Porta em arco

Por: Gustavo Barbosa  

Em: 25/12/2009 21:24

O 3d max tem 3 portas mas nenhuma em arco. Como que faz?
Portas em arco voce terá de fazer editando lines e vertices. O video curso de Modelagem de Maquete aqui da 3D1, ensina como modelar a parede e a porta em arco, e ainda ensina como animar a abertura dela usando modificadores.
Obrigado Osires Mathoso. Mas vc conhece algum tutorial pra eu fazer essas duas portas?
Olá Gustavo, não conheço, até porque tenho o video curso de Maquete e quando necessito recorro a ele. Mas tenho certeza que o pessoal mais graduado em modelagem vai te ajudar. Dá uma passada lá na seção Colaborações e Grupos de Estudos que voce deve encontrar algum tutoria a respeito
Cria um plane com 1 segment, converte em poly e puxa uma das edges com o shift apertado. Essa técnica duplica a edge e cria um polígono novo. Colocando a imagem de referência num plane e acompanhando com essa técnica cria a porta inteira. Mas só tem uma face. Pega o shell no modify pra criar a espessura e pronto.
Entendi e consegui fazer a volumetria do batente. Mas e os detalhes? Os chanfros e o friso para encaixar a porta?
Depois que terminar o bruto converte para poly e modela os detalhes. Ai precisa conhecer um pouco de modelagem e os comandos do poly. Com o connect vc cria as edges onde precisa e depois com o extrude faz as saliências ou depressões. O chanfro faz com o chanfer do poly, se for pra arredondar aumenta os segments do chanfer.
Obrigado mas vc sabe indicar algum tutorial?
Não conheço tutorial para modelar portas, mas talvez seja mais fácil modelar por partes em vez de fazer uma peça só. Se modelar igual os marceneiros fazem na realidade vai ser mais fácil. Modela primiro um lado do batente, vc pode desenhar o perfil do batente com line já fazendo o vinco da porta e depois dá extrude. Ai espelha para o outro lado e faz uma cópia para a parte de cima. Aumenta os segmentos no comprimento com o connect e edita os vértices para formar o arco.
Vou tentar deste jeito, tb acho que é mais fácil indo por partes. Obrigado. Feliz 2010.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 879

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.