Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :)
terto: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE POSSA PARTICIPAS BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta isso é muito relativo, cada um usa modelos prontos e o outros modelam quase tudo, o que não é muito comum aqui no Brasil, não sei pelo exterior, acho que os artistas gráficos de fora usam models prontos, todo mundo pelo menos uma vez na vida usou um model pronto.
Atire a primeira pedra quem nunca usou, eu mesmo em minhas cenas para estudos de iluminação avançada mesclado com G.I e F.G uso modelos prontos pela agilidade em fazer uma composição de uma cena. Portanto usar ou não models prontos vai depender muito da situação e do artista gráfico em si.
Mas na minha opinião é claro, eu não vejo nenhum problema em usar models prontos, desde que o artista gráfico saiba ou pelo menos tenha uma boa noção de como dar a forma para aquele modelo.
Tudo é muito relativo às vezes no mundo da Computação Gráfica, vc tem que saber de tudo um pouco, mas saber de tudo um pouco não basta em Computação Gráfica, tem que saber bem mais coisas.
Em termos de modelagem seja ela orgânica ou não, é uma das áreas que mais me fascina em Computação Gráfica, porque é uma das que exige maior LIBERDADE ARTÍSTICA por conta do artista gráfico. Vc precisa não só ter muita PACIÊNCIA para modelar bem como também muita habilidade manual.
Modelam complexa e animação a meu ver como artista gráfico, são os dois últimos patamares, mais elevados que um artista gráfico tende a alcançar. Depois que vc faz uma proesa de modelar tudo o que quer e animar tudo o que deseja, vc está com boa parte dos seus objetivos completos.
O uso de models prontos, hoje em dia, até por uma questão de sobrevivência mesmo dos artistas gráficos, tornou-se uma rotina corriqueira, porque imaginem todos vcs se tivéssemos que modelar carros, vegetações, figuras humanas e tudo mais em uma cena somente, nós teríamos que praticamente fazer uma cena dessas em um tempo relativamente grande, o que não seria muito viável, porque deixaria de pegar mais serviços por conta desse oneroso tempo de modelagem, a meu ver, é claro, desnecessário.
É claro que é importante saber modelar, se usam models prontos na maioria dos trabalhos, não vejo nenhum problema, desde que o profissional gráfico esteja antenado nas diversas formas de modelagem que se pode fazer ou não.
Modelar pra mim como artista gráfico é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de modelo 3D. E para que tudo isso esteja em perfeita harmonia com o seu pensamento e com os seus anseios e desejos, é preciso que tenha feito uma quantidade mensurável de sketchs, desenhos feitos a mão livre para ter uma noção da forma que vc tanto almeja, tanto deseja.
A forma, sela ela tridimensional ou não, sempre encantou as pessoas, dar formas aquilo que vc imagina e sonha, é um sentimento inexplicável para qualquer feitor, isso aconteçe tanto no mundo das artes em geral, como em Arquitetura e porque não , no mundo da Computação gráfica.
A modelagem em três dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas.
Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto. Há muito tempo começaram a surgir cinemas em 3D, que usando um óculos especial, permitia que o público visse filmes inteiros com imagens que praticamente saiam da tela do cinema.
Hoje em dia o espetáculo é mais moderno, e mais seguro. Pois antigamente, os filmes em 3D podiam provocar dor de cabeça e outros sintomas, que fizeram o 3D parar por alguns anos.
Hoje, a onda 3D em filmes, voltou com tudo com desenhos e outros filmes, que há muito tempo não voltava para as telas do cinema.
A arte 3D é feita de modo GERAL assim: é produzida a figura e, logo depois, é criada uma cópia avermelhada que, colocando um óculos especial, é possível ver a figura em 3D.
O tridimensionalismo é usado também para criar livros, como no caso do Guiness Book 2009, o livro dos recordes, que vinha acompanhado de um óculos especial, para ver algumas figuras do livro com o efeito tridimensional, que aparece no cinema. Nos livros, pode não ser tão perfeito como nos cinemas, mas também é bastante real.
Para a geração de modelagem tridimensional são necessários recursos de software e hardware adequados. O processo é usualmente dividido em três fases. Sendo que cada uma destas fases possui etapas mais específicas.
* Modelagem
* Configuração do layout da cena
o Mapeamento
o Iluminação
o Geração de câmeras ( posicionamento da imagem)
* Geração de cena
o Renderização (still images)
o Animação
Existem inúmeros softwares de qualidade para o desenvolvimento de modelagem 3D. A listagem abaixo contempla software proprietário e software livre.
[editar] Softwares proprietários
* SketchUp Pro
* 3D Studio Max
* MicroStation
* Maya
* ZBrush
* Swift3D
* Cinema 4D
* Strata Studio Pro
* Autodesk Softimage
* Rhinoceros 3D
* Lightwave
* Silo
* Solidworks
* Autodesk Inventor
* Mudbox
* SketchUp
* Gmax
* VDMax
* HDSM
Softwares livres:
* Art of Illusion
* Blender
* CB Model Pro
* POV-Ray
* Kpovmodeler (ainda exclusivo para Linux).
* Wings 3D
* Anim8or...etc.
RESUMINDO: O mais importante é saber como e porque modelar o que vc quer. Dar a forma para o que vc deseja só vem através de muito treino e muito estudo e dedicação. É preciso conheçer as ferramentas certas para a hora certa. Dominando as ferramentas que vc precisa para modelar tudo o que imaginar e sonhar e o mais importante de tudo: SABER ENTENDER COMO ESSA FERRAMENTA FUNCIONA para cada caso em específico, é o seu, o meu, o nosso maior trunfo.
Portanto não vejo problema algum em pegar models prontos, desde que em algum dia, quando eu precise modelar algo complexo que não exista model para tal, eu saiba modelar com MAESTRIA e perfeição, só assim eu não vejo problema algum em usar models prontos.
Um grande abraço a todos e espero ter ajudado de alguma forma!!