Problemas com Mental Ray

Por: AlbertoMaciel  

Em: 29/10/2009 08:28

Galera, fazendo uma cena pra estudar melhor os photons, me deparei com um problema que nunca havia me acontecido... fazendo o piso da cena, configurei o material, tudo certo (é só um arch&design, preto com reflexos nítidos, e um smoke no bump) e na hora do render, onde entra a luz pela janela, ele dá essa loucura nele, conforme estou enviando aí... como se tivesse o smoke no DIFFUSE tbm, mas está só no bump. já descartei problemas de photons, pois mudei as configurações milhões de vezes e continua isso estou errado? agora percebam que na parte que o piso NÃO pega a luz vindo da janela, fica perfeito, com o resultado exatamente como eu queria! :( ps*: não acontece só com o smoke no bump, mas tbm noise, speckle, splat... etc :/ mas quando coloco um jpg de bump, se comporta normalmente!
recria o objeto e tenta isso novamente, pois nunca me ocorreu, mas quando dá algum problema assim, eu recrio o objeto hehe..
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
o objeto mesmo, ou o material? o material eu ja fiz mil vezes... o objeto vai ficar ruim, pq eu fiz as paredes com box, e dei um shell.. o chão faz parte das paredes... eu só separo por ID! :( to renderizando com um JPG no bump, pra vcs verem... fica sem esse erro :(
tenta diminuir o reflexo do material cara... talvez seja pq ele tah refletindo muito a luz q vem de fora... tenta fazer isso aew... a propósito, eu sei q naum é essa a sua questão mas tow observando q vc tah usando valores muuuuuuito altos no sample e no radius do GI para uma cena simples dessa... sei naum... mas tenta resolver esse problema do reflexo aew... depois a gente vê essa questão do render aew.... aguardo UP's um abraço...
www.faimerson.com.br
Faimersonbaixista, esses valores do sample foi um ato de desespero pra tentar resolver o problema! hAhahAHa o radius eu pensei que estava normal.. pois bem, como disse, ainda estou estudando, não tenho muita noção! hAhAHA cara, mas o reflexo que eu quero, é esse mesmo... e não creio que seja ele o problema, pois fiz um render agora, com um JPG de smoke criado no photoshop, e o piso se comportou perfeitamente :(
Por essa imagem nao me parece q o smoke esta no difuse tbm nao, apenas onde pega o sol a parte do bump q esta mais voltada pro sol reflete mais e fica tudo claro como esta, se olhar nas sombras da pra notar a diferenca.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Kornlu, tbm pensei sobre isso, mas fiz um teste com o bump 0,1, e um tom de cinza insignigicante :/ e continuou o problema.... isso aconteceria se estivesse usando um bump alto, não?
com jpg, ao invés do shader SMOKE
É estranho isso, pode ser um bug mesmo, mas o que me chamou a atenção é o Maximum Num. Photons per Sample tão alto, ele serve para dizer quantos samples serao usado para juntos formarem o GI, se vc aumente muito ele tende a borrar a soluçao do GI, pode nao ter haver com o problema mas é bom entender o funcionamento do GI.
Não é bug coisa nenhuma, é um recurso. Se o bump está na surface tb ele deforma a surface para a iluminação e cria highlights. Para não dar esse efeito tu marca o do not apply bumps to the diffuse shading. Ai ele não aplica no diffuse. E para não dar highlights tu diminui o relative intensity of highlights no menu advanced rendering options.
UERJ

Faça o login para poder comentar

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.