Textura - Pátina

Por: Debora Baby  

Em: 26/04/2010 16:50

Oi. Estou precisando criar varias texturas de pátina, mas estou com dificuldade, vocês podem explicar como fazer. Uso Mental Ray. Bjos.
Deby
Teria uma imagem da "Pátina" fala a verdade nem sei bem o que é isso srrs fica mais facil de ajudar
Olá Debora Baby, td bem!!!??? Desculpe mais não sei tbm como faz, mas acredito q compondo no PS alguma textura pra aplicar no shader surface era por onde eu começaria! Juliano Kloss eu tbm nem fazia ideia do que era pátina, mas segundo o google ta ae a definição "Pátina é um composto químico que se forma na superfície de um metal. Ela se forma naturalmente, pela exposição aos elementos e ao clima, ou artificialmente, com a adição de produtos químicos por artistas ou metalúrgicos. A pátina se restringe às superfícies expostas e pode se soltar ou não da superfície, dependendo das propriedades dos materiais" Se estiver errado corrige pra nós Debora!!! T+ Abrç...
\"Não são as respostas que impulsionam o mundo, mas sim as perguntas!\"
Eu achei outra definição para patina As pátinas são formas de acabamento que visam transformar a aparência original da madeira ou metal, geralmente usadas para envelhecer ou dar aparência de muito uso. Pelo que entendi é uma textura de madeira envelhecida artificialmente, até simples de fazer com uso do photoshop. Mas não sei se é isso que vc esta buscando
Pátina é quando pinta a madeira de branco e depois remove parte da tinta com solvente ou lixa. Compõe o material com blend ou cria a textura no photoshop.
V-Ray 1.5 Addict
Oi, obrigada pela ajuda de todos e desculpa a demora em responder. È mais ou menos o que o Carlos descreveu, só que não é feito só em madeira e pode ser feito praticamente em qualquer superfície e com todas as cores. Coloquei alguns objetos para vocês visualizarem, mas é basicamente misturar uma ou mais cores e remover para compor um material com diferentes tonalidades. Bjs.
Deby
Eu chamo de pátina os brancos, colorido conheço por outros nomes e varia de um lugar para outro. Mas todos demandam um bom trabalho de mapeamento no unwrap e pintura no photoshop.
V-Ray 1.5 Addict
Tem que ver a tonalidade que vc quer, fiz esse teste usando um noise esticado em uma das coordenadas, com mapeamento box. Segue a cena no max 2010: http://www.megaupload.com/?d=4AJSWJC4 Da pra diminuir o reflexo e aumentar o glossiness se quiser acelerar o render.
Oi Carlos obrigada. Oi Fla3DMadness, Muito obrigada pela cena, a imagem que você postou de exemplo está ótima, só lamento que não consegui abrir porque o meu Max é 2009. Bjs.
Deby
Pegue então só o material e importe para a tua cena. Vc precisa aplicar um modificador UVW map e acertar o tamanho nele. http://www.megaupload.com/?d=PFTIOJLZ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 498

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.