Ajuda com iluminação e duvida

Por: Fernando Borin  

Em: 23/02/2010 21:00

Pessoal é o seguinte, queria fazer uma cena, que na verdade é um trampo que eu peguei de um pergolado,to usando matteshadow no piso, background branco e skylight, mas tá demorando muito pra renderizar, isso pq nem coloquei as coisas que eu preciso nessa maquete, tem alguma maneira de deixar, piso e fundo branco, mas melhorando o tempo de render e sei lá deixando alguma sombra
vc esta usando qual render?
To usando mental ray juliano
Fernando, em todas as cenas que fiz usando mate shadow no piso pra deixar aquele reflexo borrado (igual no tutorial aqui do forum), o render demorou mesmo, reflexo borrado fica bem mais bonito, mas sempre pesa. é questão de escolha, deixar ou nao com reflexo borrado. Se nao quiser demorar no render, poder utilizar um material mais simples no piso, tipo A&C. E no fundo poe um bend no plane pra deixar um fundo infinito.
Se eles conseguem, eu também consigo.

http://pauloarteblog.blogspot.com/
Aí nem tem reflexo borrado, o que ta pesando mesmo é o AO do matte shadow. Definindo o raio do AO ajuda a ganhar uns segundos de render, mas eu também sempre achei ele um pouco lento. Um teste que eu ja fiz é trocar o branco do AO por preto, o tempo de render cai bastante, depois vc salva a imagem com transparencia e compoe no photoshop com o fundo que quiser. O matte shadow também não recebe luz do skylight, quem faz essa sombra nele é o ambient occlusion, se quiser uma sombra mais definida tem que colocar uma luz comum. Um teste rapido que eu fiz com algumas teapots no chao e matte/shadow: preto = 13s branco = 23s Então em uma cena mais complexa pode ser que a diferença valha a pena.
Ontem a noite eu fiz um teste mudando de branco para preto, e o render realmente foi muito rápido, mas acabei ficando sem "sombra", mas alguém sabe me dizer pq o pé dos pilares ficam pretos?
O pé preto me parece problema de interpolação do final gather, experimente trocar para o método de raio marcando a opção "use radius interpolation method" na configuração do final gather. E com o render preto vc não perde a sombra, experimente salvar com a extensão PNG e abrir no photoshop que ela vai estar lá, e aí como eu falei vc adiciona o fundo que quiser no photoshop. Se a sombra ficar muito clara experimente reduzir o Ambiente/Shadow intensity, quanto mais proximo de zero mais escura fica a sombra.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 709

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.