Planta baixa humanizada (iluminação)

Por: Studio A3  

Em: 23/08/2010 19:11

E ai galera, preciso fazer uma planta baixa humanizada, mas estou com duvida com relação a iluminação, a camera vai ficar na visão top, ai eu faço com daylight, ou coloco as luzes nos lugares , como se fosse fazer uma cena interna, e tiro o teto e faço o corte, estou com esta duvida, agradeço a ajuda de todos que passarem por aqui, meu render é o mental ray abraçoss
www.studioa3.arq.br
"O Daylight projeta uma sombra direta e passará a sensação que a casa está sem teto com o sol entrando. O ideal é que a sombra seja bem homogênea e difusa, sem perceber a direção que está a luz. Nesta situação a Skylight é perfeita, principalmente se combinada com Ambient Occlusion. Uma opção é forçar o AO no material Arch&Design colocando preto nas duas cores e não usando a opção Exact AO, pois deseja realmente sombrear com o AO em vez de apenas realçar o FG. Outra opção é criar uma luz Omni e aplicar o Shader de AO no Mental Ray Light Shader, normalmente o último menu da luz. Assim, a Omni passará a emitir AO na cena sombreando os objetos como se fosse um passo separado de AO sobre a imagem. Agora, num trabalho mais aprimorado e caprichado, seria interessante criar uma luz em cada ambiente usando o recurso de Attenuation para não permitir que a luz invada outro ambiente ao lado. Assim você poderá simular com mais realismo a iluminação dos ambientes, mas certamente é bem mais trabalhoso." (André Viera) Dica de mestre
obrigado pela ajuda Juliano, este recurso de attenuation e o que vc falou do ambiente oclusion, vc tem algum tutorial, pq nunca usei eles, ou algo que desse uma ajuda pra começar, se eu uma luz em cada como, eu não preciso usar a skylight? ou uso as 2 em conjunto. abraço
www.studioa3.arq.br
Veja nas imagens como usar o Ambient Oclusion no material Arch&Design e com usar o Shader de Ambient Oclusion com a luz Omini, a outra opção nao testei
muito brigado juliano, vou tentar aqui abraço
www.studioa3.arq.br
O attenuation fica no menu da luz, no intensity/color/attenuation.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711540.

Total de membros registrados: 138999

Últimos membros registrados: nowslimavisprix, Mitolyn3345, CranialGuard, NowSlimKapselnZutatenDE, Joaquinmcfarla, CBDKapseln223, jayejames, Mitolyn41159.

Usuário(s) on-line na última hora: 260, sendo 18 membro(s) e 242 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Alessandro, dr.adrianinha, Xikin MV, gilson antunes, Thiago Couto, Renatto, Pisano, WeRx, jean.schneider, Mitolyn3345, nowslimavisprix, CNC, Duda, jessicatorres, CranialGuard, Elis, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.