Oi Mp, tudo bem?
Eu sei que DPI só existe para impressão e não para vídeo, mas se usa dessa forma como comparação de resolução em relação a impressão, pois a resolução usada para vídeo seria igual a uma imagem impressa com 72 DPI se ela fosse impressa no tamanho real, por exemplo uma foto 10x15 impressa com 10x15 com 72 DPI e não 300, não entendo da parte teórica tão bem quanto você, me corrija se eu estiver errado, pelo que sei em vídeo a imagem sempre tem 72 DPI, o DPI que o Max renderiza e os programas de vídeo trabalham, se aumentar a resolução (quantidade de pixels) em vídeo vai aumenta o tamanho da imagem, na impressão pode manter o tamanho e aumentar a qualidade, quando falo de vídeo é televisão e não monitor de PC, monitor pode ter várias resoluções de acordo com a configuração, mas pode notar que se está trabalhando em 1024 x 768 e assiste um vídeo de 640x480 fica menor na tela, se aumentar para o tamanho total ele perde qualidade porque não tem como criar pixels onde não existia, o mesmo vale para imagem impressa, se diminuir e a impressora aceitar a resolução, tudo bem vai ficar mais detalhada a imagem, mas aumentar para imprimir grande uma imagem raster vai perder pontos por polegada, para poder ter pontos suficiente para completar o tamanho que definiu, ou seja, vai perder qualidade, só serve para ser vista de longe, por isso é usado em Out-door, quando falo de pixels estou falando dos pontos da imagem, e não da tela, porque a tela muda como você mesmo disse, estou falando daqueles quadradinhos que vê na imagem quando dá zoom no PhotoShop, pode ver isso em tela de HDTV ou Plasma, um vídeo feito com resolução de TV convencional, 720x480, fica com as laterais pretas ou com a parte de cima e de baixo cortadas, porque a resolução é diferente, e perde qualidade, porque tem mais linhas de resolução, como não tem essas linhas no vídeo original elas são duplicadas, o mesmo que dar zoom na imagem, perde qualidade porque não tem os pixels dos detalhes e não tem como criá-los, se pegar um vídeo de HDTV e passar numa TV convencional vai ficar aquela faixa preta em cima e em baixo, ou vai cortar as lateriais, porque a resolução é maior do que a da TV, quando usa a opção do DVD para tirar a faixa preta corta a lateral, porque com o vídeo no tamanho certo as bordas não cabem na TV, se é isso que falou então eu concordo com você que o vídeo muda de acordo com a tela, na HDTV a imagem tem bem mais pixels do que na TV, mas para imprimir ela no tamanho original vai ter que ter 72 DPI, se aumentar o tamanho na impressão vai ter menos que 72 DPI, se diminuir o tamanho na impressão vai ter mais de 72 DPI, no tamanho original ela tem 72 DPI, não é isso?
Abraços