Ajustar camera dentro da maquete

Por: prgdesign  

Em: 12/04/2010 18:31

Pessoal estou uma dúvida cruel (mais uma..rs)!! Analisem a seguinte situação que acontece comigo sempre: modelei a maquete toda, legal! Agora quero criar renders da vista interna, beleza! Ai vem o problema: não consigo ajustar legal minha camera pra criar uma cena com um bom enquadramento, tem sempre uma parede que atrapalha ou que nao deixa a cena legal. Se eu ajustar a profundidade da lente, nao fica legal, acaba disstocendo demais a cena e fica esquisito. Já ouvi pessoas dizerem que eu teria que deletar algumas paredes pra poder ajustar a camera legal, mas acho isso estranho. Teria que editar as paredes, imagina o trampo que isso daria. Ou senao eu teria que criar arquivos separados para cenas internas. Ai aumenta o trabalho. Não sei o que fazer. Existe alguma alternativa? Estou fazendo algo errado? Valeu pessoal!
Se eles conseguem, eu também consigo.

http://pauloarteblog.blogspot.com/
Ola tudo bem? Vc pode usar o "Clipping planes" das cameras para enquadra ela na cena colocado-a um pouco para fora da cena e depois apilcando o modificador "Apply Camera Corretion Modifier" clicando direito do mouse em cima da camera para deixar os angulos "retos" e enquadrar dentro da vista. Abraços
O clip é uma, tem outra tb, clicando com o botão direito>object propeties>visible to camera. Desse jeito o objeto fica invisível para a câmera.
O clip é mais prático, mas dá zica com algumas coisas tipo hair and fur e volume. Ai tem que usar o visible to camera, depende de cada caso.
Dá um detach apenas nas paredes que atrapalham a visão e depois segue a dica do júlio nessas paredes que vc deu o detach.
Juliano, Julio, Gera, Douglas...muuuito obrigado pela força.. percebi que o clip é mais práico mesmo..quanto ao "visible to render", pelo que percebi, o ideal seria seguir a dica do Douglas e dar um detach em uma parede, pq senao vai suumir tudo do render....bom, como o amigo Gera disse: cada caso deve ser um caso... valeu mesmo pessoal....obrigado pela ajuda.

É prgdesign, para usar o visible to camera tem que dar um detach e separar a parede que está na frente da câmera, se não todas ficam invisíveis. Quando fizer um tapete com hair ou usar shaders de volume é melhor o visible to camera.
Valeu Gera. Varios macetes! Vivendo e apredendo!..rss

prgdesign eu também tenho essa mesma dificuldade que vc e sempre fico co a sensação que não ficou bom.
Barreto
Boa tarde prgdesign. Sei que muitas pessoas peferem afastar a camera, à mudar a objetiva, mas não vejo essa distorção (diferencial de abertura) como um problema e sim como uma tremenda ajuda. Pense nisso: Se um fotografo proficional for contratado para realizar imagens de seu ambiente real, ele não vai ter uma camera de RaioX ou derrubar a parede. ele vai simplesmente, trocar a objetuva por outra (28-70) por exemplo. com isso, posso concluir que a imagem será muuuito mais realista, trabalhando de dentro do ambiente....
Ando devagar, mas nunca ando para trás!!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 335

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.