Trabalhando com ShadowMap

Por: Ricardo  

Em: 28/10/2009 10:28

O caso é o seguinte,.. fazendo fakeosity com SHadowMap, só que tem uma palmeira que é aimada, as folhas balançando com o vento fazem a sombra bem difusa do circleLight flicar no chão embaixo da palmeira... não é muito mas penso que se eu congelar( calcular uma vez pro primeiro frame e usar pros outros ) a sombra dessas luzes do circlelight resolveria. Certa vez penso ter visto uma opção que fazia isso no 3dsmax mas não estou achando e nem sei mais se tem. Alguem sabe se tem como fazer isso --> congelar uma sombra shadowMap( calcular uma vez pro primeiro frame e usar pros outros ) e onde? Sem ir pro backed se não acho eu que teria q gerarodas as textras preparar acena pra isso, por isso queria só frezar mesmo a sombra difusa daquelas luzes do circle Light. Braço! Ricmage
Oi Ric, Cara, eu desconheço essa configuração. Tá demorando muito pra renderizar cada frame? Abraço,
A ferramenta para fazer isso é o render to texture criando bake da sombra. Mas no mental ray tem o mapa de sombras que pode salvar e ler depois no render da animação, está no final da aba renderer. É igual salvar mapa de photons ou fg.
UERJ
No mental ray pode salvar a sombra, mas se o objeto for animado vai ficar feio pq a sombra não vai se mexer. Se a sombra está batendo é pq a qualidade está muito baixa, aumenta os samples da sombra em vez do AA que dai não sobre muito o tempo de render e some o batimento.
São Paulo Futebol Clube
Galera Valeu,... mas eu to no Scanline! Mental Ray ou é muito lento pra trabalhar fakeosity com shadowmap dele, ou é pq eu não sei ainda fake com o mr mesmo. mas eu to no scanline, ... cheu colocar uma imagem aqui pra ver se ajuda. o render ta custando não, o frame neste tamanho acima, 1920x480, ta dando uns 2:40 minutos. Estatica ta tranquilo, na animação ta quase legal , Mas essas palmeiras que estão seguindo a beira do lago, são animadas também e ficam fazendo a sombra difuse abaixo delas na calçada vermelha flicar um pouco. Eu sei q é pq a shadow map delas naum ta com muitos samples mas se eu colocar muito, vai definir a sombra, aparecer as varias sombras do arco de luz q ta criando ela, perdendo o efeito de sombra difuse tipo a skylight no MR. As outras arvores também estão animadas , mas como as folhas são mais juntas diferente da palhona da palmeira, aí naum flica. Se eu congelasse somente essa sombra, resolveria o problema. pensei em botar no forum de arquitetura mas la acho q o povo meche menos ainda com Fake doque aqui. Robson, eu sei +- como é o bake, mas é q nunca usei de verdade e to mei assim de experimentar no meio de um projeto grande, cheu te perguntar, tu ja usou? ele salva todas as texturas denovo só q com o efeito ja das sombras e luzes né? Bem rsrss oq eu queria pergutar pra te é se da muito trabalho usar e gerenciar com bake projeto grande, monte de luz, reflexo, blablabla e se num tem é o risco de bagunçar oq ja ta feito? pois na verdade esse efeito de flicado só quem percebeu mesmo e a quem está incomodando é a mim, pois ja mostrei até pro cliente e outros leigos e eles nem nem, e seria somente para um de grupos de luzes que eu queria congelar essa sombra. Obrigado doidera. ...é isso galera, de qualquer maneira valeu! Vou ver se arrumo outra solução aqui. mas se alguem descobrir como freezar a shadowMap no scanline sem ir pro baked, da o toque aí. ;) braço! Ricmage
Opa Ricmage. Belo trabalho meu chapa, está muito bom no scanline. O render to texture mescla o mapa que vc pedir com a textura, pode ser somente a sombra. Mas tem um jeito fácil de resolver fazendo um bake na unha. Bota um plane com matteshadow em baixo da árvore e renderiza pela vista top com a árvore invisível para a câmera. Dai vc tem o matte da sombra, bota em um material preto como mapa de opacidade e aplica no plane em baixo da árvore Aparece só a sombra e o resto do plane fica transparente, é um jeito de fazer na mão sem o bake.
UERJ
Boa noite. Faça o teste em um arquivo separado, grava com outro nome. Seleciona o objeto que recebe a sombra e abra o render to texture. Adicione o mapa shadowsmap e renderiza pelo render to texture para criar o mapa. Não será aplicado em nenhum slot se não definir o target map slot. Depois pode usar o mapa de shadows com o material blend para simular a sombra na textura do objeto. ;)
Robson, Malcon poxa valeu.. acho q entendi o esquema. negocio q depois eu ainda ia ter q excluir neste grupo de luzes, aquelas palmeiras de cast shadows se naum a sombra ia ficar dobrada ok. beleza na unha pro chao funcionaria mas pro tronco e pra casinha perto apesar de muito discreto, mas a luz e ia agora apenas iluminar e naum mais cast shadows nas palmeiras ia acabar ficando mais claro doq era pra ser, além de q esse grupo de luzes ja ta no include de outras coisas, ha outra parte do cenário q é umas 6 vezes esse iluminado por outras luzes aí tp tentano organizar aqui na minha cabeça dava certo mas teria q organizar melhor o exclude. com o Bake melhor ainda, mas teria que fazer pro chao, pra calçaada, pra borda pros troncos, pra casinha... Ei galera ,valeu mesmo, entendi e gostei das idéias,..mas vocês falando aí nessas maneiras me lembraram mais outra q apesar de ter q render 2 vezes mas acho q me daria menos trabalho.. -Aplicar matte shadow em tudo, - Deixar as arvores naum animadas e não visible to camera -Deixar só esse circlo de luz ligado, e com sombra - e Render a animação, Depois usar isso como se fosse passe de "oclusion" - Depois renderiza a animação denovo, normal dessa vez , só q aquele circle de luz sem sombra, Tch, poxa, osso que aí os troncos e folhas iam ficar mais acesas. Fake é osso que envolve monte de técnicas( rsrsrs gambiarras ) e tem uma hora q vc scomeça a se perder. Mas beleza, vo tentar mesclar essa ruma de idéias ou simplesmente deixar essa sombra difusa mais fraca, o efeitos ja tava discreto, talvez deixando mais fraca aí nem eu note. Brigadão! pelo elogio e pelas dicas Robson, Malcon. Vo ve aqui oq faço. quando acabar o passeio virtual todo, posto por aqui pra vcs verem. Bração Ricmage
Parabéns cara, muito maneiro seu trabalho. O scanline é bom pra quem sabe usar. hehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 656

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.