Quadrados negros em render mentalray

Por: geandré  

Em: 13/11/2009 19:24

Amigos, estou com algo a atormentar-me e não consigo resolver. Estou estudando maquete no 3ds Max 2010 64 e utilizando o MentalRay. Pois muito bem. Todas as imagens que "fotografo" estão(avam) perfeitas até que, em um lugar específico da geometria, o render dá erro e renderiza preto (abrindo a janela de log e informando o erro). Gostaria que aqueles que dispões de uns minutos para tentar me ajudar, tentem ao menos me fazer enxergar o que está havendo. Como sempre há alguém que se dispôes a ajudar, já deixo agradecido antecipado. Valeu1
Isso é devido à falta de memória. Você deve estar renderizando em um tamanho muito grande. Com o Frame Buffer aberto, depois que termina o render, escolha REGION e mande renderizar apenas a área em que ficou preto. Pode ter que fazer isso diversas vezes. Depois é só slvar a imagem. Bom, aí tá salvo o render, mas se vc está com o max 64, isso não deveria ocorrer, deve ser um erro de configuração da cena ou de algum problema de windows que infelizmente não sei o que é. Marco.
Marco.
Bom, falta de memória é difícil, estou com 8Gb de ram e renderizando uma imagem de 720 x 486. E re-renderizar só a REGION tb não funcionou. Alguma outra sugestão? Obrigado por tentar!
Pode ser tambem materiais e luzes incompativeis, posta a configuracao do fg e do Gi da cena e coloca tambem como vc está iluminando a cena. Tente dar merge em outra cena e renderizar. mas normalmente isso é erro de memoria mesmo. Abraco.
Pode ser algum material, o architectural é famoso por essas falhas.
Fla3dMadness, eu não usei nem uma vez o architectural, mas abusei do arch&design. na verdade, os pedaços que "dão pau" estão usando pro materials.... 11hank11, eu estou usando só photometrics para as internas e daylight system para as externas. Quanto aos materiais, a maioria é de materiais MR.
Qual erro aparece na janela de mensagem? Vc ta usando o max e o windows 64-bit?
Sim, max e vista 64. Minha máquina é um Phenom x4 9550 com uma placa de vídeo G-force 9800Gt e 8 Gb de ram. Já o erro, é este aqui: "PHEN 0.4 error: A ray encountered an invalid color (NaN), using black instead."
Pra mim é certeza que tem algum material incompatível, ou archtectural ou alguma composição estranha com standard ou raytrace. As coisas que usam no scanline nem sempre funcionam no mental ray, ele renderiza mas dá esse erro. A mensagem de erro que vc disse é pq tem algum material com bump muito alto ou tem um matte shadow com bump alto, é o bump exagerado de algum material.
São Paulo Futebol Clube
Puxa... parece não ser nenhum dos problemas q citaram. Tentei tudo o que sei a respeito e nada.... Mas obrigado a todos pela ajuda. Como o "fenomeno" ocorre somente neste lugar, não fotografarei de nenhum angulo que pegue esta parte. Valeu mesmo!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 397

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.