Júlio,
Depende muito do caso. A primeira tentativa é no olhômetro mesmo como é o caso do carro na faixa de pedestres. Mas dependendo do caso fica impossível conseguir o ajuste manualmente. Aí entra o camera match. Para utilizar o câmera match, precisamos conhecer as dimensões do local onde será feita a intervenção e também de um modelo em 3d compatível com estas medidas. Quanto maior for a semelhança entre a obra e o modelo 3d, melhor será o encaixe feito pelo 3dsMax de forma automática com o câmera match. No exemplo acima temos uma foto que serviu de referência para o camera match. Eu ia fazer uma montagem, mas a foto não ficou boa por causa da chuva e da sujeira na obra o que daria mais trabalho. Optei por fazer tudo em 3d e para não perder o trabalho do fotógrafo resolvi utilizar o camera match para simular a mesma lente a posição. Como eu tinha o projeto em 2d e a obra havia sido feita respeitando todas as medidas ficou perfeito o encaixe. Utilizei uns 14 pontos para isso.
Para usar o camera match, primeiro devemos marcar os pontos no modelo 3d. Acesse o camera match do helper, marque os pontos. Feito isso, acesse o camera match do utility e marque os pontos do "campoint" na foto carregada na viewport. Feito isso basta clicar em "create camera" e digitando "C" perceberemos o modelo perfeitamente encaixado na foto.
Agora como eu disse no início do post, o camera match serve apenas para ajustar a posição da camera. Ainda tem que ajustar o render a luz e o shader bg switcher para ficar perfeito.
abraço!