Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :)
Darfferson: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu problema com flickers de iluminação, veja só, antigamente o Final Gather (F.G) não tinha os Bounces, portanto, a única forma de criar o efeito de radiosidade da luz era por meio dos Photons (GI).
Sendo assim, tanto em cenas internas quanto em cenas externas era necessário usar Photons.
O problema é que fica demorado usar Photons em cenas externas, precisa de muitos Photons e também é necessário que tenha uma geometria envolvendo a cena, para impedir que a maioria dos Photons se percam no espaço aumentando ainda mais o tempo de render.
Uma das soluções para diminuir o tempo de render era diminuir a resolução do mapa de Photons, emitindo menos Photons, mas com raio muito maiores, assim, você cria o efeito de radiosidade sem perder muito tempo, mas este efeito terá uma resolução baixa.
O Bounces do Final Gather faz justamente isso, cria a radiosidade da iluminação com baixa resolução.
O tempo de render acaba ficando similar se usar até 3 bounces, pois a cada bounce dobra o tempo de cálculo do Final Gather.
Portanto, dá na mesma usar GI e FG ou só FG com Bounces, a diferença só acontece na animação, pois FG é um mapa de irradiação e este tipo de mapa é MAIS PROPENSO a gerar Flicker, o que não acontece com Photons, mesmo quando tem baixa resolução no mapa. Este é o principal motivo do V-Ray criar tantos Flickers, ele só trabalha com mapa de irradiação.
Hoje em dia é muito melhor usar apenas FG com Bounces para cenas externas, até para poder usar o sistema Daylight com o Shader Physical Sky, para fazer cenas noturnas e tudo mais.
Apenas em animação que a pessoa vai preferir usar Photons, mas neste caso terá que pensar muito bem em todo o projeto, pois não poderá usar luzes Sky, não poderá usar o Shader Physical Sky, nem o Mad physical sky entre outros detalhes.
Já em cenas internas, a qualidade e a precisão da radiosidade são muito importantes e os Photons fazem isso muito melhor do que o Final Gather, além de serem mais velozes.
Com Photons (G.I) você pode fazer muitos Bounces em cena interna sem aumentar em nada o tempo de render, pode usar muitos Photons com raio pequeno, obtendo um mapa com alta fidelidade.
Assim, não tem que usar os Bounces do Final Gather e certamente o render fica muito mais rápido desta forma.
O Final Gather por padrão vem com o raio de 10 % do tamanho da cena, a configuração dele depende puramente da cena e dos detalhes que ela tem, raios pequenos demais granulam o sombreamento do Final Gather e raios grande demais fazer perder detalhes.
O raio tem que ser ajustado conforme cada cena, fazendo alguns testes de render.
Portanto se vc for fazer uma animação terá que pensar em envolver a sua cena com uma geometria (metade de uma esfera) aplicar material de céu diurno e inverter as normais dela. Desta forma vc poderá aplicar os efeitos de Global Illumination (G.I) para agilizar o tempo de render + Final Gather.
Essas foram algumas das dicas. Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso!!
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