Cara? Vou postar aqui a posivel solução. É obvio que algumas partes vc já sabe, mas vou postar desde o inicio,.
plane=tecido
plane 2=chão
aplicando o cloth no plane tecido marque as opções self collision com valor 2 e aumente o subsample para 3.
Ao clicar em object properties selecione o plane tecido marque cloth e no preset pode selecionar cotton mesmo.
clique em add objects... e selecione plane chão, com ele selecionado marque collision object.
o deph e o offset estão com valor padrão 1,0. Dependendo da cena esses valores são pequenos e pode acontecer do tecido atravessar o objeto de colisão. Deve-se aumentar esses valores até achar o adequado, mas se aumentar muito o tecido ficará longe do objeto de colisão deixando um espaço vago bastante perseptivel. Uma boa opção é deixar esses valores um pouco alto mesmo e depois da simulação de colisão transformar o tecido em mesh e com o move posicioná-lo para que fique mais próximo do objeto de colisão.
outra coisa qeu deve ser levada em considferação é o parametro cm/unit. do cloth. Esse parametro significa quantos cm valerá cada unidade. O valor a frente são os centimetros. Se vc quer que cada unidade vale 0,5 cm, então vc irá colocar 0,5 nesse parametro. Isso é muito importante para que vc defina o tamanho do tecido. pois um tecido de 2 metros não tem a mesma reação de um rtecido de 10 metros.