Olá, pessoal!
Antes de mais nada, quero agradecer a atenção e as dicas de todos. Já andei dando uma olhada nos tutoriais, mas ainda não tive tempo de fazê-los.
Comecei por um tutorial mais fácil: http://www.blog.andrerubiodesign.com.br/2010/02/iluminacao-basica-para-ambientes.html pra testar as configurações do vraysun e do render. Segue minha imagem que fiz de acordo com o tutorial. Deu tudo certo, e achei que a cena ficou bem realista, porém quando apliquei as configurações ao meu projeto, não obtive o mesmo resultado. Precisei aumentar a intensidade do vraysun, ligar as luzes das janelas - porém um pouco menores, como a dica de ederandres - e aumentei o multiplier dos primary bounces do GI para 2,0. Ainda assim achei que ficou bem escuro. Gostaria de saber se devo mesmo aumentar o multiplier, pois todos os tutoriais que vi até agora, o pessoal usa 0,8 ou 1,0 para cenas diurnas.
Gostaria de ressaltar também que os materiais (vray) ainda não estão prontos. Mas uma coisa louca que está acontecendo, é essa parede da varanda ficando cinza. Ela tem a mesma textura da parede. Fiz alguns testes e não encontrei o motivo. E quando escondo os móveis, ela fica normal. Alguém sabe porquê?
Outra coisa é a persiana da janela estourando. Mesmo colocando 10 para os subdivs. das luzes, fica manchado. Também não consegui resolver essa questão.
Vou falar uma coisa pra vocês: tá fácil não, viu? :(:( Tô passando apertado! Chego a ficar de mau humor e quase brigo com o computador. :(:(:( Mas estou confiante que com a ajuda de vocês vai dar tudo certo.
Mais uma vez, muito obrigada!