Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC

Portfólios Ver Mais

Juninho   Belo Horizonte - MG
Zaqueu   Almenara MG - MG

O que é um Sky Portals (Juro que o Google não me respondeu!)

Por: Leandro Lopes  

Em: 21/12/2010 16:56

Pessola, Eu estava buscando uma forma de fazer iluminação interna de uma residência pelo Mental Ray...encontrei um artigo informando que uma forma "fácil" seria através da criação de Sky Portals ( algo para simular os raios solares)..porém não faço ideia de como cria-los....nem o Google me respondeu...este Sky Portals existe no 3D Max 9? Obrigado
oi leandro, o sky portals não existe no max 9. Ele está na seção de lights a partir da versao 2009 ou 2008, não sei ao certo. Ele é uma luz que emite o environment da cena. Abraços!
Se não me engano é só a partir do max 2009.
no 2008 já tem.... é um tipo de luz do max (a partir do 2008).. que funciona como um "funil" dos photons da cena... que puxa lá de fora p/ dentro da cena.. p/ ajudar na iluminação... utilizando um shader específico é possível fazer a skyportal emitir photons e iluminar a cena com ela... é uma luz photometrica...
Esse tutorial tb fala da skyportal http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867 Ela vai nas janelas quando tem daylight do lado externo.
Pra mim é a melhor técnica de iluminação com o mental ray em algumas situações. Deixa a iluminação com uma cara mais realista. Sempre começo iluminando o ambiente naturalmente usando as sky portals (quando uso o mental ray) e só depois começo a pensar em iluminação artificial como spots, luminárias, etc.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 754, sendo 12 membro(s) e 742 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, Victor Mendonça, Rn1234, madalenapri, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, Fabio Catelleno, Rodrigo, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.