Usando Mental Ray, a luz vazou!

Por: guinho25rio  

Em: 30/08/2009 00:00

Boas a todos! Em primeiro, parabéns a todos os contribuintes do site. Todos os tutoriais são muito bons, assim como as mensagens têm bom nível técnico de discussão. Sobre meu assunto, seria ótimo encontrar quem possa resolver esse problema. Observem as imagens em anexo, de um banheiro, renderizado usando Mental Ray. A evolução do trabalho seguiu a orientação dos tutoriais abaixo: - Mental Ray parte 1 - Global Illumination (Photons) - 3ds max Avançados; - Mental Ray parte 2 - Global Illumination (Final Gather) - 3ds max Avançados. Foram dispostas sobre a sanca duas lâmpadas fluorescentes lineares, luz do dia, com intensidade de 300 lux a 140cm de distância. Observem que a luz "vaza" no encontro da sanca com as paredes. Já tentei extrudar a sanca em comprimento maior que o espaço entre as paredes, mas nada mudou. Configurações da renderização nas três imagens: 1ª imagem (a que vaza menos) --> GI - photons 1000 + radius 30 + Final Gather 1000 + Energy 50000 + GI Photons 10000; 2ª imagem --> GI - photons 1000 + radius 30 + Final Gather 1000 + Energy 100000 + GI Photons 20000; 3ª imagem (a que vaza mais) --> somente GI (Final Gather desabilitado). Há pouca luz no ambiente, mas essa é apenas a luz geral, também haverá pontos sobre o vaso sanitário, sobre o chuveiro e no espelho. Desde já agradeço a atenção. Guilherme.
Blz GUINHO, cara eu estou com esse mesmo problema, porem a minha vazou nas laterais, e ate´agora nao consegui arrumar, até desisti pq nao consegui, tentei de udo e nada, mas aproveitando me diz como vc fez essa luz, usou uma photometrica com ies, me explica ai, e aguarndo tanto quanto vc a ajuda dos nossos amigos do site. abraço
http://www.maximusdesign.blogspot.com/ MENTAL RAY and VRAY MSN: maximus89_89@hotmail Twitter: @mmaximuss
Em que escala vc modelou? Marco.
Marco.
Fala guinho, está vazando pq usou raio muito grande nos photons. Diminui o raio para um valor menor que a espessura da sanca ;) Das configs que vc passou, normalmente o pessoal usa candelas na intensidade, eu não sei se 300 lux é forte ou fraco, quanto é isso em candelas? 1000 de FG é alto demais, que max vc usa? Não tem mais o energy, agora tem o multipler. Eu to terminando o render de uma imagem pra mostrar pro mmaximuss que é de iluminação de sanca, vai nesse tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53551&start=15 Editado por Panorama4D
Pessoal, Obrigado pelas respostas de todos. Primeiro, quanto às configurações. versão 6 do max. Sistema de unidades: Display Unit Scale e System Unit Scale em centímetros. As geometrias são, na maioria, linhas CAD importadas e extrudadas. Tudo em centímetros, desde o início. As luzes são Photometric padrão, free linear. A configuração de 300 lux a um raio de 140cm está gerando luminosidade muito coerente com a prática, quando especificamos, nos projetos de arquitetura, 300 lux na bancada. E o raio de 30cm, assim como todas as configurações de Mental Ray e Final Gather, foi definido conforme os tutoriais que citei no início. Mas foi o mauriciocpd que deu a dica certa: o radius tinha de ser menor que a espessura da sanca, de 2cm. Primeiro tentei com radius 1,9cm. Mas resultou em muitas manchas. Então engrossei a espessura da sanca para 15cm e coloquei radius de 14cm. Aumentei a distância da lâmpada até a superfície inferior da sanca, aproximando-a do teto. Entendi que teria mais luminosidade, então baixei para 150 lux a 140cm. Não alterei mais nada. Ficou perfeito. Vou inserir outras luminárias, então devo mexer em algum parâmetro. E quero tentar com FG menor, outra sugestão do mauriciocpd. Quando terminar o banheiro, envio imagens finais. Obrigado!
Mude System Unit Scale para inch. Marco.
Marco.
Fala guinho25rio. Faz o que o Marco falou que isso é importante cara. O system unit fica com inches. Mas não pode mudar no meio do projeto. Teria que abrir um arquivo novo, configurar as unidades direito e abrir o projeto. Vai dar mensagem de troca de unidades e se marcar pra rescalar o projeto vai pras unidades certas. Se não trampar na unidade certa tudo fica mais difícil. Vou indicar os dvds de cursos aqui da 3d1, são feras e explicam tudo isso. Não é comum a gente medir em lux, a gente mede em candelas e não sei dizer, mas em candelas uma luz de 100w tem 149 candelas. O raio quanto menor melhor, mas precisa de mais photons pra preencher tudo, quando diminui o raio pela metade tem que dobrar o número de photons. Raio menor faz gi com mais resolução, mas gasta mais photons, ai vai de regular um meio termo. Vc usa max antigo? Nas versões mais novas pode usar FG menor e ter o mesmo resultado. No max 2009 com FG de 128 fica igual o max 8 com FG 512.
ajusta o raio do GI q ele para de vazar... mas faça os ajustes na escala genérica!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 913

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.