Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

claudioantonio3d   Nova Lima - MG
Ed Lopes   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

RafaGama   São Paulo
Wilson   brasilia
Ozzykratos   Brasília - AC
Edu   São Paulo

Dúvidas sobre iluminação interna com render VRay

Por: luna  

Em: 13/10/2010 23:03

Olá, pessoal! Este é meu primeiro post. Estou aprendendo 3D no max e tenho tido muitas dúvidas na hora de iluminar e renderizar com VRay para deixar as cenas realistas. Resolvi dividir minhas dúvidas com vocês, caso possam me ajudar. Peço desculpas se minhas perguntas forem muito óbvias, mas pra mim está um bocado difícil de acertar. Bom, vamos lá! Modelei a cena e iluminei com luzes "vray light". A câmera também é vray e tentei configurá-la para captar o máximo de luz. Estou usando o VRay com GI ligado. No GI, estou usando "irradiance map" em "primary bounces" e "light cache" em "secondary bounces". Não sei se essa é a melhor opção. Na cena à noite, não tenho iluminação vinda do exterior e o skylight está desligado (em ambas as cenas). Além das luzes do teto, tenho uma luz de preenchimento na frente da câmera. Gostaria de saber se esse recurso é usado com muita frequência ou se há outros modos de conseguir um ambiente claro. Uma coisa que fiz foi aumentar os "primary bounces". A configuração do render está com uma qualidade melhor, então não entendo porque na varanda as paredes ficaram granuladas. A grande dúvida é: como conseguir um ambiente claro o suficiente sem que as lâmpadas fiquem estourando? Quais os recursos para se conseguir um bom resultado? Na cena de dia, liguei uma luz na janela e outra no vão da varanda (como é possível ver na planta). A grande questão é: devo mostrar iluminação artificial (lâmpadas acesas) em cenas diurnas? Andei pesquisando e vi muitas cenas assim, mas fico pensando se deve ser feito dessa forma já que na realidade quando é dia quase nunca acendemos lâmpadas. Estou tendo muitas dúvidas nessa parte de iluminação e rendering. Resumindo, não sei como fazer pra deixar minhas cenas realistas. Alguém tem alguma dica? Agradeço a atenção e a paciência em lerem meu "pequeno" texto. Agradeço muitíssimo caso alguém possa me ajudar.[/img]
iluminação é uma coisa chata de aprender amigo mais depois que pega so vai, meu palpite seria ao inves de voce fazer varias planes lights, use apenas uma estourando emcima do teto. outra é voce usar lights photometrics estourando na parede. nos tuto do site voce encontra inumeras tecnicas de iluminação. aqui vai uma http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867&highlight=ilumina%E7%E3o abrazz
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
Veja esse tutorial. Iluminação Interna V-Ray 1.50 SP2 - bender - http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=50726
Alem da iluminação, voce deve tambem dar uma atenção aos materiais.
Algumas dicas: Deixe para configurar a câmera por último.Na vida real o ambiente e suas luzes já estão lá e depois vc configura sua máquina fotográfica. O fato de ser à noite não quer dizer que não pode ter luz no exterior.Sempre tiro partido do entardecer, mas quando está quase totalmente escuro e o cél tem um tom azulado chegando ao negro.Nessas condições o ambiente é noturno mas há alguma luz vindo do exterior.Aplique no environment(atalho de teclado 8) um céu do azul escuro mas não totalmente negro. Ainda não ligue as luzes.Existem muitas formas de controlar a luminosidade de um ambiente e as principais são as seguintes: O environment do vray que está na aba de render.Nele vc pode aplicar o mapa ou a cor que vc quer que ilumine a sua cena e controlar o multiplier.Pode fazer alguns testes de render em baixa resolução para ver como fica, imaginando como este ambiente seria nessas condições - com as luzes apagadas e só a luz natural agindo. Além desse parâmetro o GI, que vc já citou.Geralmente eu controlo pelo primary bounces.Pode ir aumentando e testando o render.Em cenas noturnas acho que entre 1.8 e 2 é razoável. E ainda, um terceiro ponto que é o color mapping do vray.O que costumo usar é o exponential.E o dark e bright multiplier são os controles.Prefiro sempre alterar somente o dark multiplier.Pode ir aumentanto esse parâmetro e testando para ver o resultado. Pronto, com esses três métodos vc irá conseguir uma cena bem iluminada com luz natural. Agora comece pelas janelas, agora só para a cena diurna.Coloque as vraylight nas janelas simulando a luz que entraria no ambiente.Faça-as menores que a abertura da janela para que não fique muito marcado no teto.E use também pouca intensidade.O ideal é que a luz final seja uma composição suave e uniforme.Faça testes de render. E depois disso comece a ligar as luzes artificiais.Pode usar vraylight nas sancas e nos plafons de sobrepor, as luminárias quadradas maiores, e nas dicróicas use luzes photométricas.Vc pode baixas luzes ies aqui no site.Elas têm parâmetros reais e conferem maior realismo às cenas. Acho que é isso... Espero ter ajudado. abs.
Olá, pessoal! Antes de mais nada, quero agradecer a atenção e as dicas de todos. Já andei dando uma olhada nos tutoriais, mas ainda não tive tempo de fazê-los. Comecei por um tutorial mais fácil: http://www.blog.andrerubiodesign.com.br/2010/02/iluminacao-basica-para-ambientes.html pra testar as configurações do vraysun e do render. Segue minha imagem que fiz de acordo com o tutorial. Deu tudo certo, e achei que a cena ficou bem realista, porém quando apliquei as configurações ao meu projeto, não obtive o mesmo resultado. Precisei aumentar a intensidade do vraysun, ligar as luzes das janelas - porém um pouco menores, como a dica de ederandres - e aumentei o multiplier dos primary bounces do GI para 2,0. Ainda assim achei que ficou bem escuro. Gostaria de saber se devo mesmo aumentar o multiplier, pois todos os tutoriais que vi até agora, o pessoal usa 0,8 ou 1,0 para cenas diurnas. Gostaria de ressaltar também que os materiais (vray) ainda não estão prontos. Mas uma coisa louca que está acontecendo, é essa parede da varanda ficando cinza. Ela tem a mesma textura da parede. Fiz alguns testes e não encontrei o motivo. E quando escondo os móveis, ela fica normal. Alguém sabe porquê? Outra coisa é a persiana da janela estourando. Mesmo colocando 10 para os subdivs. das luzes, fica manchado. Também não consegui resolver essa questão. Vou falar uma coisa pra vocês: tá fácil não, viu? :(:( Tô passando apertado! Chego a ficar de mau humor e quase brigo com o computador. :(:(:( Mas estou confiante que com a ajuda de vocês vai dar tudo certo. Mais uma vez, muito obrigada!
Não fica de mau humor, não! Muita persistencia que voce chega lá. Não entendo de vray, só um pouco de MR. Se voce colocasse estas luzes fora da janela, não melhoraria?
Olá, pessoal! Estive meio sem tempo para postar novas dúvidas, mas hoje deu pra dar uma mexidinha na cena. Bom, vamos lá! Peguei algumas dicas de vocês aqui, olhei alguns tutoriais, conversei com alguns amigos e fiz um teste da cena à noite. Deletei todas as luzes que estava usando e substitui as câmeras vray por câmeras comuns. Preenchi todo o teto com vray light. As luminárias e as sancas são materiais vraylight. Em termos de iluminação fiquei bem mais satisfeita, comparando com os testes iniciais. Lembrando que a qualidade do render ainda está bastante inferior e ainda não finalizei nenhum material. Estou com dúvida sobre a sanca. Reparem que dá uma pequena sombrinha na parede logo abaixo dela. Aumentei a intensidade do material luminoso mas ficou estourando. Diminui um pouco mas ainda assim achei que ficou forte. Alguém tem alguma sugestão? Outra dúvida é sobre o environment. Não sei como configurar o padrão para que não fique azul claro. Alguém sugere alguma configuração que fica legal para noite? Bom, acho que por hoje é só. Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 808, sendo 11 membro(s) e 797 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, LEANDRO.AUGUSTO, Allen Anderson, marcss, Rodrigo, JesusEnzo , MarcioBottega, Figurol696, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.