Cara, vc pode aplica o mapa diffuse com a pessoa, e aplica o mapa opacity, basta aplicar uma imagem com 2 cores basica, o branco e o preto, o preto o 3dmax considera como invisivel, e o branco como opaco, com um pouco de paciência e photoshop, vc pode faze a pessoa fica so branca e o resto da imagem so preto, depois e so aplica em um plane, so q pa a sombra naum fica plana tem q cria uma luz nova, com o tipo de sombra shadow map e coloca pa a luz ilumina so o plane, se naum a luz vai ilumina o resto do ambiente, e a sombra com ele naum fica muito bom, e precisa vira o plane para o rumo da camera, se naum vc vai ve q a pessoa naum e 3d, mas sim 2d, existe plugin para faze o plane gira automaticamente, so q precisa da uma revirada nas noticias q o 3d1 coloca, q ja faz um belo tempo q iso acontece.
Mas cara, da pa faze isso manualmente, crie um plane e faça com q o plane fique virado com a face para a camera,
depois selecione o plane
vai no painel de motion, ele fica no canto dreito superior:
depois clica em rotation:
depois clica em assign controller:
depois de duplo clique em orientation constraint:
depois abaixe a barra de rolagem dos parametros do motion
depois clique em add orientation target :
e depois clica na camera ( na camera, naum no target dela )
pronto, agora todo movimento q a camera fize o plane vai acompanha so virando, ele ficara com a face do plane fique virado sempre pra camera, sem a necessidade de animação com key ( detalhe, a camera tem q se com target )