O futuro do 3d studio em maquete electronica...

Por: c@du  

Em: 08/09/2009 23:24

Antes de mais nao quero criar uma guerra de programas, qual o melhor ou pior, nao interessa. O que me interessa é saber qual a vossa opiniao se o investir tempo em aprender o 3d studio para maquete electronica será o caminho correcto. Tenho vindo a aprender o 3ds max, com vista a fazer maquete electrónica. Mas, existem vários programas que me parecem estar a substituir o 3d studio, no que toca a maquete electronica. Com o sketchup pode-se exportar toda a maquete para o 3d studio 2010, e este vai substituir todos os materiais, por materiais de mental ray já configurados. O exposure control é automaticamente activado. Através do revit, e daí eu ter vindos a este tópico, parece que a modelacao da maquete em 3d studio deixa de fazer sentido, pois pode-se fazer todo o projecto dentro do revit, e só no fim, se necessário exportar para o 3d studio. A minha questão é: Será que vale a pena aprender a trabalhar com o 3d studio? Mais tarde ou mais cedo, estes programas irao conseguir resultados equivalentes? Gostaria de saber a vossa opiniao, pois nunca trabalhei nem com o sketchup, nem com o revit, ou archicad, portanto nao sei quais as suas capacidades, e potencialidades para o futuro. :?:
Meu amigo, Na minha opnião o 3ds max sempre terá mais recursos para buscar semelhança com o mundo real (que é o que a maioria das pessoas quer em maquetes)...o 3ds max não está parado no tempo e não vejo nada que evidencie que os programas de CAD chegarão a alcançar o mesmo resultado com a mesma eficiência. Os softwares de CAD são capazes de fazer maquetes atualmente.... e vão melhorar com o tempo...mas o 3ds max também vai...a difereça é que o 3ds max é um sofware voltado para imagens artísticas...com ele sempre será possível fazer maquetes e efeitos especiais para cinema entre outras coisas...já os softwares de CAD dificilmente serão utilizados para este fim. Dessa forma, depende muito do que é que vc pretende fazer de seu futuro profissional, pois hoje já é possível fazer imagens belíssimas com o Revit, por exemplo. Entendo que o 3ds Max não concorre com estes outros softwares que está citando...sua concorrência é com outros como o Maya, Rhino, Blender, etc.... Eu, particularmente escolhi o 3ds Max pela facilidade em se encontrar material de estudo na internet....o que já não é tão comum em outros softwares... Espero ter contribuído. Abraço, Sander
Caro c@adu, Na minha opinião, programas são ferramentas, qualquer programa que seja lançado ainda sim será uma ferramenta, não existe o único que faz tudo, isso na minha opinião, sempre se usa um pouco de cada 1, seja autocad, 3dstudio, photoshop, etc... Ha 15 anos atras, e eu sou dessa época eu fazia aerografia , quando estava no começo , bem no começo a popularização de maquete eletrônica, só exestia (pelo menos eu so conhecia) o autocad , o 3dstudio DOS, isso mesmo DOS... e um tal de photo style.. graças a globalização, hj tudo está facil,internet facil, tutoriais, etc... E aprenda sim, um pouco de tudo mas focalize em apenas 1. vale a pena.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 906

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.