Cara comecei da mesma forma que vc, e ainda mais por mora apenas 100 km de distância de sua cidade, e sofro de mais com a falta de recursos , apos uma critica sua em umas das minhas maquetes postadas hoje vou te ajudar nesta e em mais outras questões relacionadas a maquete eletrônica..
Vamos por partes
1. Antes de começar a mexer com 3d te recomendo a destrinchar o 2d, principalmente em projetos arquitetônicos, pois se vc quer trabalhar com maquete eletrônica a melhor coisa é trabalhar bem com 2d pra depois modelar no 3d. Por que? Imagina ai vc recebendo um projeto Arquitetônico de uma Residência para a elaboração de uma Maquete Eletrônica? Na maioria mais na maioria mesmo sempre vem em AutoCAD, mesmo que vc trabalhe tudo com o Max vc precisa saber pelo menos abrir ela no AutoCAD limpar a cena, como eliminar alguns layers, limpar algumas imperfeições como linha solta, blocos que não servem pra nada, etc. Há e outra coisa é muito mas fácil vc construir tudo no CAD do que no Max, pois as ferramentas são muito mas fáceis e rápidas o Max já é mas um programa de Arte e Animação, mas da pra fazer tudo nele.
2. O Max é pura diversão quando se fala de maquete eletrônica..Por que? Por que a única coisa ser pra mim (OBS.Pra mim) é a parte de programação visual, pois crio tudo no AutoCAD depois vou pro Max apenas Texturizar, faço umas animaçõesinhas como uma câmera entrando dentro de uma casa, mostrando os quartos, mas nunca valorização esse trabalho por aqui em BRRS, mas isso é outros assunto que vou detalhar depois pra vc.
Como te falei a cima eu começo tudo no CAD depois no Max eu começo a seqüência que uso começa assim...
3a. 1 Texturização
2. Iluminação
3. Render (Configuração de Render)
4. Uso os 3 Render tanto o Vray quanto o Metal Ray e Brasil, mas dou prioridade ao Metal Ray pela rapidez e facilidade em configurar.
5.Até agora fui muito detalhado em questão de trabalho com Maquete, pois agora vou entrar um pouco na questão de serviço com Max,..Cara se vc estiver entrando nesta área por diversão é uma boa pois o Max é muito divertido, mas se vc estiver entrando pra servi de uma forma profissional recomendo a trabalhar mais com o AutoCAD pois em LEM, e aqui em BRRS o nosso trabalho e muito mais muito desvalorizado onde pagam muito pouco pelo trabalho que é fazer uma planta em 2D transformar em 3D e fazer todo o processo que descrevi a cima e quando vc passar dias numa maquete de uma casa de 2 andares e o seu cliente vim te pagar apenas 100,00 reais e ainda vem dizer que ta pagando muito. É isso mesmo companheiro são osso do oficio, pois moramos no interior do interior e aqui esse trabalho ainda não é tão valorizado quando se merece como em outros lugares são. Pois esse e diversos outros motivos que estou pensando no ano que vem descobrir outros lugares, lugares que possam valorizar o tempo, o desgasta, o investimento e principalmente o nosso Trabalho que é preciso ser bastante valorizado.
Mas cara jogue duro vc ta no caminho certo que é estudar mesmo. Qualquer coisa estamos aqui..
Abraços e Sucesso