está pequeno para uma cena com tanta iliuminação secundária com samples tão pequenos. Outra tentativa é experimentar o brute force no secondary, onde não ocorre esse tipo de vazamento. Se o problema for no irradiance, vc pode tentar diminuir o normal e o distance threshold para 0.05 e talvez o min rate começar em -2, mas acho que a culpa esta no ligth cache.
Galera, consegui resolver a parada! Por incrença que parível, aumentar as samples do LC pra 0,02 (20x mais do que estava antes) resolveu o problema. Quem diria, né? Hahahaha! Abraço e valeu pra todos que postaram aqui pra me ajudar. Vcs são tudo gente da boa!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 935

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.