Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Lucas Rafael   Parana - PR

Portfólios Ver Mais

Vynycius   Petrópolis
Moudy   Rio de Janeiro
Alison   fortaleza-ceara - CE
VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC

Mapeamento curvo com o Unwrap UVW?

Por: Juliano Kloss  

Em: 02/02/2011 22:32

Pessoal to tentando fazer um mapeamento de uma rua curva com a opção "Spline" do Unwrap UVW Map porem nao estou conseguindo ajustar a tamanho da textura depois q aplico o modicador e nao encontrei parametros para controlar ele dei um migue no help mais nao tendi
Infelizmente, não sei como fazer. Sempre uso o Sweep pra fazer esse tipo de modelagem pq é fácil demais mapear com ele.
Depois do mapeamento com spline (clicando ali no commit) vc vai no edit pra entrar no unwrap, lá é que vc posiciona tua malha no lugar certinho da textura.
Ola Flad3D td bm? entao eu me perdendo na edição nao sei como posicionar corretamente a textura
experimenta mexer no tile e no offset da textura. E tb rotacionar (tipo 90o) em um dos eixos U, v ou W. Acho que é no W.
Olá Juliano, estou fazendo um trabalho que por coincidência precisei usar esse tipo de mapeamento. Fiz um pouco diferente do jeito que o Fla disse, que parece a maneira mais correta. Eu mapeei normalmente e no final converti para poli. Depois é só ir ajustando a malha puxando os vértices e o "tileamento" é feito pelo slot do material como comentou o amigo acima, usando o tile, o offset e girando (no caso do meio-fio). O ideal mesmo é que a superfície que será mapeada possua uma boa quantidade de segmentos. Desta forma fica certo de primeira. Um problma que eu observei somente agora é que as linhas da pista estão ficando borradas, mas só na hora do render. Vcs tiveram esse problema tbm? abrs!
"eduardoqf" disse: Olá Juliano, estou fazendo um trabalho que por coincidência precisei usar esse tipo de mapeamento. Fiz um pouco diferente do jeito que o Fla disse, que parece a maneira mais correta. Eu mapeei normalmente e no final converti para poli. Depois é só ir ajustando a malha puxando os vértices e o "tileamento" é feito pelo slot do material como comentou o amigo acima, usando o tile, o offset e girando (no caso do meio-fio). O ideal mesmo é que a superfície que será mapeada possua uma boa quantidade de segmentos. Desta forma fica certo de primeira. Um problma que eu observei somente agora é que as linhas da pista estão ficando borradas, mas só na hora do render. Vcs tiveram esse problema tbm? abrs!
experimenta mudar o filtering da textura de pyramidal para summed area ou none.
Então Juliano, agora é só vc mover, rotacionar e escalonar na janela do edit pra textura ficar correta como vc quer, fiz um teste aqui rapido pra vc ver. Se vc ta no unwrap não precisa mexer no tile, é só posicionar como vc quer ali na janela como eu fiz. Usa a ferramenta freeform que tem o move/rotate/scale tudo junto depende de onde vc pega no objeto, faz um teste pra vc ver.
Ok consegui e agredeço a ajuda de todos, testei todas as segestões e aprendi mais uma Vlw pessoal Abraços
Valeu a dica stakamatsu! Bastou eu diminuir o valor do blur que resolveu. Fla, muito massa esse tuto cara. Do jeito que eu estava fazendo estava uma gambiarra mesmo e ajustar o tile pelo material é bem enjoado. NO próximo eu vou fazer uns testes bons para usar o edit do unwrap. A imagem acima é daquele trabalho que eu quase perco porque corrompeu o arquivo e o pessoal aqui me ajudou. AInda tem outras para fazer mas agora está mais fácil. abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 691, sendo 2 membro(s) e 689 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Leonardo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.