Problemas com texturas png

Por: Júlio Santos  

Em: 20/12/2009 11:22

Podem me dar uma mão? Estou com problema nas texturas png, outras extensões saem com as cores normais e png sai desbotada. É alguma configuração?
Quando abrir a janela do Bitmap marque para abrir com "Use Default gama "
Obrigado Osires. Vou testar agora mesmo.
Se vem lavado é porque esta ocorrendo o "double gamma", quando a correção é aplicada duas vezes. Na hora de importar a textura, se não funcionar o default marque para usar o gamma em 1.0.
Obrigado Fla3DMadness. Consegui resolver. Feliz natal.
Não use png, grava em jpg no photoshop que não tem mais problema.
Obrigado gilback, estou salvando as texturas em JPG.
De acordo com o que o julio falou eu acho que o problema é o que o flavio descreveu, e não o fato de o arquivo ser jpg ou png, ou qualquer outro formato. Mas usar png no 3ds max (como textura) não é recomendado, pois o max não trabalha bem com png em texturas. Se for usar jpg, lembra sempre de deixar o máximo de qualidade possível (se usar photoshop o maximo é 12). Mas se vc tiver texturas cujo o formato nativo seja tif ou qualquer outro sem compactação (o que não é o caso do png, ele é um formato com compactação como o jpg, podese dizer que ele é um jpg evoluido, pois aceita canal alpha) de preferencia por usar esses arquivos no formato original, sem compactação, assim vc tera uma qualidade bem maior no seu render.
Agora eu entendi. Obrigado tiagodmed. Então as PNG eu converto para JPG. Mas as TGA e TIF eu deixo como estão porque são melhores que JPG. É isso?
O PNG não perde qualidade pq a compressão dele é sem perda, o problema dele são os erros de interpretação de gamma e alpha. [i:7626a6227d]"o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade"[/i:7626a6227d] http://pt.wikipedia.org/wiki/PNG Então vc vai perder qualidade ao converter pra JPG além de perder o alpha se tiver. Aqui tem um artigo interessante em ingles explicando o problema do gamma no png: http://hsivonen.iki.fi/png-gamma/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 863

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.