Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

claudioantonio3d   Nova Lima - MG
Ed Lopes   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

RafaGama   São Paulo
Wilson   brasilia
Ozzykratos   Brasília - AC
Edu   São Paulo

Dúvidas sobre iluminação interna com render VRay

Por: luna  

Em: 13/10/2010 23:03

Olá, pessoal! Este é meu primeiro post. Estou aprendendo 3D no max e tenho tido muitas dúvidas na hora de iluminar e renderizar com VRay para deixar as cenas realistas. Resolvi dividir minhas dúvidas com vocês, caso possam me ajudar. Peço desculpas se minhas perguntas forem muito óbvias, mas pra mim está um bocado difícil de acertar. Bom, vamos lá! Modelei a cena e iluminei com luzes "vray light". A câmera também é vray e tentei configurá-la para captar o máximo de luz. Estou usando o VRay com GI ligado. No GI, estou usando "irradiance map" em "primary bounces" e "light cache" em "secondary bounces". Não sei se essa é a melhor opção. Na cena à noite, não tenho iluminação vinda do exterior e o skylight está desligado (em ambas as cenas). Além das luzes do teto, tenho uma luz de preenchimento na frente da câmera. Gostaria de saber se esse recurso é usado com muita frequência ou se há outros modos de conseguir um ambiente claro. Uma coisa que fiz foi aumentar os "primary bounces". A configuração do render está com uma qualidade melhor, então não entendo porque na varanda as paredes ficaram granuladas. A grande dúvida é: como conseguir um ambiente claro o suficiente sem que as lâmpadas fiquem estourando? Quais os recursos para se conseguir um bom resultado? Na cena de dia, liguei uma luz na janela e outra no vão da varanda (como é possível ver na planta). A grande questão é: devo mostrar iluminação artificial (lâmpadas acesas) em cenas diurnas? Andei pesquisando e vi muitas cenas assim, mas fico pensando se deve ser feito dessa forma já que na realidade quando é dia quase nunca acendemos lâmpadas. Estou tendo m