Dúvida luzes IES...

Por: Rodrigo  

Em: 27/11/2009 18:52

Fala galera da 3D 1! Tudo blz? É o seguinte, tenho um trabalho em que terei que usar luzes IES. O problema é que nunca usei esse tipo de luz, e não sei usar....rsrsrs :oops: Sem querer ser "sangue-suga"... gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com relação a isso, recomendando algum tutorial, ou me dando alguma dica de como habilitar elas (IES ligth) no 3D Studio MAX... fica algum preset nas luzes photometrics, funciona assim? Valeu galera!
É fácil Rodrigo, mas tem que usar exposure com photometrics. As luzes standard não perdem intensidade com a distância e dai não precisa de exposure, mas é mais difícil de acertar. As photometrics são bem fortes no começo e perdem a intensidade com a distância, sem o exposure pra filtar a luz vai acontecer isso que aconteceu no seu teste, perto da luz fica estourado e longe fica escuro. O exposure regula isso dai não estoura perto da luz e não fica muito escuro nas partes distantes. Testa essa regulagem do exposure nessa imagem msm pra ver como funciona, depois é fácil colocar a IES. Qual versão do max vc tá usando? No max 2009 e 2010 tem a lista light distribuition (type) no começo do menu da photometric. Pega a opção photometric web nessa lista que dai aparece um menu novo chamado distribuition (photometric web). Nesse menu vc clica no botão choose photometric file e escolhe o arquivo IES. Está pronto! :) Se der algum problema posta de novo.
São Paulo Futebol Clube
Ow kra! Valeu! Vou testar aqui!
Opa Rodrigo, completando a explicação do Alberto, para trabalhar com o exposure é bom ligar a correção de gamma pq o exposure é um tone map e não vai identificar as intersidades direito sem a correção de gamma. Antes de abrir a cena entra no customize>preferences>gamma and lut e configura igual a imagem.
UERJ
Valeu Robson Mello Gomes! Eu estava até pensando em estudar uma tecnica de iluminação q usa cofiguração de gamma, a linear work flow. Me parece q os resultados são muito bons! Vlw!
Em adição ao que o Robson faz na configuração dele, eu também ativo a opção Affect color selectors, porque assim, quaisquer seletores de cor vão mostrar a cor parecida com a que vai sair no render com o gamma corrigido. Caso contrário pode acontecer de a cor que está na tela não ser a mesma que vai sair no render. E lembrando que no caso do Linear Work Flow precisa tomar cuidado com materiais especiais, tipo bump, displacement, etc pra que eles não sejam carregados com gamma de 2,2 porque isso pode produzir resultado incorreto. Tem que ser em 1.0 nestes casos.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Opa Serial! Vocé está certo meu chapa! Vlw por alertar! Não sei pq o meu estava assim, não percebi. Eu tb uso com o affect color selector para ver as cores certas, se não tu escolhe uma cor e ela sai bem mais clara no render. Vlw.
UERJ
Valeu aê galera! É por isso que eu gosto desse fórum! É uma familia!
Ae Rodrigão, depois posta o resultado para gente ver.
UERJ
Posto sim! Assim que terminar o trabalho! hehehe Valeu galera!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 534

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.