Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Cidral   Curitiba pr - AC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
resident11   Piracicaba - SP
magrelaman   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

AdrianoAR3   São Paulo - AC
Pedro Nobre   Rio Claro - São Paulo
Tallud   mato grosso
Leo Maciel   Salvador - BA

Agilizar a renderização

Por: binhob  

Em: 03/09/2004 15:37

Iniciante no fórum. Faço maquetes eletrônicas e percebo que o tempo de renderização das imagens tem ficado maiores conforme vou evoluindo e detalhando melhor os projetos, o que é normal. Tabalho muito no CAD com extrude e boolean, o que tenho percebido não ser muito bom porque acaba criando muitas faces (que não são vistas nas imagens finais) e fazendo com que o render demore muito. Então, duas perguntas: As faces que não estão visiveis em uma determinada câmera tambem são calculadas no render? E, seria melhor eu usar o comando 3d face para diminuir as faces?
Fábio
Eai Binnhob Qual a versão do MAX vc usa??? Pois com a versão 6, ao importar o DWG no MAX, os objetos sólidos ficam como se fossem modelados no proprio MAX (Diminuindo mto o nº de faces em relação à versões anteriores).... espero ter ajudado... flw!
Oi gente, tudo bem? Em qualquer versão do Max o número de faces vai ser idêntico, a questão é que o 3DS Max 6 entende e esconde a Edge diagonal que divide todo polígono quadrado ao meio, e nos Max anteriores ele não esconde essa Edge de objetos que vem do AutoCAD, só dos objetos modelados nele, agora vendo ou não essa Edge diagonal que normalmente é invisível, ela está ali e o número de faces é o mesmo. Não existe face quadrada no 3DS Max, toda face é sempre formada por triângulos, pois a face triangular é a menor face possível de ser criada, é a célula do modelo 3D, a menor parte dele. Faça o que o binho fizer, modelando com Solid ou Face 3D, o número de faces vai ser o mesmo ou muito próximo do mesmo, e entre as coisas que pesam no render, o número de faces só vem em terceiro lugar, faz pesar muito mais alguns tipos de materiais e a iluminação, como sombras tipo Area, materiais refratários, efeitos de render como DOF e MBlur, lembre que Solid é um 3DFace fechado com propriedades de massa, para o Max vai dar na mesma, dá um Explode num Solid no CAD e veja. Render é demorado mesmo, e quanto mais evolui mais demorado fica porque mais realístico fica, eu espero muito mais hoje com computadores de 3 GB do que quando os computadores tinham 100 Mhz, só que hoje fica fotorealístico e antes ficava com cara de 3D, um render de qualidade pode levar horas renderizando, já fiz imagens que levou dias renderizando, para trabalhar é inviável renderizar numa máquina só, depende de muito poder de processamento e muita memória RAM. Não se preocupe muito com as faces, se preocupe mais com os materiais, com as luzes e com os efeitos de Render, se diminuir um pouco o número de faces vai ganhar quase nada de tempo, mas se configurar melhor os materiais, luzes e render pode ganhar horas, No AutoCAD praticamente não acontece desperdício de face, só se o cara que modelar quiser, porque vai enxutinho para o Max, o normal é ir mais enxuto do que deveria, com objetos que eram redondos parecendo sextavados, em coisas modeladas no Max que usa Mesh Smooth e tal, ai sim tem que se preocupar com isso porque pode gastar muito mais do que o necessário. Abraços
Valeu galera. Entendi, acho que o negócio é manter os detalhamentos, investir em memória e muita paciência!!!! Obrigado.
Fábio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 550, sendo 5 membro(s) e 545 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: spiceland, RAPH, cadwillem, deathstars, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.