Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
Claudio   Manaus - AM
Colli   Maringá - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Marcilio3D   Recife - PE - AC
Eliot   Santos - AC
Hirow   Varzea pta - SP

Isso já lhe aconteceu? (Sombra pisca quando gera animação).

Por: Darfferson  

Em: 11/11/2010 15:13

Eu estou fazendo uma animação, e conforme a camera passeia, as sombras piscam. Alguém sabe por que isso ocorre? Já fiz uns testes e nada.
Eu vou colocar um pedaço da animação para vocês verem.
Aí está: http://www.youtube.com/watch?v=h5Lrx5G4LtA
o video no youtube esta com problema
Olá Darfferson. Esse problema é conhecido como flicker, e geralmente acontece quando se usam setagens baixas no render. Acontece que em cada imagem os cálculos vão sofrer muitas aproximações e interpolações, e nesse caso cada imagem terá aproximações diferentes que observadas em sequência não apresentarão uma transição suave. Uma solução seria aumentar algumas setagens da cena, nas luzes, como shadow samples por exemplo, e ir testando. Existem outros artifícios pra reduzir o problema sem aumentar tanto o tempo de render, usando o render passes.
to com o mesmo problema, o video ta ficando péssimo, a setagem esta boa, o tempo de render sobe muito...se fica um bom tempo, degrada demais as imagens, aparecendo esse flicker en todo que objeto que tem algum brilho ou reflexo... vou pesquisar mais e se encontrar algo qua ajudo, posto aqui
http://luizkozerski.blogspot.com/
"mp" disse: Olá Darfferson. Esse problema é conhecido como flicker, e geralmente acontece quando se usam setagens baixas no render. Acontece que em cada imagem os cálculos vão sofrer muitas aproximações e interpolações, e nesse caso cada imagem terá aproximações diferentes que observadas em sequência não apresentarão uma transição suave. Uma solução seria aumentar algumas setagens da cena, nas luzes, como shadow samples por exemplo, e ir testando. Existem outros artifícios pra reduzir o problema sem aumentar tanto o tempo de render, usando o render passes.
Olá Mp. Obrigado pela dica. Mas onde é que eu configuro isso para a sombra parar de piscar? A setagem da minha cena está até que boa, mas a sombra pisca demais. Não está ficando legal por causa disso. Principalmente onde tem mais sombre é onde fica pior. Onde eu corrijo isso?
Qual o render? Como esta configurado o GI?
Eu não habilitei o GI. Na verdade, como se trata de uma animação simples não é necessário colocar GI. Só está habilitado o Final Gather. Estou usando o Mental ray.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Darfferson: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu problema com flickers de iluminação, veja só, antigamente o Final Gather (F.G) não tinha os Bounces, portanto, a única forma de criar o efeito de radiosidade da luz era por meio dos Photons (GI). Sendo assim, tanto em cenas internas quanto em cenas externas era necessário usar Photons. O problema é que fica demorado usar Photons em cenas externas, precisa de muitos Photons e também é necessário que tenha uma geometria envolvendo a cena, para impedir que a maioria dos Photons se percam no espaço aumentando ainda mais o tempo de render. Uma das soluções para diminuir o tempo de render era diminuir a resolução do mapa de Photons, emitindo menos Photons, mas com raio muito maiores, assim, você cria o efeito de radiosidade sem perder muito tempo, mas este efeito terá uma resolução baixa. O Bounces do Final Gather faz justamente isso, cria a radiosidade da iluminação com baixa resolução. O tempo de render acaba ficando similar se usar até 3 bounces, pois a cada bounce dobra o tempo de cálculo do Final Gather. Portanto, dá na mesma usar GI e FG ou só FG com Bounces, a diferença só acontece na animação, pois FG é um mapa de irradiação e este tipo de mapa é MAIS PROPENSO a gerar Flicker, o que não acontece com Photons, mesmo quando tem baixa resolução no mapa. Este é o principal motivo do V-Ray criar tantos Flickers, ele só trabalha com mapa de irradiação. Hoje em dia é muito melhor usar apenas FG com Bounces para cenas externas, até para poder usar o sistema Daylight com o Shader Physical Sky, para fazer cenas noturnas e tudo mais. Apenas em animação que a pessoa vai preferir usar Photons, mas neste caso terá que pensar muito bem em todo o projeto, pois não poderá usar luzes Sky, não poderá usar o Shader Physical Sky, nem o Mad physical sky entre outros detalhes. Já em cenas internas, a qualidade e a precisão da radiosidade são muito importantes e os Photons fazem isso muito melhor do que o Final Gather, além de serem mais velozes. Com Photons (G.I) você pode fazer muitos Bounces em cena interna sem aumentar em nada o tempo de render, pode usar muitos Photons com raio pequeno, obtendo um mapa com alta fidelidade. Assim, não tem que usar os Bounces do Final Gather e certamente o render fica muito mais rápido desta forma. O Final Gather por padrão vem com o raio de 10 % do tamanho da cena, a configuração dele depende puramente da cena e dos detalhes que ela tem, raios pequenos demais granulam o sombreamento do Final Gather e raios grande demais fazer perder detalhes. O raio tem que ser ajustado conforme cada cena, fazendo alguns testes de render. Portanto se vc for fazer uma animação terá que pensar em envolver a sua cena com uma geometria (metade de uma esfera) aplicar material de céu diurno e inverter as normais dela. Desta forma vc poderá aplicar os efeitos de Global Illumination (G.I) para agilizar o tempo de render + Final Gather. Essas foram algumas das dicas. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e sucesso!! __________________________ [i:9b864deca5]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9b864deca5]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711246.

Total de membros registrados: 138776

Últimos membros registrados: NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel.

Usuário(s) on-line na última hora: 670, sendo 1 membro(s) e 669 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.