Estudo MR _ Desktop

Por: extra3d  

Em: 25/04/2010 15:18

Boa tarde pessoal, ando sumido aqui do forum, ai me surgiu a ideia de modela meu desktop para estudar Mental, que gosto muito mas domino-o pouco. Fiz uns testes de renders mas nenhum me agradou razoavelmente, gostaria que o pessoal mais experiente em MR, possa me passar uma dicas para eu melhorar ainda mais esta cena. Vejam nas imagens. Abraço a todos. OBS: (preciso de dicas tb quanto a) 1 - como iluminar por exemplo, nesse caso estou usando uma luz area light do monitor e uma omni. (vejam WireFrame) 2 - shaders luminosos para os leds (que iluminem a cena, que rebata a luz na cena) *entendo que o GI varia conforme a escala da cena, mas no que for possivel, aguardo dicas dos feras em mentalray que temos no fórum. Valeu
www.behance.net/araujoxyz
Até onde vejo esta ótimo tua cena, ja pensou em usar a mr sky portal na iluminação? pra cena interna eu uso o Daylight e sky portal no teu caso acho que tbm ficaria bom tbm Gostei da cuia de chimarão srsr Abraços
Tem poucos photons com raio muito pequeno, não precisa do 1 no diffuse bounces, pode colocar 0. Acho que acertando o GI melhora a iluminação. Faz o material dos leds com o self-illumination do arch&design. Está usando correção de gamma e exposure control? Com tudo preto a iluminação não reflete tanto nos objetos!
Opa pessoal valeu pelas dicas até o momento ... Juliano: Cara mrskyportal nao lembro se tem no max2009, vou dar uma olhada aqui, e vou testar com a daylight tb, muito obrigado cara, até mais. Julio: Irei rever a parte dos photons o raio realmente estava pequeno. O material dos leds fiz exatamente como voce disse, só acho q faltou habilitar o SHADER glare para dar o efeito "Glow". Correção de gama nao estou usando, apenas exposure control. Sobre a reflexão, tem uma imagem para refletir mas nao sei pq ficou tão ruim assim, terei q faze mais e mais testes. obrigado Valeu pessoal .. aguardo mais dicas :D:D
Eu também acho que ta ficando legal mas, além do que ja foi citado, usar uma omni vai atrapalhar na busca de uma iluminação realista por dois fatores. O primeiro é que ela está sem decay, não perde intensidade conforme a luz viaja e isso faz uma confusão no calculo do GI. O segundo é o fato dela ser um ponto infinitamente pequeno, entenda que na vida real toda luz tem uma área minima que emite luz, então se quiser uma luz mais real troque por uma luz fotometrica que tenha alguma área, como uma esférica ou retangular, para a sombra não ficar muito marcada e a luz ficar mais difusa. Aí tem outros problemas como o multiply do FG que está em 1,4 e nunca deve sair de 1 se quiser uma luz realista. Vc disse que está usando o controle de exposição sem correção de gamma ligado, isso resulta em cores lavadas pq o controle de exposição está aplicando a correção por conta própria. Acho que cuidando melhor da iluminação, com luzes fotometricas, correção de gamma e controle de exposição, vc deve tentar dar uma brincada mais com as partes claras e escuras, esta tudo muito iluminado deixando um pouco sem graça, quase como uma luz ambiente.
Bom pessoal segue um up dessa cena q estava de lado, ainda sigo insatisfeito com o resultado. Os ultimos comentarios ate me ajudaram em parte relacionado ao o q usar e o q nao usar, mas conceitualmente ainda tem coisas q nao entendo no mentalray. Um exemplo é o seguinte quando mexo na luz photometrica nao consigo deixar a sombra mais marcada como a raytrace por exemplo, nao sei se é a atenuação dela q esta forte demais, ou o decay do GI ... bom ja viram q estou meio perdido ainda :D:D, espero algumas dicas, valeu pessoal. Uma coisa que gostaria de sabe é o seguinte, nesse meu caso seria uma interna, entao qeria saber uma seqencia para regular a cena tipo, GI, FG, luz, devo usar skylight ou nao, etc etc. abraço ai fico no aguardo, até logo.
Eu acho que a imagem está muito boa. A atenuação da sombra depende do tamanho da area de luz no menu area/shape. Aumenta o tamanho da luz que a sombra fica borrada, diminui o tamanho ou usa o point que a sombra fica dura. Interna eu faço com photometrics e skyportal se tem daylight do lado de fora. No render configuro GI, FG e ligo o mr photographic exposure control, mas pra ficar legal tem que habilitar a correção de gamma.
Opa Gustavo, valeu as dicas cara. Só que o seguinte ja tentei de tudo referente a atenuação, tamanho e intensidade da luz photometrica, acima segue uns testes q fiz q deu certo com duas SKYPORTAL e uma MR AREA OMNI (usando essa tive o resultado que queria, ja com photometric area nao deu esse resultado q queria). Esse teste adaptei para o MAX 2010 do tutorial do FREENANDO (http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=62874 ). Agora acho q estou no caminho certo hehehe valeuuu, se alguem quizer postar alguns exemplos e testes sintam-se a vontade, deixo disponivel as cenas para download. LINK cena do Tutorial (max2010) http://rapidshare.com/files/389229222/estudoStudioMR.max.html LINK Cena Desktop (arquivo 3ds) http://rapidshare.com/files/389236299/cenaDesktopEstudo.3DS.html Espero estar contribuindo e aguardo retorno, do pessoal para debatermos o assunto. Abraço a todos.
Gostei de ver velhinho, no aguardo das alterações! Abraço
Muito show a cena...
e-mail: [email protected] face: /davidsousa.aed \"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.\"V-Ray user... ;D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 319

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.