Erro na criação de Bitmap

Por: YANES  

Em: 10/09/2004 10:25

Ai galera, estou tentado fazer um render em alta resolução, max o max ta dando um erro na criação do bitmap, alguem saber como resolver isso. grato. :oops:
Vamos que vamos....
YANES, passa mais detalhes pra gente sobre seu problema, qual o tamanho que está tentando renderizar?
Oi Yanes, tudo bem? O Max não foi feito para isso, nenhum programa 3D foi feito para isso, foram criados para fazer vídeo onde a resolução normal é de 720 x 480 a 72 DPI, com a evolução dos computadores se tornou possível fazer imagens 3D em alta resolução, mas isso ainda depende de muito poder de processamento e muita memória, mesmo tendo todo o poder de processamento do mundo o Max só vai aceitar renderizar uma imagem com no máximo 32 mil por 32 mil pixeis. Se deu erro de geração de Bitmap com certeza absoluta o computador não tem condições de renderizar a imagem na resolução que definiu, só tem duas opções, colocar mais micros em rede para o renderizar ou usar o Script BigRender que tem para download na Três D1, o tempo de render vai ser absurdo, mas vai conseguir fazer sem dar upgade na máquina. Abraços
Realmente, André, os softwares 3D sofrem pra calcular todos os pontos das imagens quando aumentamos muito estes números. Devemos ainda lembrar que o crescimento do número de pontos é exponencial, pois trata-se de uma área, então 1440x960 tem 4 vezes os pontos de 720x480, e assim por diante. Aproveitando o assunto, gostaria de colocar algumas observações. É que sempre vejo uma mistura quando se fala em resolução, como no exemplo que você citou, 720x480 a 72dpi só existe quando esta imagem estiver sendo feita pra imprimir no tamanho 10x6,666 polegadas, enquanto imagem para vídeo, sua medida é tomada apenas como 720x480 pixel. Porque como existem monitores de vários tamanhos, em cada um deles, uma polegada linear pode mostrar mais ou menos pixels. Por conta disso podemos notar também que nem sempre uma imagem em alta resolução é muito pesada, pois esta mesma imagem 720x480 se for impressa em 1x0,66 polegadas com todos os pontos, será uma imagem de alta resolução, com 720dpi. E o contrário também, porque eu posso fazer uma imagem em baixa resolução, apenas 72dpi pra imprimir um outdoor de 9x3m e precisarei de 25.488x8.496 pixel pra isso, o que é uma imagem bastante pesada. Generalizando-se, quando temos uma mídia impressa, temos a imagem com um tamanho fixo e podemos calcular os dpi. Em monitores a resolução se mede somente em pixels, podendo ser tomada também pela multiplicação 720x480= 345.600pixels de resolução na área total da tela.
Oi Mp, tudo bem? Eu sei que DPI só existe para impressão e não para vídeo, mas se usa dessa forma como comparação de resolução em relação a impressão, pois a resolução usada para vídeo seria igual a uma imagem impressa com 72 DPI se ela fosse impressa no tamanho real, por exemplo uma foto 10x15 impressa com 10x15 com 72 DPI e não 300, não entendo da parte teórica tão bem quanto você, me corrija se eu estiver errado, pelo que sei em vídeo a imagem sempre tem 72 DPI, o DPI que o Max renderiza e os programas de vídeo trabalham, se aumentar a resolução (quantidade de pixels) em vídeo vai aumenta o tamanho da imagem, na impressão pode manter o tamanho e aumentar a qualidade, quando falo de vídeo é televisão e não monitor de PC, monitor pode ter várias resoluções de acordo com a configuração, mas pode notar que se está trabalhando em 1024 x 768 e assiste um vídeo de 640x480 fica menor na tela, se aumentar para o tamanho total ele perde qualidade porque não tem como criar pixels onde não existia, o mesmo vale para imagem impressa, se diminuir e a impressora aceitar a resolução, tudo bem vai ficar mais detalhada a imagem, mas aumentar para imprimir grande uma imagem raster vai perder pontos por polegada, para poder ter pontos suficiente para completar o tamanho que definiu, ou seja, vai perder qualidade, só serve para ser vista de longe, por isso é usado em Out-door, quando falo de pixels estou falando dos pontos da imagem, e não da tela, porque a tela muda como você mesmo disse, estou falando daqueles quadradinhos que vê na imagem quando dá zoom no PhotoShop, pode ver isso em tela de HDTV ou Plasma, um vídeo feito com resolução de TV convencional, 720x480, fica com as laterais pretas ou com a parte de cima e de baixo cortadas, porque a resolução é diferente, e perde qualidade, porque tem mais linhas de resolução, como não tem essas linhas no vídeo original elas são duplicadas, o mesmo que dar zoom na imagem, perde qualidade porque não tem os pixels dos detalhes e não tem como criá-los, se pegar um vídeo de HDTV e passar numa TV convencional vai ficar aquela faixa preta em cima e em baixo, ou vai cortar as lateriais, porque a resolução é maior do que a da TV, quando usa a opção do DVD para tirar a faixa preta corta a lateral, porque com o vídeo no tamanho certo as bordas não cabem na TV, se é isso que falou então eu concordo com você que o vídeo muda de acordo com a tela, na HDTV a imagem tem bem mais pixels do que na TV, mas para imprimir ela no tamanho original vai ter que ter 72 DPI, se aumentar o tamanho na impressão vai ter menos que 72 DPI, se diminuir o tamanho na impressão vai ter mais de 72 DPI, no tamanho original ela tem 72 DPI, não é isso? Abraços
E aí, André, beleza? Concordo contigo, com quase tudo, mas continuo discordando com os 72dpi e vou explicar porque. De repente posso cometer alguns enganos porque estou falando do que eu me lembro agora. Parte1 O tal 72dpi nasceu faz uns 20 anos, quando nos monitores dos Apple esta resolução de 72 pontos por polegada linear na tela mostravam o texto no tamanho semelhante ao impresso no papel, era o padrão pra você trabalhar 1:1 com tela e papel. Com o passar dos anos o número de pontos nos monitores foi aumentando, muitos já devem ter ouvido falar no 96dpi, que também foi outro padrão usado um pouco depois. Mas essa relação era usada porque os monitores tinham resolução fixa, cada ponto da imagem se encaixava em um ponto da tela. Agora voltando aos nossos monitores atuais, nossas telas são formadas por dot pitchs, existem variados tipos como .20, .24, .28. Um dot pitch .20 por exemplo, indica que em 1mm linear na tela teremos a formação de 5 pontos, estes 5 pontos podem abrigar 1 pixel de uma imagem, 2, ou 1/2, dependendo da resolução usada 640x480, 1024x768, etc. E como temos monitores de muitos tamanhos, a proporção varia como em um monitor de 21" a 640x480 que vai ser 40dpi a um monitor 14" a 1600x1200 que vai ser 165dpi. Faça o seguinte, crie no Photoshop uma imagem 640x480 XXdpi, pegue uma régua pra medir a imagem da tela, pra ficar 1:1 você vai ter que usar o seguinte valor pra dpi, escolha pelo tamanho do seu monitor e a resolução que está usando. O tamanho que você medir com a régua na tela vai ser o da impressão no papel. Esta é a primeira observação que eu faço sobre o 72dpi, era um padrão fixo de uma época, hoje pra imagens de tela você pode usar o valor relativo ao seu monitor pra ter o 1:1. Como eu uso um monitor 17" a 1024x768, seu eu deixar o photoshop no padrão de 82dpi o tamanho que eu vejo na tela é o tamanho de impressão, mas na prática isso não vai me adiantar de nada porque geralmente pra material impresso preciso de uma resolução maior. Se eu trabalho com 300dpi na minha tela, com um zoom de 27,5% eu tenho o 1:1. Já pra caso da web, email, enfim, pra tela você pode esquecer o dpi, se você for editar com o Image Ready ou o Fireworks que são softwares pra web, não vai nem ter dpi no resize, só pixels. Parte 2 Então, sobre o que você disse do vídeo em um tamanho pequeno que a gente aumenta pra caber na tela, vai perder a qualidade visual porque cada pixel será mostrado por mais dot pitchs, revelando maiores detalhes dos blocos que formam a imagem. É a mesma coisa no caso da tv, pegando um pedaço da tela e ampliando teremos uma imagem pior visualmente. É claro que existe a medida de dpi na imagem da tela como eu disse antes, mas enquanto ela estiver na tela, você pode criar uma imagem 640x480 com 1, 72, 96, 300, 720dpi, que não vai fazer diferença nenhuma no tamanho que ela ocupa e no visual. Pode-se fazer um teste criando 2 vídeos com a mesma sequência de tga em 1dpi e 720dpi com 320x240 por exemplo.
ah, eu concordo que o dpi só influencia a resolução para impressão, porque na tela vai variar conforme a resolução e o dot pitch como vc falou. aumentar a resolução do monitor seria igual a imprimir um desenho com maior resolução na impressora. pode-se fazer uma analogia entre o monitor e uma folha de papel. por exemplo, digamos que eu compro uma novissima impressora lexmark que imprime a 4800X2400 DPI, e pego aquela foto que baixei da internet com 1024X768 pixels e mando imprimir. apesar de minha impressora ter uma super resolução de impressão, ela vai interpolar os pontos da imagem original pra conseguir imprimir no tamanho da folha, resultando em uma imagem de pouca qualidade mas tamanho grande. agora eu poderia imprimir esta mesma imagem com tamanho menor mas com resolução superior, por exmeplo com o tamanho de um slide e resolução alta (uns 600 dpi po exemplo). na prática, se eu quiser imprimir uma folha a4 com 300dpi tenho que ter uma imagem grande digamos uns 3200X2400pixels. sei lá, essa é minha forma de entender a resolução na prática. se eu estiver errado alguém me corrija. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Mp, tudo bem? Muito legal essa discussão, eu acho muito interessante estes aspéctos teóricos e histórios, muito 10 essa tabela com os DPI, é interessante para impressão. Mas para quem trabalha com vídeo, vídeo publicitário para TV, nunca usamos o monitor do PC para ver o resultado, tudo é visto num monitor de TV, porque tudo é diferente, até as cores, tem que estar no padrão NTSC, o aspécto dos pixels são diferentes, digo das TVs convencionais, pois as TVs novas de Plasma e tal tem o formato mais alongado, tipo tela de cinema, ai fica aquelas faixas que falei se não fizer exclusivamente para a resolução dela, porque na TV comum tanto faz ser de 14 polegadas ou de 20, porque a imagem é a mesma, a resolução da imagem usada é a mesma, porque na TV não tem como mudar a resolução de 640x480 para 800x600 ou para qualquer outra, é sempre a mesma, é sempre fixo, quando pega uma imagem dessa capturada de vídeo e abre no PhotoShop ele mostra 72 DPI, se imprimir ela com esse valor ela sai no tamanho real, de acordo com a régua do próprio PhotoShop, mas isso só para imprimir, porque na tela DPI não influencia em nada como disse, se eu mudar sem usar a opção Resample o PhotoShop apenas troca tamanho por DPI, quando mais DPI tiver menor ela fica, só que isso só para impressão, para TV não muda nada, no monitor de PC muda de acordo com a resolução, claro, mas mesmo que tivesse uma resolução de 720 x 480, na verdade seria 720 x 486, não ficaria igual a TV, porque o aspécto dos pixels são diferentes, na TV é 0.9 e no monitor de PC é 1, é quadrado certinho, na TV é retangular, mesmo que tivesse essa resolução não daria para ver certo, precisaria ainda de um monitor de TV, porque custa uma nota preta um monitor NTSC próprio para trabalhar com vídeo, vale mais a pena comprar uma placa boa que dê saída para monitor de TV, você vê isso nos próprios programas de vídeo, neles também não tem nada de DPI, nem existe esse parâmetro, só Pixel Aspect, Image Aspect e resolução. Agora eu curti muito mesmo a explicação de dot pit, sempre ouvi falar mas não sabia exatamente o que era. Abração

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 568, sendo 20 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Amorim, marcelgarrido91, Pedro Juliato, Paty1995, Antonio Domingos, Roberto Trevelin, Allen Anderson, Nuno, Eber.Silva, Starter, pinart, Leonardo, Reinaldo Silva, Felipe Duarte, Thiago Couto, Elis, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.