Oi Ph03nix, tudo bem?
Veja só, tem diversos equívocos que eu percebi, um é que normalmente não importa direto o DWG justamente por causa do peso dele na conversão direta para o 3DS Max, vale mais apena você converter no próprio AutoCAD exportando em 3DS, nessa opção vai ter a possibilidade de escolher se os blocos são tratados como um único objeto, grupo ou objetos separados.
O tamanho do arquivo no Max não tem a menor importância, claro que quanto mais detalhado o modelo maior fica, e não tem relação com o tamanho do arquivo no AutoCAD, o arquivo pode ser pequeno e demorar pacas para render devido a iluminação e os materiais, e pode ter trocentos objetos e render rapidinho num Scanline sem GI por exemplo.
Fazer o modelo em Solid ou Thickness só altera o peso no AutoCAD porque nele o Solid guarda propriedades de massa, mas para o Max não faz a menor diferença, muito pelo contrário, é até melhor fazer em Solid ou 3D Face, Thickness pode dar problemas dependendo da versão do CAD e do Max que estiver usando.
Exporta em 3DS e testa para vc ver.
Abraços