Oi gente, tudo bem?
Em qualquer versão do Max o número de faces vai ser idêntico, a questão é que o 3DS Max 6 entende e esconde a Edge diagonal que divide todo polígono quadrado ao meio, e nos Max anteriores ele não esconde essa Edge de objetos que vem do AutoCAD, só dos objetos modelados nele, agora vendo ou não essa Edge diagonal que normalmente é invisível, ela está ali e o número de faces é o mesmo.
Não existe face quadrada no 3DS Max, toda face é sempre formada por triângulos, pois a face triangular é a menor face possível de ser criada, é a célula do modelo 3D, a menor parte dele.
Faça o que o binho fizer, modelando com Solid ou Face 3D, o número de faces vai ser o mesmo ou muito próximo do mesmo, e entre as coisas que pesam no render, o número de faces só vem em terceiro lugar, faz pesar muito mais alguns tipos de materiais e a iluminação, como sombras tipo Area, materiais refratários, efeitos de render como DOF e MBlur, lembre que Solid é um 3DFace fechado com propriedades de massa, para o Max vai dar na mesma, dá um Explode num Solid no CAD e veja.
Render é demorado mesmo, e quanto mais evolui mais demorado fica porque mais realístico fica, eu espero muito mais hoje com computadores de 3 GB do que quando os computadores tinham 100 Mhz, só que hoje fica fotorealístico e antes ficava com cara de 3D, um render de qualidade pode levar horas renderizando, já fiz imagens que levou dias renderizando, para trabalhar é inviável renderizar numa máquina só, depende de muito poder de processamento e muita memória RAM.
Não se preocupe muito com as faces, se preocupe mais com os materiais, com as luzes e com os efeitos de Render, se diminuir um pouco o número de faces vai ganhar quase nada de tempo, mas se configurar melhor os materiais, luzes e render pode ganhar horas, No AutoCAD praticamente não acontece desperdício de face, só se o cara que modelar quiser, porque vai enxutinho para o Max, o normal é ir mais enxuto do que deveria, com objetos que eram redondos parecendo sextavados, em coisas modeladas no Max que usa Mesh Smooth e tal, ai sim tem que se preocupar com isso porque pode gastar muito mais do que o necessário.
Abraços