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foto X 3d

Por: Nazareno  

Em: 19/05/2010 17:11

Sou iniciante no max e gostaria de ajuda sobre a inserção de maquetes em fotos. Ja li sobre o "camera match" mas achei que o tutirial e para usuarios que ja tem noção sobre o assunto. obrigado
Você pode etão tentar criar 1 plane e "alinhar" ele na view, mas é mais trabalhoso. Mas tenta, vai ganhar experiencia!
Consegui um resultado quase 100% inserindo a imagem de fundo no background da viewport com o mesmo tamnho dela e fui fazendo maquete po cima. Depois usei a câmera meio no mesmo ângulo pra ficar na posição. Renderizei com canal alpha e juntei no photoshop. O cliente gostou muito.
Olha estes tutoriais http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42528 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=51447
Olá Nazareno! Cara, eu já fiz muito trabalho assim e o camera match é apenas um dos recursos que serve para alinhar a câmera apenas. Geralmente tem que usar um shader para criar a sombra na foto (matte shadow reflection) e um outro para criar os reflexos (background switcher). É um procedimento um pouco enjoado para quem está iniciando mas os resultados são fantásticos. Fica bem realista. Na primeira imagem temos o exemplo mais simples onde o 3d foi ajustado no olho mesmo e nem precisou de camera match. Uma imagem aplicada no enviroment e ajustando a saída do render para o mesmo tamanho da imagem além da iluminação para ficar conforme a foto resolveral o problema. Porém os reflexos dos vidros ficaram estranhos. Quando fiz essa imagem eu não sabia do shader bg switcher. continua...
O primeiro passo numa foto-montagem é escolher uma boa foto para ser aplicada como fundo na viewport “perspective”. Tecle “8” para abrir a ficha de “enviroment”. Clique no botão "none" e escolha o mapa “bitmap”, carregando em seguida uma foto que servirá como fundo. . A foto carregada para o “enviroment” ficará visível apenas no momento do render. Acesse o menu suspenso (views – viewport background)- "ALT + B" e no botão “file” carregue a mesma imagem. Não esqueça de marcar a opção “match rendering output” para linkar a imagem da viewport com a saída do render.
Feito isso vc terá sua imagem também na viewport. Precisamos agora ajustar o formato da imagem na saída do render. Caso contrário o render sairá diferente do que aparece na viewport. Perceba que pousando o mouse sobre a foto original pelo “Explorer” do “Windows” podemos ver o tamanho dela em pixels. Tecle F10 e na ficha common mude os valores do “output size” para os mesmos da imagem original e trave o cadeado ao lado de “image aspect”. Assim podemos escolher qualquer tamanho para a saída do render que a proporção da imagem será preservada. Assim, a imagem aparece de forma correta na viewport e também quando renderizamos. Quando trabalhamos com montagem sobre fotos é importante habilitar o "safe frame" - (shift + F) para que possamos ver toda a imagem sem cortes.
Boas dicas. Obrigado Eduardo.
Muito bom Eduardo. Vc sempre ajusta no olhometro ou as vezes mede os objetos reais antes de fotografar para usar o camera match? Eu não consigo usar o camera match.
Júlio, Depende muito do caso. A primeira tentativa é no olhômetro mesmo como é o caso do carro na faixa de pedestres. Mas dependendo do caso fica impossível conseguir o ajuste manualmente. Aí entra o camera match. Para utilizar o câmera match, precisamos conhecer as dimensões do local onde será feita a intervenção e também de um modelo em 3d compatível com estas medidas. Quanto maior for a semelhança entre a obra e o modelo 3d, melhor será o encaixe feito pelo 3dsMax de forma automática com o câmera match. No exemplo acima temos uma foto que serviu de referência para o camera match. Eu ia fazer uma montagem, mas a foto não ficou boa por causa da chuva e da sujeira na obra o que daria mais trabalho. Optei por fazer tudo em 3d e para não perder o trabalho do fotógrafo resolvi utilizar o camera match para simular a mesma lente a posição. Como eu tinha o projeto em 2d e a obra havia sido feita respeitando todas as medidas ficou perfeito o encaixe. Utilizei uns 14 pontos para isso. Para usar o camera match, primeiro devemos marcar os pontos no modelo 3d. Acesse o camera match do helper, marque os pontos. Feito isso, acesse o camera match do utility e marque os pontos do "campoint" na foto carregada na viewport. Feito isso basta clicar em "create camera" e digitando "C" perceberemos o modelo perfeitamente encaixado na foto. Agora como eu disse no início do post, o camera match serve apenas para ajustar a posição da camera. Ainda tem que ajustar o render a luz e o shader bg switcher para ficar perfeito. abraço!

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