Oi gente, tudo bem?
Manoel, veja só, vou falar uma coisa que sempre falo aqui no fórum, o maior problema para usar um render profissional é não ter base nos recursos de render padrão do 3DS Max, quem tem essa base não apanha muito para usar um render profissional, seja qual for, quem não tem essa base apanha muito e vai apanhar por muito tempo, porque vai ter que aprender junto as duas coisas, só vai ficar bom quando tiver pego as manhas dos recursos do Max e do render que está usando, então é muito mais fácil aprender primeiro só os do Max e depois só os do render que escolher, agora tem que ter em mente que leva anos, não é do dia para noite, e indo pelo caminho errado então imagine quanto tempo leva, principalmente porque quando passa a usar um render como este o tempo de renderização aumenta muito, se a pessoa não sabe muito bem o que está fazendo perde dias para setar uma cena esperando render de teste, por isso é importante já estar bom no Max para pegar um render como esse, esperar trocentos renders de teste desanima qualquer um, com prática e com as manhas do negócio você faz renders de teste em segundos, minutos no máximo, configura a cena com certa facilidade, e só vai ficar esperando bastante mesmo para render a cena final, mas quando sair vai estar 10.
Pablo, leia a resposta que dei para o Manoel que serve para você, o Mental Ray é um render complexo, depende de ter bastante prática e conhecimento de iluminação e criação de mateiais padrões no 3DS Max para poder usá-lo, só a partir do Max 6 está totalmente integrado ao programa e praticamente não tem literatura sobre isso ainda, muito menos tutoriais gratuitos pela net, vai levar uns 6 meses ainda até começar a aparecer, mas certamente vai aparecer porque o Max é o progama 3D mais usado do mundo, o MR já está no Maya e o XSI a mais tempo e tem muito poucos tutoriais sobre isso com eles, a grande maioria dos poucos tutoriais que encontrar pela net vão ser do MR no Maya ou no XSI.
Como sempre falo aqui, só consegue estar sempre usando as ferramentas de ponta quem é autodidata na área, porque assim que sai as coisas não tem livros, não tem tutoriais, não tem nada, depende da prática e do conhecimento da pessoa, no máximo tem o help do programa, mas em alguns casos nem isso tem.
O Mental Ray é um renderizador super rápido e oferece diversas ferramentas para estudar as melhores configurações para a cena, é possível fazer renders de preview rápidos e ter perfeita noção de como estão os Photons, o tutorial de MR que tem na Três D1 foi feito na versão do Max 3, e mudou bastante para a versão atual, não haviam os Shaders nessa versão, e quem sabe usar o MR no Max 6 é quem já usava desde o Max 3, porque leva tempo para aprender.
Sobre modelagem para arquitetura, é inviável modelar todos os móveis em todos os projetos, só modela um móvel em casos específicos, normalmente usa objetos de bibliotecas como as da Três D1.
Temos que ter em mente que o Max leva de 4 a 7 anos para dominar com desenvoltura.
Abraços