Mapeamento parede curva

Por: Gibran Farfud  

Em: 31/03/2010 11:21

Pessoal, estou com uma dificuldade para fazer o mapeamento de uma parede curva. A parede da fachada vai alucobond e tenho que colocar esses painéis na parte curva (vejam a imagem). A parte lateral é fácil, pelo fato de a parede ser reta, só coloquei um UVWMap Planar no eixo Y e ajeitei, mas na parte curva não consigo manter o mesmo tamanho de tiles na horizontal. Como devo fazer esse mapeamento?
OLá Gibran! Eu mapearia por etapas usando o UVW map e convertendo para poly quando estivesse ok. Por exemplo: seleciona os poligonos da face da platibanda tecla F2 para visualizar e aplica o material e depois mapeia com uvwmap em modo "box". Feito isos vc pode repetir o procedimento para os polígonos da lateral da fachada e usar os mesmos valores. A vantagem de fazer individualmente é que podemos usar o gizmo para ajustar a rotação do mapeamento na parte curva independentemente da parte plana. Espero que funcione. abrs!
tb dá p/ usar o modificador poly select ... selecionar o que quer mapear e aplicar o uwv... depois outro poly select , seleciona os poligonos e aplica outro uvw.. e assim por diante.... até agora tem funcionado legal.. rrs abraço.
Valeu, Eduardo e Thome. Mas minha dúvida consiste em qual modo usar o UVW? Box, Planar ou Cylindric para a parte curva? A lateral, que é reta é planar mesmo o modo mais fácil... mas as outras, ainda não achei uma legal.
Dá para tentar o seguinte: faz com mapeamento cilíndrico, mexe no gizmo e ajuste a projeção usando lenght, width e height para que o traçado amarelo fique perfeitamente sobre a curva da parede e vai multiplicando o u, v e w, para que o mapa fique aplicado sobre a parede na proporção correta. Deve dar certo. Abraço
byboca, Já tentei isto, mas não está dando certo, no meio fica o ladrilho quadrado e nas pontas ele estica. Até pensei em fazer por geometria, mas vai pesar muito a cena, fora que espalhar as placas de maneira correta vai ser o cão.
O raio do gizmo (ver imagem) tem que ficar igual ao raio da curva da parede, e depois vai multiplicando os ladrilhos para que fique do seu agrado. Se tem uma parte que é reta você desanexa e mapeia de outra forma, vai funcionar bem o map cilindrico só na curva. Tenta aí que dá.
O x-form não ajuda? Dá uma olhada neste tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57447
gustavo eu eiria dar esta sugestão tambem !!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 295

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.