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A tal grama complicada! Alguém pode ajudar?

Por: Du3D  

Em: 26/06/2010 01:30

Bom pessoal, já ví que não sou o único em busca de uma grama mais leve, haja vista que nem todo mundo tem uma super-máquina para renderizar as mais complexas....olhando uma aula de modelagem da 3D1 cujo nome é "O que é e como funciona o Displacement?", eu finalmente achei nessa, uma maneira de fazer e conseguir renderizar a tal grama, mas no meu caso ela ficou com umas listas de cores variadas, alguém sabe como posso ajustar isso? Segue uma foto para ver o teste que fiz! O render é MR. Grato e bom final de semana a todos...
ola tudo bem? essas "listras" são repetições na textura, precisa mapear corretamente as textura sobre o objeto com o modificador "UVW Map" e o bom seria meclar duas texturas no difuse para que a repitção não fique tam aparente, a mesclagem entre duas texturas pode fazer usando um map "Mix" com 2 texturas aplicadas e com variação de 50%. E sobre o Displcement para que fiquei bom precisa que o objeto tenha boa resolução (bastante seguementos), mais se vc usar o Hair and Fur com a tecnica desse tutorial acredito que consiga um ótimo resultado e sem pesar no render veja o link http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61075 Abraços
Olá eduardohbm, Segue as dicas do mago branco que o caminho é esse. Sobre técnicas para fazer gramados, hoje em dia implementaram mais algumas. Realmente é bem pesado fazer grama porque ocupa muita geometria. Usando o displacement é uma boa, só que dependendo da máquina e do tamanho do gramado fica muito pesado. Nestes casos podemos usar a técnica do displacement em composição com outro mapa (faloff) para limitar o efeito baseado na distância da câmera. Outra técnica mais atual e bastante promissora é distribuir a geometria das folhas (convertidas em proxy) como partículas com o pflow. Alguns plugins como o autograss utilizam isso. Mas o ideal mesmo é ter bom senso de fazer só o que realmente é necessário. Assim em cenas onde o gramado aparece distante, um bumpmap já resolve. abraço!
Muito obrigado Juliano, testei aplicando o UVW map e já melhorou bastante, o tempo de render foi satisfatório...vendo a imagem agora vc acha que faço mais alguma modificação para melhorar sem pesar tanto? Nesse caso criei um plano, apliquei Tubo Smoth para as divisões, apliquei o Displacement Approx e em seguida a sua sujestão, o UVWmap, mecho em mais alguma coisa ou tiro algo heheh?.....a respeito do Hair and Flur já tentei muitas vezes porém na hora de renderizar ele "mata" meu pobre computador hehehhe....sem contar que não consegui ajustar para que a grama ficasse realista....no mais muito obrigado pela atenção!!!
"Juliano Kloss" disse: ola tudo bem? essas "listras" são repetições na textura, precisa mapear corretamente as textura sobre o objeto com o modificador "UVW Map" e o bom seria meclar duas texturas no difuse para que a repitção não fique tam aparente, a mesclagem entre duas texturas pode fazer usando um map "Mix" com 2 texturas aplicadas e com variação de 50%. E sobre o Displcement para que fiquei bom precisa que o objeto tenha boa resolução (bastante seguementos), mais se vc usar o Hair and Fur com a tecnica desse tutorial acredito que consiga um ótimo resultado e sem pesar no render veja o link http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61075 Abraços
Olá xará, blza? Vou seguir a indicação do Juliano para testar, na cena que quero fazer a grama é pouca, não é muita coisa não....essa técnica da geometria convertida em proxy eu ainda não conheço, quero dizer, tenho pouco tempo nesse mundo "3D" então não conheço a maioria das técnicas ainda hehehe, acho que minha solução é correr atraz de plugin hehehe.....de qualquer forma muito obrigado mesmo pela atenção! bom fds..
"eduardoqf" disse: Olá eduardohbm, Segue as dicas do mago branco que o caminho é esse. Sobre técnicas para fazer gramados, hoje em dia implementaram mais algumas. Realmente é bem pesado fazer grama porque ocupa muita geometria. Usando o displacement é uma boa, só que dependendo da máquina e do tamanho do gramado fica muito pesado. Nestes casos podemos usar a técnica do displacement em composição com outro mapa (faloff) para limitar o efeito baseado na distância da câmera. Outra técnica mais atual e bastante promissora é distribuir a geometria das folhas (convertidas em proxy) como partículas com o pflow. Alguns plugins como o autograss utilizam isso. Mas o ideal mesmo é ter bom senso de fazer só o que realmente é necessário. Assim em cenas onde o gramado aparece distante, um bumpmap já resolve. abraço!
eduardohbm, mas vc fez o tutorial de grama do Rodrigo? Ele ensina um barato para ficar mais leve no render e o resultado é muito real. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61075 Com displacement não fica tão real pq fica pontuda demais, mas se gostou assim tenta outras texturas para ver como fica. O proxy não serve para displacement, se criar geometria com partículas ou com o hair pode converter em proxy. Falando nisso tmb pode fazer com partículas e fica legal, olha o tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=51058
Opa xará tudo bem? A primeira tentativa de grama que fiz foi a do Rodrigo, mas o render ficou muito demorado para a minha máquina, muito demorado mesmo....com particulas o resultado é ótimo porém é bastante trabalhoso e seria mais interesante usa-lo em uma cena mais complexa e claro quendo eu tiver uma máquina que aguente a pancada heheheh...obrigado pela atenção! boa tarde e bom fds..
"Luis Eduardo F" disse: eduardohbm, mas vc fez o tutorial de grama do Rodrigo? Ele ensina um barato para ficar mais leve no render e o resultado é muito real. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61075 Com displacement não fica tão real pq fica pontuda demais, mas se gostou assim tenta outras texturas para ver como fica. O proxy não serve para displacement, se criar geometria com partículas ou com o hair pode converter em proxy. Falando nisso tmb pode fazer com partículas e fica legal, olha o tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=51058
Eu também tenho dificuldade com grama e gostei do grass-o-matic http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918 Posso transformar ele em proxy? Como?
Opa não conheço este, vou testar!!!
"Raian Project" disse: Eu também tenho dificuldade com grama e gostei do grass-o-matic http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918 Posso transformar ele em proxy? Como?
Tópico muito bom. Minha maior dificuldade é quando a malha tem que ter algum buraco. Tipo quando tem pedras e a grama não pode atravessar essas pedras. Quando deleto ou faço Opacity em alguma parte da malha, a grama não fica por igual. Alguém tem alguma dica de como fazer corretamente?

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