Como fazer uma parede com uma aparencia real?

Por: donato  

Em: 30/11/2010 07:59

Ola pessoal, bom dia! Como não vi esse tipo de comentários aqui no forum, resolvi criar este tópico para conversarmos sobre com fazemos para deixar uma parede, seja interna ou externa, bem real. Eu particularmente tenho dificuldade para fazer uma parede parecer bem real, seja ela branca, verde, amarela etc. As vezes uso uma textura como as que tem aqui no site, porém nao fica muito legal. Como vocês fazem? Abraço
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
olá donato.. depende do que vc chama de real... rsrs dependendo da distância da camera... apenas aplicar uma cor no difuse já fica com aspecto real... rs bem... o realismo que vc tá falando depende de vários fatores.... primeiro modelagem... assim como existem paredes simples (que podemos fazer com box ou wall) tb tem paredes trabalhadas, pilastras.. etc e tals.... então o primeiro ponto é modelar com o suficiente p/ mostrar os detalhes que vc deseja... segundo e extremamente importante.... eu diria que pelo menos 50% da cena... é a iluminação... não adianta vc ter uma modelatem super detalhada e materiais muito bem setados.. se a iluminação não for adequada.. vai destruir a cena... grande parte do realismo está na iluminação.. e consequentemente nas sombras... o terceiro fator que tb contribui muito é ter um bom mapeamento e bons mapas p/ compor os seus materiais.. então aí vei uma parte chata... estudo de criação de materiais.... se vc tiver uma boa modelagem, boa iluminação e um bom mapeamento.. mas com texturas de baixa resolução.. tb vai matar sua cena... procure sempre bons mapas... depois das 3 etapas vencidas... vc precisa estudar o renderizador que escolheu p/ poder retirar o máximo (ou perto disso) que ele pode oferecer.... e lembre-se vai depender exclusivamente do seu conhecimento na ferramenta.. já vi trabalhos fantásticos em scanline... eu no mental não consigo fazer nem parecido.. mas é pq eu não domino completamente a ferramenta.... (não é culpa do renderizador.. rsrs).... e é isso aí... uma cena real.. tem 5% de talento e 95% de suor.... bons estudos e não desanime.. abraço.
E isso ai o q o chthome comentou, iluminacao e 50% do trabalho pra se deixar um render realista, exemplo e as renderizacoes feitas por quem entende no Yafaray, um renderizador com opcoes muito limitadas de material mas q mesmo assim quem sabe utilizar cria trabalhos espetaculares. http://www.yafaray.org/gallery?g2_itemId=1886
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
valeu chthome, muito obrigado pelo seu comentário, realmente oq vc disse é verdade, nao existe mágica, tem q ralar mesmo rs...
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Kornlu, q desenhos féras hein, nossa!! adorei o site, muito bom mesmo. será q chego la um dia? rsrs. tenho q so lutar e continuar estudando.
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Eu tbm sofro pra fazer umas paredes legais. Mas vamos pesquisando né...hehe
ae Donato, claro q consegue sim, e so estudar sempre um renderizador, escolha um de sua preferencia e fique com ele, quando a gente trabalha com muitos ao mesmo tempo nunca chega a utilizar todas as capacidades, eu como utilizo Blender estou usando este ai deste site, o Yafaray, bem limitado em materiais, nao possui nem SSS, mas tem uns artistas q fazem trabalhos excelentes como estes da galeria. Se voce usa Max pode ficar com o Mental Ray, q vem junto com o software e nao precisa pagar uma licenca cara como o VRay.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Eu colocaria ainda nos estudos composição fica dificil alguma coisa fircar bonita sem um dialogo entre as coisas, voce pode ter um projeto muito bem acabado e ele ainda nao estar legal, então e sempre bom criar referencias tanto em 3D quanto arquitetura e paisagismo, e se possivel estudar fotografia pois no final voce acaba virando um fotografo e cababa sendo fundamental para um bom resultado enfim boas leituras e nunca desista pois acredito que o amadurecimento no programa vem com pratica e tempo,abração
Arquiteto & Urbanista
Bom eu vinha sofrendo com isso também... Minhas paredes ficavam muito chapada, não parecia ter textura. Mas se for pensar bem fica dificil vc ver a textura de uma parede, ainda mais de longe, o que eu comecei a fazer foi além do material da parede ter bump e mapa de reflexão, eu to fazendo um mapa de Vray Dirt e jogando na imagem toda e dando um render, dai assim eu coloco em overlay no photoshop e vou apagando a sujeira dos lugares que eu não quero. O que mais da aspecto de real é que as paredes nunca são totalmente retas, então com mapas de reflexão e bump isso se resolve.
Studio Haus - Maquetes Eletrônicas
www.studiohaus.com.br
Darfferson, o negócio é estudar realmente. Kornlu, eu so uso o mental ray mesmo, e realmente tenho muitoooooooooooo!! q aprender rs Apoema, vc disse algo interessante q muita genta estudar direito, mas ate agora nao sei onde achar algo legal de fotografia para estudar, se vc conhecer algum site, aposlita ou videos, agradeço a indicação. gustavo, como seria fazer isso no mental ray? Eu adoro este site e este forum, pois sempre encontro pessoas querendo ajudar o proximo, é isso q nos une e nos faz crescer e aprender cada vez mais. Obrigado a todos pelas comentários e vamos q vamos rs
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