Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
CGwatch.com   Philadelphia - AC
Paulo   são paulo

Portfólios Ver Mais

bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG
Antonio   São Paulo - AC
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
Hauris   Ceará - CE

light cache x brute force

Por: Douglas3D  

Em: 20/06/2010 22:58

Estava renderizando minhas maquetes com o light cache. Mas no último trabalho tive dificuldades na renderização. Depois de um tempo o Max simplesmente travava. Hoje tentei renderizar a mesma maquete , porém com o brute force. Demorou menos tempo um pouco, mas renderizou. Será que era algum problema da minha máquina ou o brute force é mais rápido? Outra coisa: com o brute force tem como eu ir tendo uma prévia da renderização, aos poucos, como no light cache?
Então, eu acho sempre bom saber como funciona cada cáculo pra achar os problemas e saber o que é melhor em cada situação. O light cache é um tipo de path tracing, vai traçando os caminhos do raios a partir da camera até atingir uma fonte de luz, semelhante ao photon mapping mas no sentido inverso, enquanto o photon faz o caminho luz > camera, o light cache faz o caminho camera > luz. Feito o caminho, ele guarda a informação em uma estrutura 3D chamada light map que depois vai ser interpolada no render final, mas pra isso ele tem que ter esse mapa todo carregado na memória e aí que pode estar o teu problema, especialmente em uma cena com muitos detalhes. No brute force ele divide a imagem em sub-pixels (por isso a opção subdivs nele) a partir do DMC sampler, trabalhando independente pra cada ponto, portanto sem interpolação nem aproximação (daí o nome força bruta) e também sem a opção de prévia, o calculo é sempre feito junto do render final. Por esses fatores esse método costuma ser mais lento, porém o único defeito que ele gera é granulação, porém não perde nenhum detalhe e não precisa carregar mapa nenhum na memória. Provavelmente no teu caso vc deve ter chegado no limite da memória, por isso o micro ficou lento e travou. Como o brute force consome menos memória, ele foi mais rápido e não travou. Em sempre defendo a idéia de usar o que for melhor em cada situação, se o brute force está resolvendo nesse caso, use ele. Por isso em geral eu uso brute force em cenas externas e light cache em cenas internas, mas cada caso é um caso.
Falou e disse...mandou ver. Brute force agora é o lance!
Fla3DMadness, procurava justamente sobre a diferença de LC pro BF, valeu por ter respondido. Daria pra vc nos dizer mais sobre o BF? Sobre os valores dele e tal? Desde já, obrigado.
Portifólio:
www.studioup.net.br
Opa, legal ver que mais alguém leu essa biblia que eu escrevi. :D O BF não tem nem muito o que falar pq ele é o mais simples dos GI. Pra cada pixel da imagem ele dispara um determinado numero de raios a partir da superficie de cada objeto. O subdivis é a base que determina o numero de raios a serem disparados mas, como quase tudo no vray, ainda varia de acordo com o DMC sampler. Depois vc escolhe quantas vezes a luz vai rebater. Como ele calcula o GI para cada ponto da cena, ele não interpola e por isso não tem manchas, perda de detalhe ou flick em animação, mas também por isso é mais lento e pode ter ruido. O valor de 8 dele é suficiente, o controle de ruido vai ficar por conta do DMC sampler. Depois o numero de rebatimentos vai depender da tua necessidade, eu acho que 3 também é bom para a maioria dos casos, se precisar de mais é melhor usar o light cache, mas ja usei até 5 com o brute force.
Fla3DMadness, escreveste algo sobre as configurações do Vray? Se sim, preciso que me envies uma print disso e o valor que tu tá cobrando para venderes uma cópia. Sou entusiasta no Vray e gostaria de me aprofundar mais.
Messenger: [email protected]
Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.
nossa Fla3DMadness se vc tivesse escrito isso 2 dias antes eu n teria sido xingado pelo cliente pela demora no render =( vlw, finalente descobri a diferença uiaehaeuhae
Ariquemes/Rondônia Revit Architecture Autodesk Maya/Vray skype: ricardoberkut3d http://ricardojr3d.blogspot.com/
Eae Leebano, eu não lembro de ter escrito algo sobre isso, mas raramente eu salvo presets ou algo assim, cada cena acaba tendo um setup diferente do outro, então o melhor é vc ler bastante o manual do vray para entender para que serve cada parametro. A única coisa que eu uso sempre é o setup de gamma. Ricardo, eu escrevi isso faz 2 meses... :-P
Fla3DMadness tenho uma vontade enorme de ler a biblia do v-ray :/ mas não sei inglês nem frances :/ fods, o v-ray guide que vc possui é em qual idioma ?
É, sem inglês é complicado, o manual do vray é em inglês e o livro tem em inglês e italiano: http://www.francescolegrenzi.com/blog/static.php?page=vray_guide_eng Quem sabe no futuro sai uma video aula do vray... :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 620, sendo 25 membro(s) e 595 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, Adalberto Rocha, marcola, Alessandro, Baldo, Lisandro, 3dbp, Pedroalcantara, Fabrício, magster, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, JMDesign, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, Duda, arquiluc, Gabriel.C, Leonardo, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.