Iluminação Mental ray e posicionamento de câmeras

Por: Sabrina.arq  

Em: 09/09/2009 09:34

Bom dia galera, Gostaria de algumas sugestões a respeito de iluminação e posicionamento de câmeras! Uso o mental ray e tenho alguns probleminhas com distorção de cores mesmo usando as luzes photometrics! Isso é normal? Gostaria de saber tbm se alguém tem algum arquivo ies semelhante ao daquelas lâmpadas AR70! Desde já Agradeço.
Oi Sabrina tudo bom sua cenas estao muito boas em questão das cores a distorção seria as cores sairem mais clara ou um tom diferente do que aparece no slot? se for eu corrijo as minhas: se for bitmap clico em diffuse color e la embaixo vou em output ligo o Enable color map e abaixo o ponto preto do lado direito ou use o color correction o ies nao tenho mas no site de alguns fabricantes tem toma cuidado com essa omini que vc colocou proxima da porta do meio da 3ª imagem pq ela esta ficando marcada, va nos paremetros dela em advance effects tire o specular ai nao fica marcado e teclado o 8 vc estiver utilizando o mr photographic exposure em exposure value diminua o valor de 15 para 14 14,5 para a cena ficar um pouco mais clara tome cuidado para nao fica muito claro e em color saturation coloque 1.25 para melhorar um pouco a questao de cores se quiser mais op vc fala para nao ficar parecendo que eu estou me metendo demais em seu trabalho tchau espero ter lhe ajudado
Muito obrigada pelas dicas Lewis! As cores estão ficando mais escuras nas imagens do que nos slots! Eu estou usando Logaritmic exposure control e lá é que estou ajustando o enviroment... Qual escala é melhor? mr photographic exposure ou logaritmic? E quanto aos arquivos ies do site... testei quase todos... e nem colocando volume e o shader beam tá ficando legal.... Meleca... Vou fazer um teste com suas dicas! Valeu mesmo!
Oi Sabrina. O mr photographic exposure é melhor do que o logarithimic, ele funciona igual câmera fotográfica, tem os mesmos recursos. Vc está usando materiais arch&design na imagem ou tem outros tipos? O arch&design é fera, com ele vc faz todos os materiais de maquete, pra velas eu uso o SSS fast material e para pintura metálica o car paint. Não precisa dos outros. Pra usar o exposure e não estragar as cores tem que configurar o gamma no customize>preferences>gamma. Eu fiz um tutorial de interna que tem a configuração do gamma no começo, configurações de materiais e do mr photographic exposure, está neste tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867 A luz AR70 é um padrão, precisa saber qual modelo de qual marca é neste padrão para procurar o ies, eu vou tentar encontrar e se achar posto aqui.
São Paulo Futebol Clube
Fala Sabrina. Quando quero mostrar mais o comodo e tem uma parede atrapalhando eu ponho a camera do lado de fora e torno a parece invisível. Pega só a parede que está na frente da câmera, clica com o botão direito, seleciona o object properties e desmarca o visible to camera. A parede vai entrar no cálculo da iluminação e não vai deixar a luz vazar, mas não aparece no render e vê tudo no interior. Eu configurei uma cena deste jeito e postei no fórum, baixa pra ver como faz, esta ai http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53322
Valeu mauricio!!! Vou testar aki!
Alberto! Seu tuto me salvou! Agora as cores ficaram ótimas! Eu estou usando os materiais do Architectural, os materias do Arch & Design tem tantos parâmetros que acabo me confundindo um pouco, mas enfim, vou fazer um teste com eles! Muito Obrigada!
O architectural não funciona muito bem no mental ray e ja é conhecido alguns problemas que podem aparecer como manchas no render. Vale à pena estudar o arch&design, comece pelos templates dele que vc vai ver que não é tão complicado como parece, e aí qualquer duvida pergunta aqui que o pessoal te ajuda.
Que bom Sabrina! Mas se esforça no arch&design que vai ser mais fácil configurar materiais realistas e vai melhorar suas cenas. O arch&design é fácil de configurar, tem os presets que o Fla3DMadness falou, é mais rápido no render e o resultado é melhor. Tem uns 100 materiais prontos aqui: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=43005 Baixa e estuda como foram configurados, tb pode usar de base pra criar outros materiais.
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 911

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.