Eu também acho que ta ficando legal mas, além do que ja foi citado, usar uma omni vai atrapalhar na busca de uma iluminação realista por dois fatores. O primeiro é que ela está sem decay, não perde intensidade conforme a luz viaja e isso faz uma confusão no calculo do GI. O segundo é o fato dela ser um ponto infinitamente pequeno, entenda que na vida real toda luz tem uma área minima que emite luz, então se quiser uma luz mais real troque por uma luz fotometrica que tenha alguma área, como uma esférica ou retangular, para a sombra não ficar muito marcada e a luz ficar mais difusa.
Aí tem outros problemas como o multiply do FG que está em 1,4 e nunca deve sair de 1 se quiser uma luz realista. Vc disse que está usando o controle de exposição sem correção de gamma ligado, isso resulta em cores lavadas pq o controle de exposição está aplicando a correção por conta própria.
Acho que cuidando melhor da iluminação, com luzes fotometricas, correção de gamma e controle de exposição, vc deve tentar dar uma brincada mais com as partes claras e escuras, esta tudo muito iluminado deixando um pouco sem graça, quase como uma luz ambiente.