Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cjoe   Portugal - Internacional
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
silvaserik   São Paulo - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Guil Designer   Brasil - SP
jamir   Ananindeua - PA
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Maquete Pesada

Por: rodrigospada  

Em: 28/03/2011 11:02

Seguinte pessoal... me mandaram uma maquete feita em SKP pra dar o acabamento no MAX... porem o arquivo SKP está com 150mb... quando eu exporto pro max ele fica com 500mb muito pesado e sem condições de mexer nele. alguem sabe alguma maneira ficar mais leve, dar pra texturizar tranquilo e fazer este trabalho?? tenho uma maquina razuavelmente boa... 4gb mem, placa de video de 1gb, win 7 64, processador quad
Livrai-me De Todo O Mal Amem.
Meu arquivo atual do trabalho que estou fazendo tem 1.62GB... o seu até está leve. O que vc pode fazer pra facilitar é dividir os grupos de objetos em layers e deixar em hide o que não for usar na hora, aí vc consegue mexer na boa. Pode converter algumas coisas pra proxy tb. Já vai deixar o arquivo bem mais leve.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
aaa entendi... boa andré vlw mais uma vez vou fazer isso ;)
só pra perguntar a config do pc qual é??
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) rodrigospada: oi Rodrigo!! tudo bem?? sobre a sua pergunta realmente os arquivos do Sketchup ficam pesados, pessoalmente eu não uso o Sketchup, acho que nunca parei pra usar ele mesmo já que modelo tudo ou no 3ds Max, Autocad, Maya e estou tentando aprender o Revit Architecture. Mas pelo que eu pesquisei do Sketchup na net e achei umas coisas interessantes que acho que poderá lhe ajudar, ok?? Vou postar aqui. 1- Adote estilos simples- Sempre que possível, desative sombras, texturas e efeitos de exibição especiais ao modelar. Você pode reativar esses recursos posteriormente para fazer apresentações. Dica: O SketchUp tem um conjunto de estilos padrão que o ajudarão a gerenciar essas configurações de exibição com rapidez e facilidade. 2- Os Componentes são seus amigos. Ao utilizar a mesma entidade várias vezes (uma janela ou uma árvore, por exemplo), transforme-a em um componente e depois utilize cópias desse componente. Várias instâncias de um componente são mais leves que várias cópias de uma entidade ou grupo. 3- Utilize camadas para controlar a visibilidade. Quanto mais geometrias estiverem visíveis em um modelo, mais lento será o funcionamento do SketchUp. Você pode ocultar uma geometria com a qual não esteja trabalhando no momento colocando-a em sua própria camada e ocultando essa camada. Tente fazer isto com imagens, itens de paisagismo (como árvores e arbustos, móveis, carros, etc.). 4- Imagens JPEG são uma opção adequada. Se você importar imagens no modelo, utilize imagens JPEG em vez de TIFF. As imagens TIFF costumam ter arquivos grandes e utilizam mais recursos do computador para serem exibidas. Para garantir que o processador esteja renderizando o mais rápido possível, use estas configurações: 1. Clique em Janela > Estilos para abrir a caixa de diálogo Estilos. 2. Clique nas configurações Editar > Aresta. 3. Desative "Arestas desenhadas à mão", "Perfis", "Profundidade", "Extensão", "Extremidades" e "Tremulação". 4. A cor da aresta deveria ser "Todas iguais" ou "Por material". 5. Clique nas configurações de Face da caixa de dialogo Estilos. 6. A configuração da qualidade da transparência deveria ser "Mais rápido". 7. Clique em Janela > Sombras para abrir a caixa de diálogo Sombras. 8. Desmarque a opção "Exibir sombras". Se você tiver ajustado as configurações listadas acima, poderá usar a seguinte configuração para auxiliar a placa gráfica a funcionar mais rapidamente: 1. Clique em Janela > Informações do modelo > Renderização. 2. A opção "Usar texturas com suavização de serrilhado" deveria estar ativada. 3. Clique em Janela > Preferências > OpenGL. 4. A opção "Usar tamanho de textura máximo" deveria estar desativada. 5. Nesse mesmo painel, certifique-se também de ativar a opção "Usar aceleração de hardware". Dica-2: Você também pode criar dois estilos separados: um para modelagem (que é rápido) e outro para apresentação (que pode ser mais lento). Os Computadores mais novos, com processadores mais rápidos, podem melhorar a velocidade do SketchUp. Ter memória RAM suficiente também ajuda. Certifique-se de verificar os requisitos de hardware e software mínimos e sugeridos para o SketchUp. Ao utilizar o SketchUp, feche todos os outros aplicativos que não precisam estar em execução. # Certifique-se de ter o driver mais recente para a sua placa de vídeo. # Se a placa de vídeo for razoavelmente nova, certifique-se de usar a aceleração de hardware: 1. Clique em Janela > Preferências. 2. No painel esquerdo, clique em OpenGL. 3. No painel direito, selecione Usar aceleração de hardware. Observação: A utilização de vários processadores e do processamento de 64 bits não fará com que os modelos sejam renderizados mais rapidamente. No entanto, o SketchUp pode funcionar em modo de emulação tanto nas versões de 64 bits do Windows como do Mac OS X. Mantenha sempre o SketchUp atualizado. Você pode verificar se há uma nova versão do SketchUp disponível em Ajuda > Verificar se há atualização... (PC) ou SketchUp > Verificar se há atualização na web (Mac). * Livre-se de dados não usados. Cada vez que você utiliza uma textura ou componente, estes dados são armazenados no arquivo do SketchUp. Com base nessas informações, você pode "limpar" o arquivo do SketchUp, o que também ajuda a reduzir o tamanho do arquivo: 1. Clique em Janela > Informações do modelo. A caixa de diálogo Informações do modelo se abre. 2. Clique em Estatísticas > Eliminar os não usados. * Adote estilos simples. Este ponto é tão importante que decidimos repeti-lo mais uma vez. Utilize os estilos padrão do SketchUp para ajudá-lo a renderizar da forma mais rápida possível. Dica-3: Consulte o site SketchUp Sage para obter sugestões da talentosa comunidade de usuários sobre como melhorar o desempenho do SketchUp. Um grande abraço e espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e sucesso!! __________________________ [i:72c82f4665]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:72c82f4665]
outra opçao é usar o vray pro sketup!!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Rodrigospada: oi Rodrigo!! tudo bem?? sobre a sua pergunta de requisitos de hardware para o software Sketchup: o Microsoft® Internet Explorer 7.0 ou posterior. o O Google SketchUp Pro exige .NET Framework versão 2.0. Para obter mais informações sobre o .NET Framework, clique aqui. O SketchUp funcionará nas versões de 64 bits do Windows, mas como um aplicativo de 32 bits. * Hardware recomendado o Processador de 2 GHz ou mais. o RAM de 2 GB ou mais. o 500 MB de espaço disponível em disco rígido. o Placa de vídeo classe 3D com 512 MB de memória ou mais. Certifique-se de que o driver da placa de vídeo é compatível com o OpenGL versão 1.5 ou posterior e que está atualizado. O desempenho do SketchUp depende em grande parte do driver da placa gráfica e de sua compatibilidade com o OpenGL 1.5 ou posterior. Algumas pessoas já tiveram problemas ao utilizar placas com base em Intel com o SketchUp. Não recomendamos atualmente o uso dessas placas gráficas com o SketchUp. o Mouse de 3 botões com roda de rolagem. o Alguns recursos do SketchUp exigem uma conexão ativa à internet. * Hardware mínimo o Processador de 1 GHz. o 1 GB de RAM. o 16 GB de espaço total no disco rígido. o 300 MB de espaço livre em disco rígido. o Placa de vídeo classe 3D com 256 MB de memória ou mais. Certifique-se de que o driver da placa de vídeo é compatível com o OpenGL versão 1.5 ou posterior e que está atualizado. Abraços e boa sorte. __________________________ [i:51f8ba783f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:51f8ba783f]
rodrigospada eu uso skp pra fazer tudo tem gente que fala que ele é fraco e td mais ... so q como vi em outros topicos uma coisa é verdade não é o programa é quem ta mexendo nele... mais enfim man eu ja tive esse problema principalmente em arquivos com vegetação que são milhares de folhas e td mais .... eu uso o max 11 e importo direto pro max e so aplico AO aos materiais e edito o que for necessario ... as sugestões acima são bem uteis ... o q eu sempre faço é separar por layer ou então gerar arquivos individuais dos componentes mais pesados e ver o tem dentro dele ... o skp funciona o crtl+c crtl+v.... muitas vezes a pessoa que crio objeto por exemplo um carro testou milhares de texturas ou colocou formas e deletou apenas da cena mais no home do componentes eles apareçem ... separando por arquivos vc consegue filtrar o que tem na cena alem de quando for editar elas no max vc consegue criar proxys q ja diminui pela metade o peso ... mais vale a pena olhar as dicas.... posta ae depois pra gente ver como ficou abraçooosss
Tudo muda de acordo com a vista.... nem sempre a perspectiva ajuda ....
O pc que usei pra mexer nesse job é pior que o seu hehehehe Eu nunca nem abri o Sketchup, então não posso te dar dicas do programa, mas tem um rapaz aqui na 3D1 que faz trabalhos muito bons usando o Vray pra sketchup. Mas não sei se as configs são as mesmas, como mexe e etc. Já que vc trabalha mais com o MAX e importou a cena pra ele, uma coisa que uso para objetos pesados e não quero transformar em proxy é o Display as Box, só clicar com o botão direito no objeto, ir em propriedades e mandar exibir como box... fica bem mais leve na viewport.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
Aí Rodrigo, se tiver vegetção no arquivo do sketch eu sugiro deletar tudo. Não sei como vc está fazendo, mas sugiro importar o arquiivo skp direto no max 2011.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 611, sendo 10 membro(s) e 601 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Leonardo, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.