Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
RaffaPrado   Hortolândia - SP
the borba   santa catarina
Ricardo 3D   Brasil - BA
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS

Portfólios Ver Mais

johnbarbieri   Nova Mutum Mato Grosso - MT
Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
crishave   Brasil - AC

Alinhar planes com câmeras no mental

Por: netroger  

Em: 09/11/2010 17:08

Colegas; Estou tentando usar recursos do mental, depois de um tempo usando só v-ray. Quando quero colocar pessoas no v-ray, uso os rpcs. Não rola pro mentalray, certo? Teria que aplicar as imagens e os cutouts num plane. Sem mistério. Porém: Uso muito o batch render pra deixar rendendo à noite e tais planes não se alinham às diferentes câmeras como os rpcs. Então, pergunto-lhes: Como lidam com essas questão? Obrigado. Rogério
O maior modelista do mundo é Deus!
Meu portifólio: www.maquetedigital.com
Cara, vc pode aplica o mapa diffuse com a pessoa, e aplica o mapa opacity, basta aplicar uma imagem com 2 cores basica, o branco e o preto, o preto o 3dmax considera como invisivel, e o branco como opaco, com um pouco de paciência e photoshop, vc pode faze a pessoa fica so branca e o resto da imagem so preto, depois e so aplica em um plane, so q pa a sombra naum fica plana tem q cria uma luz nova, com o tipo de sombra shadow map e coloca pa a luz ilumina so o plane, se naum a luz vai ilumina o resto do ambiente, e a sombra com ele naum fica muito bom, e precisa vira o plane para o rumo da camera, se naum vc vai ve q a pessoa naum e 3d, mas sim 2d, existe plugin para faze o plane gira automaticamente, so q precisa da uma revirada nas noticias q o 3d1 coloca, q ja faz um belo tempo q iso acontece. Mas cara, da pa faze isso manualmente, crie um plane e faça com q o plane fique virado com a face para a camera, depois selecione o plane vai no painel de motion, ele fica no canto dreito superior: depois clica em rotation: depois clica em assign controller: depois de duplo clique em orientation constraint: depois abaixe a barra de rolagem dos parametros do motion depois clique em add orientation target : e depois clica na camera ( na camera, naum no target dela ) pronto, agora todo movimento q a camera fize o plane vai acompanha so virando, ele ficara com a face do plane fique virado sempre pra camera, sem a necessidade de animação com key ( detalhe, a camera tem q se com target )
Não sei como os rpcs do vray funcionam, mas o que eu sempre ouço falar nesse caso, quando se usa planes pra fazer pessoas e até mesmo árvores, é aplicar um LookAt constraint (animation>> constraints>> LookAt Constraint) nos planes que vão receber as texturas, e determinar a câmera como alvo do LookAt constraint (na aba Motion). Se tiver muitos planes vai ser meio chatinho fazer isso um por um, mas se os mapas tiverem todas a mesma medida pra todos os pedestres, crie primeiro um plane base, aplique o constraint nele e depois copie quantas vezes quiser. Se isso não resolver, talvez tenha um script pra isso.
Rpcs funcionam no mental ray também, ja testou?
Fla3DMadness: Rapaz... tem razão. Acho que me confundi. Como tenho tido problemas pra gerar sombras de rpc no v-ray do max 2009 pensei em fazer isso no mental e, não sei porque, achei que não rolava no mental. Mudinho: Valeu pelo tuto, mano. Mas aí, caso precise renderizar mais de uma câmera, não vai rolar, né? Só se eu animasse uma única nas muitas posições e renderizasse os frames de cada posição, certo?
O maior modelista do mundo é Deus!
Meu portifólio: www.maquetedigital.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 1000, sendo 12 membro(s) e 988 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, JMDesign, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Vladis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.