Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :)
napsterfhael: oi napsterfhael!! tudo bem?? sobre o seu render gigantesco é como os nossos amigos e colaboradores já falaram.
Em um render muito gigantesco aonde vc precisa colocar em um outdoor, vc não precisa colocar uma imagem tão grande, pois a pessoa vai olhar pra sua imagem de longe em um outdoor, ok?? é como o nosso amigo e colaborador "Rogério Simões" falou.
Agora, se a sua imagem fosse ser mostrada em uma foto para capa de revista, ai sim, vc teria que aumentar a resolução para algo em torno de 3200x 2800 pixels de resolução ou um pouco mais, porque em imagens de revista o leitor vai olhar bem de perto mesmo, entendeu??
Ninguém vai olhar pra um outdoor muito próximo como se vai olhar para uma imagem em uma revista. É claro que a pessoa por curiosidade pode se aproximar do outdoor para ver melhor a imagem, porém é mais difícil que aconteça, mas pode acontecer sim.
Os softwares de CG não foram feitos para renderizar imagens gigantescas, eles foram feitos para animação gráfica e trabalhos de vídeo, como vinhetas e "teasers".
Só que de uns anos para trás a Autodesk viu e notou que existia muitos artistas gráficos espalhados pelo mundo que estavam "tentando" renderizar imagens gigantescas para colocar em outodoors, ai a primeira coisa que ela fez foi colocar um recurso no 3ds Max que vc especifica o formato do papel baseado nas normas da ABNT, do A0 até o A4, e automaticamente a resolução da imagem já fica de acordo com o formato de papel escolhido pela pessoa.
Só que o complicado nesse caso em questão, é que somente para o formato A4, vc precisaria de uma resolução em torno 3200x 3000 pixels de resolução, o que já é uma resolução bem grande para se renderizar.
Imagine o papel A3 que é definido pela norma ISO 216, é baseado no padrão alemão DIN 476, que são dois papéis A4 juntos, ou seja, vc teria no papel A3 uma dimensão em milímetros de 420mm de altura e 297mm de largura (SÉRIE A), enquanto que no A4 vc tem 210 mm de largura e 297 mm de altura, isso implicaria em uma resolução igual a que eu falei anteriormente, de 3200 x 3000 pixels.
Já para renderizar no papel A3 vc teria que ter uma resolução maior que a do papel A4, que foi de 3200 x 3000 pixels de resolução.
Agora vc imagina renderizar isso ai em uma única máquina para um outdoor, que tem ai mais ou menos uns 4,00 m de altura por 5,00 m de comprimento ou mais ou menos.
Ficaria inviável para vc renderizar em uma resolução tão grande assim. Vc não precisa colocar em uma resolução tão gigantesca assim, não confunda tamanho de imagem com resolução de imagem, são duas coisas bem diferentes apesar de aparentemente parecerem iguais.
Uma das soluções para vc o pessoal aqui da 3d1 já te deu bastante dicas bem interessantes, como renderizar pelo Render Passes do Mental Ray , renderizar pelo QuickSilver que a meu ver é inviável para vc, ou renderizar por uma render farm que o custo sairia caríssimo pra vc.
Adorei as dicas do nosso amigo e colaborador 'thunndro" que te falou a cerca do plug-in para Photoshop, chamado Genuine Fractals que pode aumentar o "tamanho" da imagem mantendo a "resolução" da mesma.
Uma outra opção para vc, só a título de curiosidade, seria renderizar usando o plug-in "Big Render" do 3ds Max, esse plug-in "fatia" em malhas para vc a imagem da resolução que vc queira.
Se vc quer renderizar por exemplo uma imagem final de saída em formato .TIFF , que é o melhor formato profissional para impressão, vc escolhe o formato da imagem em .TIFF, coloca altos valores em height (altura) e width (largura), algo em torno de 4000x 3500 pixels de resolução já está bom demais para um outdoor.
Depois com o plug-in "Big Render" vc seleciona quantos quadrados vc quer dividir a malha da imagem. Vc pode colocar por exemplo 20 quadrados em width e 20 em height e criar uma malha de 20x 20 no Big Render mantendo a sua resolução de 4000x 3500 pixels e com o formato .TIFF ou .TGA se vc preferir.
Agora é só renderizar que o Big Render irá renderizar por pedaços a sua imagem final. O Big Render irá renderizar cada quadrado separadamente. No final irá virar para vc um verdadeiro quebra-cabeças de pequenos pedaçinhos de imagem.
Mas não se preocupe, que o Photoshop junta todos esses pequenos pedaçinhos de imagem para vc AUTOMATICAMENTE. Para isso basta que no Photoshop vc vá no menu File >> Automate Picture Package, e escolha todas as imagens que vc renderizou pelo Big Render, ok??
O próprio Photoshop monta todas essas imagens para vc sozinho, sem precisar adivinhar aonde estão a posição de cada uma, que seria muito chato e de certa forma inviável.
O próprio "big render" faz o que o Render passes do Mental Ray faz. Vc poderia escolher a opção do Render passes do Mental Ray, vc teria mais controle sobre todos os pedaçinhos da imagem, ok??
O plug-in "Big render" é mais recomendado de usar para renderizações com formatos de imagem superiores a 6000x 6000 pixes de resolução.
A seguir lhe envio o link do plug-in para vc instalá-lo do 3ds Max, ok??
http://bigrender.jimdo.com/ ( PLUG-IN BIG RENDER- 3DS MAX)
http://bigrender.jimdo.com/download_5355802.php
Espero ter ajudado de alguma forma!!
Boa sorte e sucesso!!
ps: "thunndro", adorei o plugin "Genuine Fractal" do Photoshop para aumentar em 300% o tamanho da imagem. Fiquei impressionado. Ótima dica, bem genial mesmo. ;)
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