Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :)
Shixa: oi Shixa!! tudo bem?? sobre a sua pergunta para deixar o brilho fosco vc precisa diminuir o Specular Level , se aumentar esse parâmetro o metal fica mais polido, diminuindo o Specular Level ele fica mais fosco. Deve lembrar que o material não vai refletir nada se não aplicar um mapa Ray Trace no canal Reflection.
Um dos shaders que tem essa propriedade de brilho fosco é o Shader Metal da Lume tools do Mental Ray .
O parâmetro "Glosiness samples" se diminuido o valor não vai influenciar no brilho se tornar mais fosco. O que vai deixar o material mais fosco é DIMINUIR os parâmetros de Specular Level do material.
Nos materiais mais avançados vc pode configurar os shaders para não refletir de verdade, emitindo apenas o brilho specular do material. Essa opção se chama “Highlights+FG only”. Ou seja, somente áreas de alto brilho com Final Gather somente será calculado (computado). Dessa forma, o material é mais rapidamente renderizado e, no seu caso, não afeta tanto a aparência por serem materiais foscos, ok??
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso!!
___________________________
[i:8e6775885a]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8e6775885a]