Oi Robili, tudo bem?
Veja só, as luzes reais (Photometrics, Skyportal e Daylight) trabalham com intensidades reais e precisam ser filtradas pela câmera como acontece na realidade.
As câmeras reais filtram a luz por meio da exposição, assim, o autor da foto consegue capturar apenas a luz necessária para produzir a imagem, sem deixar tudo escuro com pouca exposição ou tudo estourado devido a muita exposição.
O Mental Ray no 3ds max trabalha exatamente da mesma forma, portanto, com luzes reais e intensidades reais o controle de exposição funcionará perfeitamente, mas o mesmo não acontecerá com uma imagem aplicada de fundo, pois essa imagem não tem a intensidade real do ambiente.
É por isso que ela fica escura, as vezes totalmente preta, já que a câmera está configurada para capturar luzes intensas e a imagem não tem intensidade nenhuma.
Portanto, obrigatoriamente a imagem de fundo deve ser HDR, pois este tipo de imagem permite guardar a intensidade luminosa real da cena fotografada e reproduzir essa intensidade no 3ds max.
Sendo assim, certifique-se que a imagem de fundo é HDR, também deve ter certeza que importou a imagem marcando as opções Default Exposure e Real Pixels, pois assim a imagem será importada com intensidade real.
Por fim, você precisa ajustar a intensidade da imagem com a da cena para aparecer corretamente, isso pode ser feito de várias formas, a mais comum é aumentar o valor do Output e/ou RGB Level no menu Output do mapa Bitmap até a imagem aparecer corretamente.
Ainda vale lembrar que, se está num ambiente com abertura pequena para o exterior, como um banheiro, não será possível ver o fundo, já que a luz estará muito intensa na janela deixando tudo branco, da mesma forma que aconteceria na realidade.
A única forma de ver o ambiente externo a partir de uma foto interna, é em lugares com grandes aberturas, pois assim a exposição será capaz de capturar a luz interna e exerna sem grande diferença entre as duas.
Neste tutorial eu ensino como aplicar imagens HDR de fundo na cena: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/background
Abraços e tudo de bom.
André Vieira