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iluminação interna + background

Por: robili  

Em: 16/05/2011 15:38

olá estou treinando modelagem, texturização e iluminação de cenas internas, estou seguindo um tutorial que peguei aqui, ensina a configurar a cena de um banheiro, usando o daylight, skyportal e free light. mas estou com uma dúvida, como coloco um background na cena? pq se eu vou la no environemt e coloco um bg, ele não aparece no render, e ainda por cima o vidro da janela fica preto. se coloco na skyportal, pra iluminar de acordo com o bg, tbm não ta ficando bom...não entra luz suficiente dentro da cena em questão. como configura isso?
eu sempre uso em pós produção, salvo a imagem com o canal alpha ativado e depois vou no photoshop e colo a imagem no fundo!
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Oi Robili, tudo bem?

Veja só, as luzes reais (Photometrics, Skyportal e Daylight) trabalham com intensidades reais e precisam ser filtradas pela câmera como acontece na realidade.
As câmeras reais filtram a luz por meio da exposição, assim, o autor da foto consegue capturar apenas a luz necessária para produzir a imagem, sem deixar tudo escuro com pouca exposição ou tudo estourado devido a muita exposição.

O Mental Ray no 3ds max trabalha exatamente da mesma forma, portanto, com luzes reais e intensidades reais o controle de exposição funcionará perfeitamente, mas o mesmo não acontecerá com uma imagem aplicada de fundo, pois essa imagem não tem a intensidade real do ambiente.

É por isso que ela fica escura, as vezes totalmente preta, já que a câmera está configurada para capturar luzes intensas e a imagem não tem intensidade nenhuma.
Portanto, obrigatoriamente a imagem de fundo deve ser HDR, pois este tipo de imagem permite guardar a intensidade luminosa real da cena fotografada e reproduzir essa intensidade no 3ds max.

Sendo assim, certifique-se que a imagem de fundo é HDR, também deve ter certeza que importou a imagem marcando as opções Default Exposure e Real Pixels, pois assim a imagem será importada com intensidade real.
Por fim, você precisa ajustar a intensidade da imagem com a da cena para aparecer corretamente, isso pode ser feito de várias formas, a mais comum é aumentar o valor do Output e/ou RGB Level no menu Output do mapa Bitmap até a imagem aparecer corretamente.

Ainda vale lembrar que, se está num ambiente com abertura pequena para o exterior, como um banheiro, não será possível ver o fundo, já que a luz estará muito intensa na janela deixando tudo branco, da mesma forma que aconteceria na realidade.
A única forma de ver o ambiente externo a partir de uma foto interna, é em lugares com grandes aberturas, pois assim a exposição será capaz de capturar a luz interna e exerna sem grande diferença entre as duas.

Neste tutorial eu ensino como aplicar imagens HDR de fundo na cena: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/background

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

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